A automação do WhatsApp pode ser aprimorada de maneira a desenvolver suas estratégias omnichannel e otimizar seus resultados em conjunto com o Marketing por E-mail.
Sua empresa já está utilizando a automação do WhatsApp? Se ainda não, saiba que, independentemente do tamanho atual, é crucial comunicar-se de maneira clara com os clientes para alcançar o sucesso nas estratégias de comunicação.
Isso atualmente passa por utilizar ferramentas adaptadas para transmitir sua mensagem, sendo parte essencial da construção das ações.
A automação do WhatsApp está em ascensão no mercado e faz parte da abordagem omnichannel, que combina os esforços investidos no e-mail, WhatsApp e outros canais relevantes.
Ela pode ser integrada ao Marketing por E-mail, reconhecida como uma das maneiras mais eficazes de alcançar um amplo público, por exemplo, em uma plataforma de comunicação que pode potencializar seus resultados.
Gostaria de aprender como integrar uma estratégia de envio automático de mensagens no WhatsApp com o Marketing por E-mail e outros canais? Continue lendo este artigo, onde explicaremos todos os detalhes sobre o tema!
O que é Automação no WhatsApp?
A automação do WhatsApp é um processo que possibilita o envio automático de mensagens para seus contatos. Para isso, você pode usar ferramentas especializadas ou APIs do WhatsApp Business.
A automação pode ser aplicada em várias situações, como confirmações de agendamentos, envio de atendimento, respostas automáticas e até mesmo campanhas de marketing.
Para configurar a automação no WhatsApp, é necessário definir os gatilhos, ou seja, as condições para que a mensagem seja disparada, e criar os fluxos de mensagens que serão ativados.
Quais são os Benefícios da Automação no WhatsApp?
A automação no WhatsApp é uma maneira inteligente de se conectar com os clientes, economizando esforços enquanto aproveita todo o potencial do aplicativo de comunicação mais popular do Brasil.
Dessa forma, seu negócio estará disponível para os clientes sempre que eles precisarem. E eles já sabem como encontrá-lo, afinal, todos esperam que todos estejam no WhatsApp – e, na verdade, todos estão.
Ao utilizar ferramentas que fazem os seus clientes se sentirem como se estivessem sendo atendidos por uma pessoa, sua estratégia de Marketing se torna ainda mais eficaz. Afinal, você poderá estar em contato com seus Leads e clientes sem precisar alocar muitas pessoas no serviço de atendimento.
As vantagens de adotar a automação no WhatsApp incluem:
Atendimento mais Prático:
Os clientes podem entrar em contato a qualquer momento, sem precisar aguardar sua disponibilidade durante o horário comercial ou apenas em dias específicos da semana.
Atendimento mais Eficaz:
Com autómato no WhatsApp, os atendentes podem responder imediatamente quando os clientes têm dúvidas ou preocupações, mesmo quando estão de férias!
Maior Satisfação do Cliente:
Os clientes que percebem que estão sendo ouvidos têm níveis de satisfação mais elevados do que aqueles que não se sentem são ouvidos. Dessa forma, o Lead tem uma probabilidade maior de se tornar um cliente. Além disso, aqueles que já fizeram compras com você certamente serão clientes mais engajados em suas ações.
Experiência Personalizada:
A automação no WhatsApp possibilita a construção de uma experiência personalizada e escalável para os Leads de sua base, de acordo com o perfil deles e o interesse que eles têm com seus conteúdos. Existem diversas funcionalidades que tornam mais fácil a elaboração de fluxos de comunicação.
Facilidade de Pontos de Contato:
Você pode iniciar suas ações ao inserir um botão do WhatsApp em seu site. Usando o RD Station Marketing, é extremamente simples criar e posicionar em páginas de sua escolha, com a vantagem da integração com toda a sua estratégia de Marketing e Vendas.
Como Realizar uma Automação de WhatsApp Eficaz
O WhatsApp possui uma dinâmica de uso distinta em relação ao e-mail, por exemplo. Além da notificação imediata, as mensagens têm um formato mais breve. Lembre-se, também, de que é possível enviar e receber mensagens de voz.
Veja como implementar uma automação de WhatsApp inteligente:
Envie mensagens concisas: Sempre em sentimentos humanos, as mensagens são enviadas com mais frequência, mas em tamanho menor. O ideal é que seus envios sigam esse padrão.
Explore os recursos do WhatsApp: Além das mensagens de texto, você pode enviar áudios gravados, vídeos e fotos para ilustrar a mensagem que deseja transmitir.
Utilize a automação a seu favor: A automação no WhatsApp permite o envio de mensagens automáticas com base em gatilhos, agilizando a comunicação com seus Leads e clientes.
Aproveite a Automação de WhatsApp do RD Station Marketing
Agora que você já conhece mais sobre a automação do WhatsApp, que tal integrá-la a uma estratégia de Email Marketing e aumentar suas chances de sucesso de forma mais rápida? A melhor maneira de fazer isso é através do RD Station Marketing.
Com ele, você vai unir a potência do e-mail e do WhatsApp para enviar mensagens automáticas e segmentadas para as pessoas certas. O melhor de tudo é que é fácil começar, pois sua empresa não precisa investir em outra ferramenta ou desenvolver códigos complexos.
O RD Station Marketing possibilita a centralização de suas operações, enviando mensagens automáticas de WhatsApp em escala utilizando a mesma plataforma que já utiliza para o Inbound Marketing.
Ao combinar informações, ações e análises de diversos canais em um só lugar, você ganha em inteligência e eficiência.
Com o envio controlado de mensagens e respostas, você direciona os leads para o local adequado no momento oportuno, acelerando sua jornada de compra. Ou seja, você ganha agilidade ao realizar um contato rápido!
Aproveite o RD Station Marketing em Toda a Sua Estratégia
A automação é fundamental para potencializar as atividades de relacionamento com os contatos. Com o RD Station Marketing, é possível automatizar o envio de e-mails e mensagens de WhatsApp conforme o perfil e as influências dos Leads, além de qualificá-los e monitorá-los de modo eficaz.
Além disso, a automação auxilia na identificação das melhores oportunidades de vendas. Com base no envolvimento e no perfil dos leads, é possível automatizar o processo de qualificação, tornando-o mais rápido e preciso.
A integração entre Marketing e Vendas permite configurar a mudança de etapa no funil, criar oportunidades no CRM e alertar a equipe de vendas. Isso proporciona uma visão unificada do processo de vendas, facilitando a colaboração entre os tempos.
Por último, a automação diminui as tarefas manuais e repetitivas, impulsionando a produtividade da equipe. Ao automatizar essas atividades, os profissionais ganham mais tempo para focar em ações estratégicas, aprimorando a eficácia e os resultados alcançados.