A estratégia da personalidade da marca é uma importante aliada para um negócio de sucesso, e uma das formas de diferenciar seu produto ou serviço visando se conectar com seus consumidores. Se você não sabe por onde começar a construir a personalidade da sua marca, nós vamos te ajudar!
Se lhe pedíssemos para falar uma empresa com personalidade, qual seria o primeiro nome que viria à sua mente? Pense em pelo menos três exemplos de marcas de produtos e três exemplos de marcas de serviços. Pra começar, apresentamos-lhe este desafio: tente pensar nestes nomes agora, antes de continuar com este artigo.
Como está indo isso? Conseguiu? Aqui, o que me vem à cabeça são os produtos: iPhone, Leite Moça e Cotonete. Serviços: Netflix, Uber e Google.
Todas as marcas que citei ali em cima tem muita personalidade e, sem dúvidas, as que você pensou também. E com certeza as personalidades são diferentes e, mesmo assim, cada uma com seu jeito, conquistando uma grande quantidade de consumidores engajados.
É possível construir a personalidade da marca?
Quando se trata de personalidade de marca, muitos pensam que tem a ver com um espírito jovem e um serviço legal no estilo NuBank. Bem, isso não é verdade. A mesma estratégia nunca funcionará para todos, e é um erro clássico de branding: tentar seguir as tendências do momento em vez de encontrar sua própria essência e atrair o público certo.
Encontrar essa personalidade e torná-la clara para o mercado e para os consumidores não é uma tarefa fácil. Vou listar algumas dicas que ajudarão você a encontrar a personalidade ideal para o seu negócio e expressá-la de forma consistente, surpreendente e sedutora.
Escolha seu público-alvo.
Sim, existe apenas um. Aqui, é muito comum os clientes dizerem que seu produto ou serviço atende a um grande grupo de pessoas, por exemplo: homem ou mulher, de 20 a 50 anos. Nesses casos, a única resposta boa é: quem quer ser tudo para todos, acaba não sendo nada para ninguém. O primeiro passo para construir a personalidade da sua marca é entender com quem você quer falar.
Com isso em mente, você vai desenhar o seu cliente ideal: qual é o nome dele? Qual a idade? Como se veste? O que faz no seu tempo livre? Trabalha com o que?
Quando esse cliente ideal precisa de você? Qual problema ele precisa que você resolva? O que ele está procurando ou como você impressiona essa pessoa quando encontra uma solução?
As pessoas que comemoram aniversários podem buscar mais alegria e cuidados festivos, enquanto as pessoas que lidam com doenças, podem precisar de calor e cautela. Aqui, você começa a construir a personalidade da sua marca.
Desenhe um universo
Quanto mais elementos associados à sua marca, maior a chance de ela ser lembrada, então construa um mundo de elementos associados a ela.
Na hora da comunicação empresarial, crie uma narrativa que envolva o público e crie uma comunidade, surpreendendo com a sua entrega.
Entrega de qualidade é o mínimo que as pessoas podem esperar de você! Você não se diferencia por se comprometer com isso, muito menos surpreender alguém por fazer seu trabalho bem (a menos que suas dicas de comunicação sugiram o contrário).
No entanto, você pode se surpreender fazendo algo inesperado:
Alguns restaurantes oferecem água grátis ou pedem para tirar os sapatos ao entrar (e têm piso super macio);
Adesivos, cartinhas ou alguns ímãs que possam acompanhar os produtos adquiridos online;
Convites para eventos exclusivos, não relacionados aos seus serviços, mas de interesse do seu público;
A mensagem secreta dentro do pacote…
São pequenas surpresas como estas que geram experiências para manter a sua marca na mente dos seus clientes. E esse tipo de ação te ajuda a fidelizar seu público, ressaltando ainda mais sua personalidade e demonstrando que você se importa com cada um deles.