Saiba o que são trending topics e como usar a ferramenta na sua estratégia de marketing
Os trending topics (ou TTs) são uma lista de assuntos mais comentados pelos usuários do Twitter em determinado momento. Por meio da ferramenta, é possível saber o que está ocorrendo de mais importante no mundo.
Se você já usou o Twitter, certamente já viu a seção de trending topics da rede social. Mas você sabe como ela funciona e como utilizá-la na sua estratégia de Marketing Digital?
No guia completo que preparamos, você vai aprender o que são, como funcionam, qual é a importância e como incorporar os trending topics às suas ações de marketing.
Continue lendo para descobrir!
O que são os trending topics do Twitter?
Os trending topics (também chamados de TTs) são palavras-chave ou hashtags mencionadas com frequência em publicações feitas pelos usuários do Twitter. Elas são compiladas em tempo real, formando uma lista de 20 termos.
A ferramenta é uma maneira fácil e eficiente de descobrir o que está acontecendo no mundo no momento e quais são as opiniões das pessoas sobre cada tema.
Os trending topics podem se tornar populares espontaneamente, quando muitas pessoas estão comentando um mesmo assunto, ou por meio de um esforço orquestrado pelos usuários.
Como os trending topics do Twitter funcionam?
Nem sempre os trending topics são orgânicos. Muitas vezes, podem ser resultado de grupos organizados, como políticos ou fãs-clubes de artistas, que querem dar visibilidade a algum assunto.
A rede social já modificou seu algoritmo para prevenir esse tipo de ação, mas não foi bem-sucedida.
Para incluir ou não um assunto entre os trending topics, o algoritmo do Twitter leva em conta o número de publicações contendo uma palavra-chave ou hashtag, a quantidade de compartilhamentos, o fator “novidade”, ou seja, se o assunto começou a ser comentado recentemente, entre outros critérios que não são divulgados pela rede social.
Além disso, é importante que o tópico não viole as diretrizes do Twitter. De acordo com as regras oficiais da plataforma, a finalidade da rede é proporcionar o diálogo público.
“Violência, assédio e outros tipos de comportamentos semelhantes impedem que as pessoas se expressem e diminuem o valor do diálogo público global”, diz a página. Por isso, tópicos que promovam esses comportamentos ficam fora dos trending topics.
Eles são mostrados em diversos locais: na página inicial, nos resultados de busca, na aba Explorar. Alguns aparecem com uma explicação breve. Já em outros é necessário clicar sobre o termo para ver as publicações e entender o contexto.
A rede social também agrupa tópicos parecidos, por exemplo #MotivationalMonday e #MondayMotivation.
É importante lembrar ainda que os trending topics apresentados não são os mesmos para todos os usuários. Por padrão, o Twitter mostra assuntos baseados na localização de cada pessoa, nos perfis que segue e nos seus interesses.
Mas é possível alterar esses parâmetros. A plataforma permite explorar tópicos de um país específico e escolher se deseja ou não ver temas personalizados com base na sua localização e pessoas que segue. Para isso, basta clicar no ícone de engrenagem na aba Explorar.
Qual é a importância dos trending topics do Twitter?
Os trending topics são úteis para os usuários, que podem utilizar a ferramenta para se informar rapidamente e opinar sobre tendências, mas também para as empresas, que aproveitam o espaço para promover suas marcas, produtos e serviços.
Para os negócios, estar entre os assuntos mais comentados do Twitter permite ganhar visibilidade e aumentar a comunidade em torno da marca.
No entanto, tornar-se um trending topic de maneira orgânica não é uma tarefa fácil.
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Como aparecer nos trending topics do Twitter?
O Twitter não é uma rede social em alto crescimento quando o assunto é o número de usuários, como acontece com o TikTok atualmente, por exemplo.
Porém, a plataforma criada em 2006 tem um público cativo e segue sendo uma fonte de informação para uma parcela da população. Nesse sentido, estar na lista de trending topics é valioso para as empresas.
Como acontece com os resultados de busca do Google e com outras plataformas, é possível aparecer nos trending topics do Twitter de duas maneiras: orgânica ou paga.
A primeira é a mais complexa. Trazemos algumas dicas a seguir:
- Para uma ação do tipo, é recomendado criar uma hashtag que identifique a empresa, produto ou evento que se deseja divulgar;
- Confira algumas boas práticas para a criação de hashtags no artigo: Hashtag: o que significa e como usá-la na sua estratégia de Marketing Digital;
- Além disso, estude o horário certo para lançar a ação. É essencial saber em quais períodos e dias da semana o seu público-alvo está mais conectado. Alguns insights podem ser obtidos na página de Analytics do Twitter;
- É fundamental também encorajar a participação dos usuários, uma vez que, como dissemos, o número de publicações é decisivo para um tema ir ou não para a página de assuntos do momento;
- É interessante usar fotos, vídeos e GIFs, que contribuem para o engajamento;
- Outro formato que estimula a participação são as enquetes.
Como aparecer nos trending topics usando anúncios
A segunda forma de aparecer nos trending topics é por meio de anúncios pagos. O formato, chamado de Trend Takeover, posiciona o tópico escolhido pela empresa por 24 horas na lista de assuntos mais comentados e é recomendado para lançamentos de novidades ou de grandes eventos.
Um formato complementar, o Trend Takeover Spotlight, aparece no topo da página, junto com um vídeo, sendo voltado, portanto, para anúncios de apelo visual.
Ao contrário de outros anúncios digitais, no entanto, o Trend Takeover pode custar mais caro, chegando a 200 mil dólares por dia.
Como monitorar os trending topics do Twitter?
É importante também monitorar os trending topics do Twitter. Existem ferramentas específicas para isso, mas é possível usar a própria rede social.
É necessário criar uma rotina de visitar a página Explorar com frequência para entender os assuntos que estão em alta. Basta clicar em um dos tópicos para ver o que os usuários estão falando sobre ele.
Como agregar essas informações em uma estratégia de marketing digital?
Depois de monitorar os trending topics, é hora de usá-los como insumos para suas estratégias de marketing. A seguir, confira algumas dicas de como fazer:
Descubra as novidades do seu nicho
Ao acompanhar os trending topics frequentemente é possível descobrir novidades do seu nicho.
É interessante seguir empresas do seu segmento na rede social, assim o Twitter mostrará assuntos em alta que têm relação com o seu mercado.
Tenha ideias sobre novos conteúdos
Você já ouviu dizer que muitos memes nascem no Twitter? Ao acompanhar os assuntos em alta, você consegue identificar tendências já no início e aproveitá-las com o timing certo.
É possível ter ideias de conteúdos também para as suas outras redes sociais, blog e outros canais.
Posicione-se
O posicionamento de uma empresa conta muito para os consumidores de hoje em dia.
Por meio dos trending topics, é possível entender o que os usuários pensam sobre determinados assuntos e trazer esses temas para as suas publicações e conversas, caso eles estejam de acordo com os valores da sua marca.
É claro que é preciso ter cuidado para não se envolver em polêmicas e evitar participar de conversas de maneira forçada.
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