Que tal saber mais sobre o estado atual do e-commerce no Brasil e aprender como preparar sua loja online para vender mais produtos na Black Friday 2020?!
Os eventos de 2020 desafiaram muitas suposições. O mais impressionante deles, sem dúvidas, é a pandemia do Covid-19 em todo o mundo, que nos fez mudar nossos hábitos, mudar nossas rotinas e, em alguns casos, até mudar nossas profissões.
Devido às medidas de contenção do Covid-19, alguns departamentos ficaram impossibilitados de realizar suas atividades, enquanto outros se tornaram boas alternativas perante a crise. Esse é o caso do comércio eletrônico.
Segundo a ABCOmm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), durante o período de quarentena, mais de uma nova loja virtual aparecia a cada minuto no Brasil. Só nos primeiros dois meses, havia 107 mil.
Podemos dizer que, parte do número se deve ao fato de muitos varejistas terem migrado seus negócios do físico para o online. Ou seja, por ser difícil manter a loja física aberta, eles foram praticamente obrigados a trazer os seus negócios para a Internet.
Algumas pessoas que perderam sua fonte original de renda viram a entrada do e-commerce como uma nova fonte de renda, então, para muitas pessoas, essa será a primeira Black Friday no mercado online!
Se for esse o seu caso, não se preocupe!
Essa data se consolidou no calendário como um dos principais eventos de negócios do Brasil, e está chegando. Realizada uma vez por ano, a Black Friday 2020 será na 4ª sexta-feira de novembro, no dia 27.
Para aproveitar essa oportunidade de aumentar suas vendas e obter um grande lucro na data, daremos algumas dicas de como planejar suas ações para esse grande dia, confira:
Promoções
Sempre crie promoções reais, afinal, por conta dos acontecimentos nos últimos anos, vários casos do chamado “Black Fraude” deixaram as pessoas muito céticas. Então se manter realista, ajudará a atrair a atenção de seus clientes e possíveis clientes. Além disso, a estratégia deve sempre focar nos produtos mais vendidos.
Essa é uma operação relativamente simples, mas mesmo que a taxa de desconto seja alta, você pode obter bons resultados financeiros. Vale a pena consultar o fornecedor do produto para analisar a diferença nos preços, e quem sabe aumentar o seu estoque de produtos para essa data.
Divulgações
Se seus clientes não sabem que você está promovendo essas vantagens, você pode acabar ficando para trás, e aí, esses descontos mais atraentes podem se tornar uma perda. Se as redes sociais, whatsapp, e-mail marketing e até os folhetos interessam à sua empresa, aposte nestas informações, não faça uma promoção no escuro.
Uma ótima opção para as lojas físicas é customizar a vitrine, que é um local ideal para você anunciar produtos e percentuais de desconto durante a Black Friday. Invista em banners que sejam atraentes para a sua promoção.
Estoque
Se suas promoções e campanhas publicitárias obtiveram bons resultados, prepare-se para o aumento de demanda. Portanto, você deve prestar bastante atenção ao seu estoque.
Certifique-se de que todas as pessoas que desejam aproveitar as vantagens de suas promoções não se frustrem com a falta dos produtos. Mas tenha cuidado, o excesso de estoque também não é uma boa ideia. Lembre-se de que se trata de 24 horas e, em alguns casos, uma promoção de uma semana. Durante esse tempo, você deve aproveitar cada minuto, mas sem exagerar.
A Black Friday pode ser uma grande virada para o seu faturamento, ela pode trazer boas finanças até a próxima data comercial (Natal). Portanto, recomendamos que você desenvolva um plano de negócios anual, aproveitando ao máximo todas as datas importantes, sem deixar nenhuma delas passar em branco.