Quando falamos de marketing, muitas empresas ainda são leigas a respeito de métricas e de visibilidade, sem saber exatamente qual é o retorno trazido pelas ações.
Com o marketing digital, apesar de existirem métricas de vaidade (não relacionadas à geração de oportunidades), há também muitos indicadores que podem apontar se suas estratégias estão contribuindo com o resultado da sua empresa.
Métricas importantes no Marketing Digital
Visitantes
O número de visitantes é a quantidade de pessoas que chegaram até o seu site, e é uma métrica importante de ser acompanhada, pois reflete diretamente a sua audiência e aumentar esse número também é importante, pois significa que está atraindo novo público de acordo com seus possíveis esforços.
Leads e taxa de conversão
Leads são visitantes que se interessaram por seu conteúdo ou por sua proposta de valor o suficiente para oferecerem o seu contato em troca de algo, um material para download, o contato de um consultor, um pedido de teste, etc.
Essa é uma das principais métricas, pois indica justamente com quantas pessoas você pode de fato iniciar um relacionamento. Por isso, devemos considerar também a porcentagem de visitantes que de fato se convertem em clientes, para que seja identificado se eles estão sendo corretamente atraídos pela sua estratégia.
Vendas
São as vendas que mantém a empresa viva. A taxa de conversão de oportunidades para vendas é a porcentagem de oportunidades que são efetivamente transformadas em clientes.
Caso essa taxa esteja muito baixa, é hora de avaliar o que está errado: A abordagem, o produto ou serviço.
O fato de muita gente não dominar o uso das métricas, mostra falta de conhecimento sobre o real papel desses indicadores dentro de uma estratégia de marketing digital, pois elas não servem apenas para dar uma satisfação, servem para transformar dados em ações estratégicas para descobrir onde você está errando, e transformar esses erros em melhorias.