O teste A/B é uma forma de aperfeiçoar continuamente os resultados das suas campanhas e saber ainda mais sobre sua base de clientes e como ela vai responder a diferentes situações.
Se deseja alcançar suas taxas de abertura e click, e, simultaneamente vender mais, continue com a gente e confira o excelente conteúdo que separamos para vocês:
Planeje sua campanha e o que deseja testar
Por mais difícil que possa parecer testar várias coisas ao mesmo tempo, é essencial compreender a mecânica de um teste A/B, o conceito aqui é compreender se seu público prefere clicar em um botão verde ou azul, por exemplo. Sem o teste, se você tiver em mente desenvolver dois e-mails absolutamente diferentes, como vai perceber o que está dando certo ou não? É essencial ter em mente que você deve criar mudanças sutis em seus e-mails e acompanhar como o seu público irá reagir a eles, aprendendo constantemente com cada disparo.
Então se você já sabe que o botão azul é o mais clicado para seu público, no seguinte disparo mantenha o botão azul e teste, por exemplo, a posição dos modelos ou qualquer outro ponto que deseja experimentar.
Por isso, planeje sua campanha muito bem, tenha uma meta clara, escolha uma métrica (somente uma) que deseja aperfeiçoar e desenhe a campanha inteira juntamente com esse objetivo em mente.
Pense e anote suas possibilidades: Porque você acha que um e-mail vai performar melhor que o outro? Após isso, confira se suas hipóteses foram comprovadas ou caíram por terra.
Qual o tempo e a amostragem ideal de teste?
Partindo da hipótese que quanto mais pessoas você “entrevistar”, mais certeira será sua pesquisa, é essencial escolher um pedaço generoso da sua base de dados para realizar os testes. Obvio que não estamos falando de 50%-50%, mas ao menos 20%-20% é importante separar para testar algumas hipóteses.
Em relação ao tempo do teste, bom, a paciência é uma virtude. Não adianta você fazer um teste de 30 minutos: as pessoas precisam de um tempo a mais para abrir seus e-mails.
Programe um tempo maior para o teste, e mesmo se alguma das opções estiver ganhando disparadamente, não tome conclusões precipitadas. Espere o período total do teste para poder escolher um vencedor. O andamento ideal depende de qual métrica você vai adotar como parâmetro, métricas como click e abertura são mais rápidas de serem mensuradas do que pela prescrição gerada pelo e-mail, por exemplo.
Quais métricas escolher para a opção vencedora?
Você pode usar tudo: Pela a amostragem, o tempo e os critérios para adotar a alternativa vencedora.
O diferencial é que, além do click e abertura, as mais comuns você pode preferir por receita influenciada através do e-mail, isto é, por exemplo: a pessoa abriu seu e-mail, e em 2 dias comprou no site ou na loja física.
O ideal dessa métrica é entender qual e-mail realmente vai vender melhor o seu produto para o cliente, exercendo maior apelo as necessidades dele.
Em suma…
O objetivo principal de um teste A/B é aprender. A partir disso você vai conseguir aceitar melhor sua base e entender porque ela responde a estímulos diferentes, justificar (ou não) suas hipóteses, melhorar suas métricas, e, é claro, vender de modo mais certeiro para seus clientes!