Olá meus caros amigos apaixonados pelo mundo digital tudo bem? Hoje escolhi abordar um assunto que gera muita dúvida na cabeça dos proprietários de pequenas e médias empresas: Um ERP, ter ou não ter? Não me aprofundarei nas variedades de ERP’s disponíveis no mercado porque isso é assunto pra outro dia, vamos tentar identificar qual o melhor momento do seu negócio para buscar um ERP.
Primeira o conceito de ERP é: É uma sigla derivada do nome Enterprise Resource Planning que, traduzido ao pé da letra, significa “Planejamento dos recursos da empresa”. ERPs são softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
Você que está inciando sua loja virtual, fique tranquilo, ERP’s são bem caros pra um começo, e você não terá demanda o suficiente para alimentar um sistema desse porte. Já vivenciei muitos casos de empresas que controlavam estoque, financeiro e tudo mais por planilhas em excel, então pode segurar um pouquinho. Quando sua operação já estiver mais robusta, já estiver com um número razoável de envios por dia, por exemplo, na minha última experiência procuramos um ERP quando chegamos aos 300 pedidos por dia, com potencial para crescer muito mais, nesses casos sim, aconselho você a buscar um ERP no mercado. Um sistema ERP integra a descida dos pedidos da plataforma e faz todo o trabalho de backoffice que o pedido deve sofrer. Tornando sua operação muito mais profissional e flexível, a ponto de escalonar conforme sua loja for aumentando de tamanho.
Quer receber novidades e dicas de E-commerce?
Mas nessa minha busca por um ERP eu encontrei alguns probleminhas. Não encontrei nenhum sistema no mercado que suprisse toda a nossa necessidade, sempre um complementava o outro. Um tinha uma ótima frente de loja física, que integrava todo o financeiro e contabilidade mas pecava muito na operação de backoffice da plataforma do site, outro era ao contrário, fazia um ótimo trabalho na integração com a plataforma, SAC e backoffice em geral do ecommerce, mas pecava em frente de loja física, contabilidade e financeiro, além disso nenhum tem um WMS muito bom, sempre um “meia boca” só que endereça as prateleiras. Ou seja, ou você coloca na balança onde você pode perder, ou você desembolsa uma boagrana pra contratar dois sistemas que se integrem. Existem muitos no mercado, tive reuniões com Millenium, Totvs, KPL, Linx, Softvar e posso dizer que todos são bons em alguma coisa e ruins em outra dependendo da operação e do ramo que você trabalha.
Sua operação manda menos de 50 pedidos por dia? Controle seu estoque ou com algum sistema próprio e pequeno, ou até memso por planilha, baixa o Emissor de NFE da Sefaz gratuito no site e segue em frente. Eu posso dizer que levamos um operação por 6 anos só com isso (acredite). Hoje essa operação opera com um ERP, mas suamos muito pra conseguir investir em um, porque não é nada barato. Manda pra mim suas dúvidas, o ramo que você trabalha que juntos podemos encontrar alguma solução barata no mercado ou até mesmo desenvolver alguma coisa com baixo investimento para segurar até seus 500 pedido por dia 😉
Vamos debater o assunto?
Contato: contato@publiquesedigital.com.br