Shopping cart

Marketing para a Black Friday

Dicas de campanhas, automações e disparos.

A sexta-feira mais aguardada do ano está chegando! Neste post você confere 9 dicas de Marketing Digital para fazer suas campanhas de Black Friday.

A data mais importante para o comércio nacional se aproxima: a tão esperada Black Friday. Em meio a um mercado tão competitivo, o dia ainda é uma grande oportunidade para faturar e existem estratégias de marketing para Black Friday que irão fazer toda a diferença na sexta-feira que mais vende no país.

A última sexta-feira do mês de novembro é marcada por ofertas e promoções já há alguns anos, gerando um faturamento que cresce cada vez mais, chegando já à casa dos bilhões. No ano passado, por exemplo, considerada a Black Friday mais digital da história por conta de todo cenário pandêmico que marcou 2020, somente em um dia o faturamento alcançou a marca dos R$3,1 bilhões.

Neste contexto, que segue em adaptações, separamos dicas de como se preparar para a Black Friday com o apoio do RD Station Marketing. Afinal, com cada vez mais varejos renomados e marketplaces gigantes investindo pesado em mídia, os varejistas menores precisam encontrar formas para se diferenciar. 

Qual o cenário da Black Friday 2021?

Em 2020, essa data ganhou todo esse tom de Transformação Digital e apesar dos números de sucesso, boa parte do comércio não se preparou com antecedência para fazerem suas vendas apenas no digital. Sem filas nas portas das lojas, a sexta-feira bateu inúmeros recordes, chegando a aumentar em 31% o faturamento em relação a 2019, segundo dados da Neotrust.

Sendo assim, o que tem ocorrido é um crescimento exponencial do ecommerce. Isso faz da Black Friday 2021 ainda mais digitalizada, empoderando os consumidores a fazerem compras assertivas, levando em conta as melhores condições. Do lado dos varejistas, o que passa a precisar ser muito mais assertivo são as estratégias de marketing.

Falando em consumidor, ele está muito mais informado e, ainda assim, com expectativas altas para a data. Segundo dados do UOL, 9 em cada 10 brasileiros (92%) pesquisam minuciosamente preços antes de efetuar suas compras na Black Friday, chegando a iniciar a pesquisa com um ou dois meses de antecedência ao evento.

Portanto, já deu para perceber a dica principal para essa e qualquer outra data daqui para frente, não é? Fuja da guerra de preços.

Para que você possa, então, se preparar para a data, existem alguns pontos de atenção, conselhos, dicas e ações. Todas aqui disponibilizadas por agências de marketing especialistas RD Station que atuam e obtêm sucesso na Black Friday há vários anos.

🧠 Quer se aprofundar ainda mais?

👉 Baixe gratuitamente o eBook Cartilha da Black Friday 2021: Ideias de campanha e conselhos de agências de marketing para a data.

9 dicas de marketing para sua Black Friday

1. Seja uma marca facilitadora de compras

Com novos compradores no universo online chegando diariamente, as objeções por falta de confiança e experiência dentro de plataformas online podem aumentar. Portanto, invista em conteúdo educativo e busque prever determinadas dúvidas sobre seu serviço ou produto antes mesmo delas aparecerem. A dica é focar na sua imagem como marca e seus diferenciais, longe da guerra de preços.

2. O whatsapp precisa ser seu aliado

A rede é absolutamente importante não apenas para vendas, mas para tirar dúvidas e orientar consumidores. De acordo com dados da Morning Consult, 73% dos pequenos e médios negócios no Brasil dizem que aumentaram suas vendas por conta do WhatsApp. 

Portanto, inclua botões nas páginas de seu e-commerce para gerar Leads! A funcionalidade, aliás, é disponibilizada pelo RD Station Marketing, e te permite criar listas vips para promoções que engajem o consumidor.

3. Facilite a vida do seu cliente

Além de liberar cupons exclusivos para consumidores que entraram em contato pelo WhatsApp, você pode orientar os vendedores a enviarem o link para o carrinho final já com os produtos escolhidos pelo cliente 🙂

4. No WhatsApp ou E-mail, evite carrinhos abandonados

Aproveite o WhatsApp e os fluxos de relacionamento do RD Station Marketing para diminuir também a quantidade de carrinhos abandonados na compra. Crie réguas, segmentadas por interesse de produto, com condições especiais para o cliente fechar a compra e, no aplicativo, crie listas de transmissões com os contatos que não concluíram a compra.

