De acordo com a KPMG, 8 tendencias vão impactar o mundo do varejo e a indústria de bens e consumo. Inclusive, o mundo do varejo já está em plena transformação, os consumidores estão ficando mais informados, conscientes e exigentes no papel que exercem na cadeia de valor deste setor. E não foi apenas o perfil dos consumidores que mudou, novas tecnologias e novos hábitos estão surgindo, o comércio eletrônico teve um aumento crescente diante dos reflexos da Covid-19, e as empresas estão desenvolvendo e se adaptando a esse cenário, que vem se tornando ainda mais significativo durante os reflexos da pandemia.
Essas são apenas algumas das conclusões que a pesquisa produzida pela KPMG revelou, mas ainda segundo o Sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG na América do Sul, Fernando Gambôa, existem muitos “cantos” que as empresas precisam aparar para conquistar o sucesso, e que “as soluções podem estar no fomento a novas experiências, na geração de lealdade e em um posicionamento mais favorável na mente das pessoas”.
Esse conteúdo também revela que, perante a todo o processo de mudança, e considerando os efeitos da Covid-19, são as 8 tendências consideradas importantes para esse setor de varejo e consumo na América do Sul para 2020 e para os anos seguintes, veja a seguir:
1- Pessoas no centro;
2- A experiência e a lealdade do cliente;
3- A confiança como motor do crescimento;
4- Rumo a um modelo eficiente e ético no uso dos dados pessoais;
5- As novas plataformas e modelos de negócios;
6- Cooperação e colaboração;
7- Cadeia de suprimentos inteligente e responsiva;
8- A tecnologia como base para o desenvolvimento.
O sócio-líder de varejo de bebidas e alimentos da KPMG no Brasil afirma que, “Os casos de sucesso já revelam que, no futuro, não haverá varejo sem tecnologia. O setor todo estará muito mais digitalizado e a mudança nos hábitos de consumo e seus impactos no fluxo de compras está mudando significativamente a definição de consumidor. Essa nova realidade exige que as empresas implementem definitivamente novas estratégias de negócios”.
Sabendo disso, percebemos que ainda vem muita informação nova por aí, todo conteúdo que sabemos sobre a semana passada, com certeza já ficou antigo e ainda teremos muito a absorver. Estejam atentos e abertos as mudanças!