Veja como algumas empresas alcançaram taxas de abertura e de clique acima da média com dezenas de exemplos de Email Marketing; veja como é fácil criar os seus próprios emails.
Exemplos de Email Marketing para adotar na estratégia de uma empresa usando uma ferramenta de envios automatizados:
- Email de conversão
- Email de boas-vindas
- Email promocional
- Email transacional
- Email informativo
- Email comemorativo
- Email de recuperação
O Email Marketing ainda é e sempre será um dos canais de Marketing Digital mais relevantes. Ele é um canal de comunicação e relacionamento bastante versátil, com potencial de gerar resultados na aquisição, relacionamento e fidelização do seu público-alvo.
Então que tal conhecer alguns exemplos de Email Marketing?
Na prática, existem formatos e objetivos diferentes para cada email. Eles podem focar em ofertas de produtos, compartilhar conteúdo, cartões comemorativos, avisos e muito mais. Cada um desses formatos deve ser enviado para uma ocasião específica.
Se você está em busca de exemplos para se inspirar e criar suas próprias campanhas, veio ao lugar certo! Aqui você terá acesso a 40 exemplos de Email Marketing diferentes e uma visão geral sobre o que pode – e o que não deve – ser feito.
E todos os exemplos foram criados com o RD Station Marketing. Ele permite criar, agendar e enviar campanhas de Email Marketing para as segmentações de Leads da base.
O editor de emails conta com modelos prontos, fáceis de customizar, e também há dashboards para analisar a eficiência das campanhas, o que permite identificar oportunidades de ajustes sempre que necessário.
Deixe seu email abaixo para fazer um teste gratuito e já experimentar os exemplos apresentados no post! Ao final do texto, você encontra um passo a passo para criar seus próprios emails usando o RD Station Marketing.
Exemplos de Email Marketing para se inspirar
Cada exemplo possui suas próprias características. Portanto, escolher o melhor deles vai depender do objetivo atual da sua estratégia de Marketing Digital.
Em cada um deles, você conseguirá ver o que não pode faltar em cada modelo. Para ajudar nesse trabalho, dividimos todos os exemplos em categorias diferentes, destacadas no título de cada um.
Então vamos começar!
1. Email de Conversão – Template do RD Station Marketing
O RD Station Marketing, conta com vários modelos prontos de Emails de Conversão. Essas são as melhores opções para distribuir suas ofertas, incluindo um item de destaque, espaços para descrever cada uma e incluir as ações que deseja incentivar no seu público.
2. Email de Conversão para Lançamento de Curso – Template do RD Station Marketing
Contar com um template de Email Marketing com boas taxas de conversão é essencial para o setor de educação. Só assim vamos alcançar bons resultados, principalmente com cursos online.
Por isso, a dica é seguir esse modelo pronto para o Lançamento de Cursos! Analise o conteúdo deste exemplo para pensar no texto do seu email, incluindo também a chamada para o desconto.
3. Email de Conversão – eBook RD Station
Que tal conhecer um exemplo nosso? Por aqui nós utilizamos os Emails de Conversão para divulgar os lançamentos e ofertas de materiais. O principal objetivo é manter a nossa base de Leads atualizada com as novidades. Neste exemplo abaixo você confere a estrutura que utilizamos:
5. Email de Conversão – Escola Conquer
A Escola Conquer também utiliza o Email de Conversão para explorar muito bem o trabalho de copywriting.
Aproveite para ver os detalhes do resultado desse email, que foi criado a partir do RD Station Marketing, no case de sucesso da Conquer.
6. Email de Conversão – HSM
No lançamento de uma edição especial da revista HSM, a empresa, que utiliza o RD Station Marketing para desenvolver todas as suas campanhas de email, contou com um modelo de conversão que ajudou a atrair o público para sua premiere.
Os resultados foram positivos em suas segmentações de público: foram mais de 35% de taxa de abertura no email com 13% de CTOR para quem já é cliente e 11% para o resto da base de Leads.
7. Email de Conversão – De Criança Para Criança
O exemplo de email marketing abaixo trabalhou bem o contexto de um evento em um texto claro, levando o público para uma próxima live. O resultado final foi expressivo: 46,6% de taxa de abertura e 26,7% de CTOR.
8. Email de Boas-vindas – Template do RD Station Marketing
Um email de boas-vindas deve atender dois pontos principais: ser direto ao ponto e priorizar uma mensagem curta, apenas com as informações mais relevantes. Abaixo você confere o exemplo que pode conferir e editar no RD Station Marketing.
Uma observação importante: deixe claro na mensagem qual a ação realizada pelo usuário para gerar o gatilho de envio do email.
10. Email Promocional – Template do RD Station Marketing
Entre os principais modelos prontos e disponíveis para edição no RD Station Marketing, está o modelo abaixo, de campanha Promocional. Com ele você já consegue identificar onde posicionar suas principais imagens e chamadas.
11. Email Transacional para o envio de aulas grátis – Template do RD Station Marketing
O Email Transacional também pode ser utilizado para ações segmentadas, mesmo que seja enviado após realizar uma ação específica.
Abaixo você confere o exemplo de email que faz a entrega de uma aulas grátis para quem acessou a página do curso e ainda não realizou a compra.
12. Email Informativo – Template do RD Station Marketing
O template de Email Informativo, também conhecido como Newsletter, é mais um exemplo presente no RD Station Marketing disponível para ser editado. Com ele, você pode incluir os conteúdos que deseja destacar na campanha.
