Os hábitos de consumo relacionados à Internet dos latino-americanos estão evoluindo rapidamente. É o que revela a pesquisa 2022 Customer Engagement Benchmarks, realizada pela MoEngage, uma plataforma de engajamento com insights gerados por IA. O estudo coletou dados da América Latina, mas Brasil e Chile foram o foco da análise de dados.
De acordo com a pesquisa, as pessoas têm usado aplicativos de mensagens e as redes para rastrear pedidos feitos online e até mesmo receber lembretes de renovação de assinatura. 26% dos internautas brasileiros preferem WhatsApp e Facebook, atrás apenas de e-mail (28,8%) e notificações push (19,2%).
Além desses canais, foram abordadas mensagens recebidas em aplicativos ou banners de sites (17,2%) e, por fim, mensagens de texto (8,8%).
No Chile, 43,2% receberam comunicações sobre renovações de assinaturas por e-mail, 20% receberam notificações push; e mensagens recebidas em aplicativos ou banners em sites, um aumento de 14,8%.
Conectividade
Em 2022, a taxa de disseminação de Internet na América Latina atingiu 66,1%. Apenas o Brasil chegou a 70,2%, e o Chile a 82,30%. Os dados mostram como a corrida pela transformação digital está levando as empresas a oferecer serviços e alternativas aos clientes usando as ferramentas que já possuem, como redes sociais e aplicativos de mensagens.
Afinal, por que baixar outro app para ter algo que posso receber no app que uso todos os dias na palma da mão?
Lançamento do produto
Um dos temas abordados pela pesquisa é o recebimento e distribuição de informações por meio das redes sociais. Mais da metade dos brasileiros (52%) preferem receber alertas nas redes (Instagram, Snapchat, YouTube, Reddit e Facebook), com uma grande vantagem em relação a outros canais de comunicação digital.
Eles são:
No Chile, os lembretes via redes sociais também lideram a lista, com 56% de preferência, seguidos por e-mails (19,6%), mensagens no próprio aplicativo ou em banners de sites (9,2%); notificações push (6,4%); SMS (5,6%) e Whatsapp ou Facebook (3,2%).
Status do pedido
No entanto, quando se trata de receber o status do pedido, os consumidores preferem se comunicar por e-mail: 31,6% no Brasil e 38% no Chile.
A semelhança com o WhatsApp é clara, pelo menos no Brasil, pois 22,8% acham esse canal preferível.
Em seguida, no Brasil, estão as notificações via push (18,4%), SMS (14,4%) e mensagens recebidas em aplicativos ou banners de sites (12,8%).
No Chile, 18,4% preferem mensagens recebidas em aplicativos ou banners de sites, as notificações push (16%) em terceiro lugar.