A rotina de deslocamento às lojas físicas é cada vez menos comum, com o uso da internet voltado para o varejo. Isso acontece por causa do alto número de pessoas realizando compras online.
Se antes as pessoas para pesquisar e conseguir melhores preços precisavam andar muito, hoje a busca é simplificada pelos sites de busca. E além de facilitar a comparação de preços,o internauta pode efetuar a compra online e receber em sua casa.
A internet e o Varejo
Com esse facilitador, o varejo pela internet tende a crescer cada vez mais, e hoje metade das pessoas que possuem acesso à internet fazem compras pelo e-commerce.
A existência de computadores, tablets e smartphones são condições para vendas online. Historicamente a evolução do e-commerce se deu conforme o consumidor aprofunda seu relacionamento com as empresas do setor.
O consumidor percebe que suas marcas de preferência também estão disponíveis online, oferecendo consumo confiável, e aumenta sua disposição em usar canais digitais. Isso cria novas oportunidades de relacionamento para as marcas presentes somente no meio digital.
Se há alguns anos fazia muito sentido falar em compras online e compras offline, essas fronteiras
estão rapidamente desaparecendo. A capacidade de verificar estoque rapidamente na rede é um atributo importante, assim como poder encomendar produtos online.
Além disso, a possibilidade de trocar, nas lojas físicas, produtos comprados online é vista como um atributo importante.
Preferências do consumidor
O consumidor é mais digital que as marcas e as empresas têm acelerado sua transformação para atender a essa demanda.
Não é a toa que as empresas que não estão presentes online ficam fora das escolhas nas categorias importantes. Porém a presença física continua sendo importante para fidelizar e criar confiança para os consumidores.
Um estudo desenvolvido pela SBVC para quantificar aspectos relacionados aos hábitos de compra online da população mostra que a maioria dos consumidores entrevistados compra online por meio de varejistas online, mas grande parte nunca experimentou os sites das marcas da indústria e nunca compraram a partir das mídias sociais, mostrando que o perfil de consumo online continua bastante concentrado nas lojas virtuais.
Porém o uso das mídias sociais como canal ainda é muito relevante, principalmente para divulgação, para a geração dos Millennials. Enquanto os e-commerces são escolhidos pela geração X, o que pode indicar o caminho que o varejo online precisa percorrer.
Trata-se de um público que utiliza as mídias sociais de uma forma mais intensa, como canal de comunicação, e consumo.