Passo a passo para criar um Email que funciona usando o RD Station Marketing
Usar os exemplos de Email Marketing de forma alguma exclui a necessidade de você fazer adaptações para suas campanhas. O que irá destacar mesmo sua empresa é a utilização correta do email, ou seja, usar o tipo de email certo para a finalidade certa.
Então, faça o envio de email usando a Automação de Marketing nº1 do Brasil, combinado a todos os recursos que uma estratégia de Marketing Digital precisa para ter sucesso: o RD Station Marketing!
Dentro da ferramenta, o primeiro passo para um e-mail, é selecionar Relacionar → Email → Criar email. A partir daí, você começa a usar nosso editor simples de mexer, em que você ainda conta com templates feitos por especialistas, fáceis de personalizar. Vamos lá?
- E-mail marketing;
- Teste A/B para Assunto do e-mail;
- Modelo/Fluxo de automação.
Caso seja necessário, é possível modificar a finalidade do e-mail após iniciar a edição.
1. Escolher o modelo
Nesta aba, escolha o modelo do seu email. No RD Station Marketing, você tem a oportunidade de optar entre os modelos Básicos ou Temáticos, como vimos ao longo do material. Além dessas opções, você pode importar via URL pública o HTML do seu e-mail pronto ou escrever um código HTML puro. Veja a diferença entre cada modelo:
- Básico: modelos pré-diagramados feitos para agilizar a sua estruturação de e-mail;
- Temáticos: são modelos prontos para usar em ocasiões específicas, como datas comemorativas, além de templates criador por especialistas para diferentes ações de Marketing Digital, como oferta de cursos, recuperação de carrinho e muito mais;
- Recomendados: aqui você encontra modelos recomendados para o segmento da sua empresa;
- Meus modelos salvos: são modelos que você criou, gostou e decidiu salvar para serem usados nvamente;
- Importar via URL: você pode importar um modelo de e-mail criado externamente para utilizar na plataforma RD Station Marketing;
- Escrever um código HTML: Nesta seção você pode escrever ou colar um código HTML do seu modelo de e-mail.
2. Editar o nome e finalidade
Edite o nome e a finalidade de um email já criado, antes de inicar a edição. Você vai ver uma janela em que você poderá alterar o nome do e-mail e também a finalidade dele: Email marketing; Teste A/B para assunto do email; e Modelo/Fluxo de automação.
Veja a imagem abaixo:
3. Escolher os destinatários, assunto e remetente do e-mail
Nesta etapa, você deve selecionar os Leads que vão receber esse email. Você pode optar por Enviar para as listas da Segmentação de Leads selecionadas ou Enviar para toda a base de Leads.
Ao escolher seus destinatários, o RD Station Marketing vai mostrar o status do engajamento dos Leads selecionados. Caso você tenha optado por criar um email para inserir como passo de um fluxo de automação, não será necessário indicar os Leads que irão receber.
Neste passo, você também já pode incluir o assunto do email, aquele que aparece na caixa de entrada dos usuários e é decisivo para a abertura. Por fim, pode também configurar um email remetente que esteja vinculado à sua conta.
4. Editar o conteúdo
Agora chegou a hora de caprichar! Na edição de conteúdo, você tem a liberdade de definir os Componentes do seu email, alterando a sua aparência. No RD Station Marketing, isso é feito no formato drag and drop com um editor de email flexível e simples de mexer.
Você pode editar e inserir os seguintes componentes:
- Seção
- Linha
- Coluna
- Caixa
- Texto
- Divisor
- Imagem
- Botão
- Consentimento
O editor é totalmente visual, e você vai vendo o resultado do seu trabalho conforme vai criando o email. Isso permite ajustes fáceis de fazer, incluindo imagens que têm a marca da sua empresa e adequação de textos e espaçamentos de acordo com os objetivos da comunicação.
Veja abaixo um GIF mostrando como é fácil inserir um botão de CTA, por exemplo:
Lá em cima, no canto direito, você pode clicar no botão Editar e fazer ajustes no Assunto, Remetente e Email do Remetentes. Além disso, pode inserir Variáveis no Assunto, caso a sua lista de segmentação já tenha informações como o nome dos Leads, por exemplo – é o famoso *|PRIMEIRO_NOME|* ali no GIF.
Dessa forma, seus emails ficam super personalizados, além de bonitos e muito fáceis de criar. Agora é só clicar no botão Salvar e Avançar, também no canto superior direito, e ir para o próximo passo.
5. Revisar o resumo
Esta etapa serve para você revisar e editar as configurações que fez no seu email. Quando uma configuração não foi feita ou está errada, o RD Station Marketing sinaliza e você tem a oportunidade de fazer a correção antes de confirmar o envio.
Lembre-se de não pular essa etapa! Por mais que o email pareça perfeito depois que terminou a edição, podem aparecer pequenos ajustes que só vai conseguir observar durante a revisão. Se estiver tudo ok, você vai ver os símbolos verdinhos ao lado de cada item.
6. Enviar e-mail de teste
Antes de efetuar o envio do e-mail para os destinatários selecionados, você pode enviar um e-mail de teste para seu endereço ou para o endereço que desejar, para conferir como os Leads receberão a mensagem.
Para isso, basta clicar em Enviar e-mail de teste na aba Resumo do editor de e-mail e inserir o endereço desejado. O limite de envio para emails de teste acontece conforme o plano contratado.
7. Configurar o envio
Por último, você deve configurar o envio da sua campanha. Você pode fazer o envio automático ou agendar para outro momento. Existe também a opção de apenas salvar o e-mail para configurar o envio posteriormente.