Shopping cart

CRM gratuito: Dicas para escolher a opção mais adequada para a sua empresa.

Entenda a relevância de adotar um CRM desde o início da operação, descubra as funcionalidades desse tipo de software e obtenha uma alternativa gratuita para começar a utilizar imediatamente.

Para quem está iniciando um empreendimento, é preciso tomar decisões sobre onde investir o capital disponível. Às vezes, os recursos são limitados para adquirir softwares pagos que auxiliam na automação das operações.

Felizmente, em relação a algumas dessas ferramentas, existem opções gratuitas que atendem às necessidades dos negócios em seus projetos iniciais. Um exemplo disso é o CRM. Essa plataforma, fundamental para a gestão comercial, está disponível em versões gratuitas que não deixam a desejar em termos de qualidade.

Neste artigo, você entenderá a importância de contar com uma ferramenta de CRM desde o início das operações, compreenderá quais são as possibilidades desse tipo de software e conhecerá uma opção de CRM gratuita para iniciar o uso em sua empresa imediatamente. Não deixe de conferir!

O que é um CRM?

CRM é uma abreviação de customerrelationship management, também conhecida em português como gestão de relacionamento com o cliente. É uma sigla utilizada para se referir aos sistemas que organizam e registram todos os pontos de contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.

Através dele, quando um profissional de vendas entra em contato com um cliente possível, é capaz de armazenar na ferramenta uma ampla gama de informações. Essas informações vão desde o nome do cliente potencial até seu endereço, número de telefone, visitas ao site e detalhes de cada interação.

Dessa forma, os dados de clientes, leads e oportunidades ficam centralizados em um único lugar.

Um bom CRM vai muito além de uma simples lista de contatos. Ele possibilita que sua empresa construa relacionamentos sólidos com os clientes e proporcione a melhor experiência ao longo de todo o processo de vendas.

Além de organizar as atividades diárias da equipe de vendas, o CRM também desempenha um papel importante na melhoria das abordagens. Portanto, na próxima vez que for necessário entrar em contato, o vendedor terá acesso ao histórico das informações trocadas durante as conversas anteriores.

E a melhor parte é que esse tipo de ferramenta está se tornando cada vez mais acessível. Antes considerado difícil e dispensável de implementação, hoje o CRM está disponível para empresas de todos os tamanhos, com opções econômicas e de fácil utilização. Uma dessas opções é o RD Station CRM.

Por que usar um CRM? Descubra as funcionalidades e benefícios da ferramenta.

Antes de abordarmos especificamente o CRM gratuito, é importante destacar algumas funcionalidades e vantagens dessa ferramenta:

Organização dos dados

Quanto mais informações a empresa tiver sobre potenciais clientes e clientes atuais, melhor. É com base nesses dados que se torna possível realizar abordagens personalizadas, proporcionando uma experiência de alta qualidade.

O CRM simplifica essa organização, pois permite o armazenamento de informações relevantes sobre leads e clientes em um único local.

Controle do processo de vendas

O CRM possibilita o controle do processo de vendas da empresa. Isso permite acompanhar o progresso de cada etapa das negociações e tomar decisões informadas sobre onde concentrar esforços.

  • Aumento das vendas:

Segundo a Innopple Technologies, as empresas que adotaram um CRM experimentaram um aumento de 65% nas vendas. Isso ocorre porque a ferramenta simplifica o processo comercial, permitindo a integração de e-mails, agendas e outros softwares, além das informações dos leads, em uma única plataforma.

O resultado são vendas mais frequentes, inteligentes e ágeis.

  • Fidelização de clientes:

Fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos. Através do CRM, é possível analisar o perfil do consumidor e oferecer outros produtos que estejam alinhados com seus interesses, realizando upsell e cross-sell.

  • Compreensão das razões de perda:

Você sabe por que alguns negócios não foram concluídos por seus vendedores? Compreender as razões de perda de vendas permite fazer as correções necessárias para evitar que os negócios continuem sendo perdidos pelos mesmos motivos.