Veja no exemplo abaixo, direto no RD Station Marketing:

 (Réguas de carrinho abandonado para Black Friday, desenvolvidas pela Muito Mais Digital, Agência Parceira RD Station)

5. Não prometa se não for cumprir

Compreendendo que o tráfego pode aumentar significativamente, atente-se a pontos importantes antes de oferecer condições em certos produtos ou frete. Afinal, a Black Friday pode ir além da margem de lucro! Muitas vezes a data pode não trazer um retorno financeiro tão alto como em outros períodos, mas permite construir uma base nova de clientes e fidelizar os antigos. Além, claro, de posicionar sua marca positivamente ou negativamente no mercado.

6. Black november ou black week, são para meu comércio?

Para tomar essa decisão, é importante compreender quais os tipos de produtos que você está comercializando, isso pode fazer diferença na intenção de compra do seu cliente. Sabemos que a preferência de compras na Black Friday é para itens de uso pessoal, desejos próprios do consumidor. Se o seu item não se encaixa nisso, talvez seja o caso de pensar em um mês ou semana de desconto.

7. Aproveite suas redes para humanizar sua marca

Evidencie os processos de preparação, entrega, quem está envolvido com todo aquele comércio. Isso cria um vínculo maior com o consumidor. Faça conteúdos, por exemplo, com a equipe de trabalho da marca sobre os produtos que eles mais gostam e usando-os como influenciadores.

8. Landing Page específica para a Black Friday? Sim!

A estratégia é uma das mais funcionais e precisa ser utilizada por todos os profissionais de marketing, especialmente para a Black Friday. Crie estratégias de tráfego para a Landing Pages, com o objetivo de marcar o usuário para campanhas de remarketing ou ‘populares’ bases de lookalike (público semelhante) para outras ações da data.

É através da Landing Page também que você poderá criar listas vips para oferecer condições especiais a um determinado número de clientes.

🧠 Precisa de ideias para criar suas Landing Pages

👉 Confira o post: 11 exemplos de Landing Pages com taxas de conversão de até 96%

9. Se fortaleça buscando parcerias!

No caso se o seu negócio ser físico ou B2B, a Black Friday também pode ser uma baita oportunidade de crescimento, como ofertas com demandas futuras, por exemplo. Procure fornecer além de descontos agressivos, valor agregado à venda, por exemplo: Compre o software por 15% OFF e Ganhe 1 mês de Consultoria Gratuita com um Especialista.

Como o RD Station Marketing pode te ajudar na data?

As agências RD Station Marketing, já com inúmeras Black Fridays na conta, tem à disposição ferramentas super importantes que mantém interação com sua base de contatos.

Por exemplo o Lead Scoring e Lead Tracking, que pontuam as ações do Lead de acordo com as interações dele com seus materiais e conteúdos criados. Isso é um facilitador porque, além de compreender melhor seus investimentos, você pode aproveitar esses recursos para ganhar timing e enviar promoções específicas para os públicos com pontuações mais altas.

Comece a trabalhar conteúdos relacionados aos produtos que vão ganhar condições exclusivas para a Black Friday desde já. Assim, você conseguirá identificar o comportamento através de ações de abertura de e-mail e cliques em produtos específicos.

As automações de marketing tornam possíveis, também, que seu comércio faça as melhores segmentações dos clientes, por regiões do país, por exemplo. Assim, fica mais fácil de você definir condições específicas para cada base de clientes.

Lembra que falamos dos carrinhos abandonados? Pois é, com as ferramentas de automação do RD Station Marketing, você pode oferecer descontos para as próximas compras em automações de carrinho abandonado, por exemplo. Além de ajudar a converter, você ainda ganha uma forcinha em fidelização.

Com toda essa segmentação, fica mais fácil também criar condições especiais para aquela base que foi fiel à sua marca durante a Black Friday. Criando promoções casadas ou condições especiais, por exemplo.

Por: Marcos Furquim para Rd Station Marketing.

 

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *