Tomada de decisão: o que é, quais são os tipos e dicas de como fazer
A tomada de decisão deve estar de acordo com os objetivos de negócio e ser feita para trazer os melhores resultados
Todos os dias tomamos milhares de decisões, desde o horário em que acordamos até quando vamos dormir. E até mesmo aquelas que parecem mais simples, como o que vamos comer ou vestir, incluem vários fatores.
Porém, quando essa tomada de decisão se dá em uma empresa, novas camadas de complexidade são adicionadas. Afinal, é preciso levar em consideração os resultados que se deseja obter, os interesses dos diferentes stakeholders, entre outros pontos.
Por isso, para fazer boas escolhas, é preciso partir de informações embasadas, deixando de lado os achismos. Mas como fazer isso na prática? É sobre isso que vamos falar no artigo. Continue a leitura do guia que preparamos sobre tomada de decisão para saber tudo sobre o tema!
O que é tomada de decisão?
Tomada de decisão é um processo que consiste em optar por uma alternativa dentre todas as que estão disponíveis no momento.
No mundo corporativo, a tomada de decisão tem relação com a escolha de um caminho que ofereça os melhores resultados, em conformidade com a estratégia e os objetivos do negócio. Por isso, precisa ser feita com base em informações confiáveis.
Tipos de tomada de decisão
É possível tomar decisões de diversas maneiras: com base em nossos valores, por intuição, de maneira racional.
Conheça os 5 principais tipos de tomada de decisão:
Tomada de decisão intuitiva
É aquela que acontece com base no pressentimento de quem toma a decisão. Nas empresas, porém, seguir a intuição não é o melhor caminho, pois escolhas pouco planejadas podem afetar os resultados do negócio.
Tomada de decisão com base em valores
Esse tipo de tomada de decisão se apoia nos valores pessoais que o decisor desenvolveu ao longo da vida, com base em sua família, amigos e experiências. Diferentemente da intuição, que pode mudar a cada momento, na decisão com base em valores leva-se em conta as próprias crenças pessoais, que costumam ser mais sólidas.
Mesmo assim, é preciso tomar cuidado ao tomar decisões no meio corporativo dessa maneira, pois os valores pessoais do colaborador podem se chocar com os interesses do negócio.
Tomada de decisão racional
A tomada de decisão racional é aquela que boa parte das pessoas quer aplicar, pois permite trazer os melhores resultados, pelo menos no contexto corporativo. Nela, utiliza-se a lógica para chegar até a melhor alternativa.
Por exemplo, se a empresa quer contratar um software de CRM, pode listar as principais opções do mercado, fazer comparativos, ver o que é possível adquirir com o orçamento disponível e, a partir de todas essas informações, escolher a melhor opção.
Tomada de decisão colaborativa
É feita de maneira colaborativa, levando em conta diferentes pontos de vista e incluindo a participação de todas as equipes, não somente das lideranças.
É uma alternativa interessante, pois permite considerar diferentes opiniões. Embora a decisão final costume ser dos gestores, a tomada de decisão colaborativa mostra que o processo não precisa ser sempre individual.
Tomada de decisão especializada
Nesse tipo de tomada de decisão, a ideia é levar em conta a opinião de um profissional especializado no assunto sobre o qual se deseja decidir.
Às vezes, a intuição, os valores, a racionalidade e a opinião do grupo não são suficientes para que se faça uma escolha. Nesses casos, a empresa pode recorrer a um especialista, que pode apontar, do ponto de vista técnico, qual é o melhor caminho a seguir.
Quais são as etapas de um processo de decisão?
Agora que você já sabe o que é e quais são os tipos de tomada de decisão, vamos entender quais são as etapas desse processo.
Entenda qual é o problema a ser resolvido
Nos negócios, a tomada de decisão costuma estar relacionada a um problema, necessidade ou outra questão estratégica, em geral relacionada aos objetivos da empresa.
Descobrir qual é a questão e conhecer as suas causas são os primeiros passos para tomar a melhor decisão.
Saiba como a questão é tratada atualmente
Depois de entender qual é o problema e pelo que é causado, é importante olhar para dentro da empresa e entender o que está sendo feito em relação a ele. Isso evita que decisões erradas que foram tomadas no passado acabem sendo repetidas.
Levante dados
Essa é uma das etapas mais importantes da tomada de decisão. Sem dados, não é possível saber o que de fato está indo bem ou não, nem qual é o problema real.
Organizados e contextualizados, dados podem se tornar informação, que, por sua vez, é indispensável para que se tome boas decisões. Eles permitem tomar decisões mais acertadas e antecipar-se aos acontecimentos.
É possível saber o caminho que cada cliente percorreu até a compra, os produtos ou serviços adquiridos, as vezes em que recorreu ao atendimento. Felizmente, hoje há no mercado diversas ferramentas que contribuem para que a empresa tenha acesso aos dados necessários.
Liste as possíveis soluções
Ao entender o que é feito no momento e o que pode ser melhorado, uma lista de possíveis soluções deve surgir. É o momento de levantar essas possibilidades.
Imagine como seria se você optasse por cada uma das alternativas. Nesse processo, você vai favorecer algumas. Coloque-as em ordem de prioridade.
Escolha a melhor opção e monitore os resultados
Em seguida, é hora da tomada de decisão. Depois de entender o problema, coletar dados e listar soluções, o gestor tem em mãos o necessário para fazer a escolha.
Lembre-se de sempre avaliar os impactos dessa decisão, monitorando indicadores. Se os objetivos não forem alcançados, pode ser a hora de começar o processo outra vez.
Afinal, como tomar decisões embasadas?
Se leu até aqui, você já sabe o que é, quais são os diferentes tipos e etapas de um processo de decisão. Confira a seguir algumas dicas que vão ajudar o seu negócio a tomar decisões melhores.
Tome decisões alinhadas aos objetivos de negócio
Muitas empresas tomam decisões para resolver questões do dia a dia, mas se esquecem que elas precisam estar alinhadas aos objetivos maiores do negócio. É importante saber quais são suas metas prioritárias e de longo prazo para não deixá-las de lado.
Além disso, na hora da tomada de decisão, as lideranças devem levar em conta a missão, visão e valores da organização, pois as metas e objetivos podem mudar com o tempo, mas esses atributos são mais estáveis.
Por isso, ao avaliar metas e objetivos, garanta que também estão alinhados com seus valores principais.
Saiba qual é o impacto das suas decisões
Há aquelas decisões rotineiras, que impactam poucas pessoas. Porém, também é comum que uma tomada de decisão influencie no trabalho de diversos membros da equipe. Por isso, além da resolução do problema, é importante considerar também outros impactos que a decisão pode ter.
Muitas decisões podem impactar negativamente na produtividade ou no dia a dia dos funcionários, mesmo que pareçam resolver um objetivo de curto prazo, por exemplo. Por isso, procure avaliar o efeito de suas decisões na capacidade que os colaboradores têm de realizar as tarefas.