Algumas plataformas de CRM permitem o registro dessas razões e a criação de ações segmentadas com base nelas.

Quando usar um CRM gratuito?

O uso de um CRM gratuito é uma ótima opção para empresas que estão dando os primeiros passos na gestão comercial. Isso porque ele permite estabelecer um processo estruturado desde o início, sem acarretar custos que esses negócios ainda não podem resistir.

Também pode ser uma escolha acertada para não negligenciar o controle de vendas, mesmo em momentos de crise, quando é necessário apertar o cinto financeiro.

Para empresas na fase inicial, pode parecer tentador recorrer a ferramentas improvisadas, como planilhas, para gerenciar os clientes. No entanto, mesmo para negócios com poucas negociações em andamento, esses recursos têm suas limitações.

Isso se deve ao fato de que as planilhas podem ser complicadas de atualizar, interpretar e compartilhar com a equipe, prejudicando a comunicação. Como resultado, os dados de vendas ficam dispersos em várias fontes, o que dificulta o trabalho colaborativo.

Portanto, pode-se afirmar que, desde o primeiro dia, todas as empresas podem se beneficiar do uso de uma ferramenta de CRM, mesmo aquelas que têm poucos clientes ou ainda não formaram uma equipe de vendas.

Além disso, quanto mais cedo essa adoção ocorrer, melhor. Isso permite que uma empresa tenha um processo definido e estruturado desde o início, o que facilita o crescimento da equipe e das vendas.

Por que é vantajoso usar um CRM gratuito?

Quando se descobre que existem opções gratuitas de CRM no mercado, é natural que você pergunte se realmente vale a pena.

Na verdade, em algumas áreas, é mais sensato optar por ferramentas pagas. No entanto, no caso do CRM, existem boas opções gratuitas que atendem às necessidades das empresas, especialmente as que estão nos projetos iniciais.

Além disso, a maioria dos CRM gratuitos oferece uma versão paga mais avançada, que pode ser adquirida posteriormente. Isso significa que você pode começar com a versão gratuita e, se necessário, fazer um upgrade para a versão completa no futuro.

No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, escolher o CRM ideal pode ser desafiador. Ao tomar essa decisão, é importante considerar os seguintes aspectos:

  • Os processos internos e as características de sua empresa, como tamanho, número de funcionários e áreas que precisam de aprimoramento no relacionamento com o cliente.
  • A capacidade de integração do CRM com outras ferramentas, como e-mail, telefone, ferramenta de automação de marketing e aplicativos de mensagens (como o WhatsApp).
  • A possibilidade de adquirir uma ferramenta mais completa, se necessário.
  • A acessibilidade, incluindo a capacidade de acesso ao CRM em diferentes dispositivos, como computadores e smartphones, e a opção de operar na nuvem, sem necessidade de instalação. • O suporte, o atendimento ao cliente e a disponibilidade de recursos de apoio para facilitar a adoção.

Após avaliar esses fatores, você estará mais apto a determinar se um CRM gratuito é uma escolha certa para sua empresa e selecionar a opção que melhor se adequa às suas necessidades.

Conheça o RD Station CRM

Se sua empresa está em busca de uma opção de CRM gratuita, de alta qualidade, que não limita o número de contatos ou usuários, o RD Station CRM pode ser uma excelente escolha.

A ferramenta de relacionamento com o cliente da RD já conta com mais de 20 mil clientes em seus planos gratuitos e pagos e foi reconhecida como a plataforma líder no mercado de vendas no Brasil no B2B Awards.

O plano gratuito do RD Station CRM oferece:

  • Funil de vendas.
    • Lembretes de tarefas e acompanhamentos.
    • Integrações com mais de 30 ferramentas, como o RD Station Marketing.
    • WhatStation.
    • Histórico de interações.
    • Envio de e-mails.
    • Telefone virtual.
    • Suporte por e-mail e Central de Ajuda.
    • Conteúdos exclusivos no Portal de Vendas.
    • Aplicativo móvel.
    • Importação de até 1.000 clientes.
    • Relatórios de painel e pipeline.

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *