Influencer Digital – O termo veio do inglês e significa influenciador digital. Ou seja, alguém capaz de influenciar terceiros utilizando as redes sociais como meio.
Em linhas gerais, é a pessoa com muitos seguidores e engajamento em mídias como Youtube e Instagram.
Eles conseguem, por exemplo, produzir conteúdos com muitas visualizações, curtidas e comentários de forma orgânica e ágil.
Uma vez que a ideia de produzir conteúdo na internet é trazer sua própria visão de mundo, o influencer digital é, na mente do seguidor, confiável. São escolhidos pela audiência. Portanto, as opiniões têm muita credibilidade.
Por outro lado, quando falamos sobre celebridades da TV ou rádio, a credibilidade e confiança é menor. Eles foram escolhidos pela indústria, não pelas pessoas comuns. Nós, os consumidores, sabemos que eles são pagos para fazer propaganda.
Por que que trabalhar com Influencer Digital?
Além do ROI surpreendente, cada vez mais pesquisas têm ressaltado que, quando um consumidor vê um influenciador utilizando um produto ou serviço, o impacto é equivalente ao de uma recomendação de um amigo.
O resultado? Um estudo realizado pelo Twitter, em parceria com a empresa de análise Annalect, revelou que 40% das pessoas que viram um influencer digital utilizando um produto, acabou comprando-o.
Isto porque, ao trabalhar com influencer digital, sua estratégica tem precisão cirúrgica: todos os profissionais da área são reconhecidos em um ramo específico (tecnologia, beleza, viagens, etc).
Assim, você pode fechar parcerias com pessoas que se relacionam justamente com o público que tem mais chances de se tornar seu cliente.
Não é algo que acontece, por exemplo, em uma propaganda de TV: basicamente, você investe nela e torce para que dê certo. As chances de o dinheiro gasto ser jogado no lixo são grandes!
Com obter mais resultados?
Ao trabalhar com influencer digital, muitas marcas têm preferido os chamados microinfluenciadores, àqueles com audiências gigantescas.
Embora eles também tenham uma boa reputação entre um público específico, sua quantidade de seguidores não é tão alta.
Em compensação, eles interagem muito mais com os fãs. Consequentemente, a certeza da ação é maior.
Além disso, é preciso analisar o posicionamento do influenciador e compará-lo com o seu, de modo a garantir que a mensagem seja homogênea e tenha a voz da sua marca.