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Explorando os maiores marketplaces do Brasil

Explorando os maiores marketplaces do Brasil: guia completo para vender mais

Se considerarmos a última compra que você fez online, é provável que tenha sido através de um marketplace. Durante a pandemia, as vendas online ganharam um aumento significativo, e esse padrão de consumo se solidificou nos anos seguintes, tanto nacional quanto globalmente. Nomes conhecidos como Mercado Livre, Amazon e Shopee se destacam entre os maiores marketplaces do Brasil.

Os números respaldam essa tendência. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca impressionante de R$ 185,7 bilhões em 2023, com mais de 395 milhões de pedidos – um aumento de 10% em relação ao ano anterior, 2022. Para efeito de comparação, em 2019, antes da pandemia, o faturamento total foi de R$ 89,96 bilhões.

Neste texto, vamos fornecer uma visão geral dos principais marketplaces do Brasil, destacando suas vantagens individuais, além de oferecer dicas para começar a vender e lucrar ainda neste ano!

Quanto dessa fatia fica com os maiores marketplaces do Brasil?

Em 2022, os cinco maiores marketplaces do país representaram impressionantes 78% das vendas online.

Esse número expressivo é dividido entre gigantes como Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, Via e Amazon, que juntos faturaram R$ 203,4 bilhões no mesmo ano, de acordo com a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).

Veja o faturamento individual de cada empresa em 2022:

  • Mercado Livre: R$ 80,5 bilhões
  • Americanas: R$ 44,3 bilhões
  • Magazine Luiza: R$ 43,3 bilhões
  • Grupo Via: R$ 20,5 bilhões
  • Amazon: R$ 14,6 bilhões

O Mercado Livre mantém sua liderança tanto em número de vendas quanto em acessos. Segundo um relatório recente da Conversion, que analisou os números de acessos aos canais de vendas em 2023, o Mercado Livre continua na frente, com mais de 300 milhões de visitas online por mês.

Confira também o número de visitas online que cada empresa recebeu em 2023:

  • Mercado Livre: Mais de 300 milhões de visitas por mês, liderando o ranking.
  • Amazon: Próxima na lista, com uma média de 200 milhões de visitas mensais.
  • Shopee: Conquistando o terceiro lugar, com cerca de 160 milhões de visitantes por mês.
  • Magazine Luiza: Em quarto lugar, com uma mídia de 120 milhões de visitas mensais.

Dentro dos maiores marketplaces do Brasil

Aqui, vamos apresentar um pouco mais sobre os maiores marketplaces do Brasil, sua origem e por que são destaques no cenário nacional de vendas online.

Mercado Livre

O Mercado Livre é a maior plataforma de comércio eletrônico da América Latina, com mais de 148 milhões de usuários ativos. Lançado na Argentina em 1999, o Mercado Livre opera em 18 países e possui mais de 10 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas.

Mlehores marketplaces do Brasil Mercado Livre

No Brasil, são mais de 3 mil lojas oficiais, e o lucro registrado no terceiro trimestre de 2023 foi de US$ 359 milhões, com o Brasil representando 54% da receita líquida total do Mercado Livre na América Latina.

Um dos diferenciais que torna o Mercado Livre um dos maiores marketplaces do Brasil é a variedade de produtos oferecidos, junto com um sistema de pagamentos seguro e logística robusta.

A cada segundo, 9 vendas são realizadas na plataforma, totalizando mais de 6 mil buscas por segundo.

Amazon

A Amazon é uma referência mundial em vendas de e-commerce. Presente no Brasil desde 2012, rapidamente se tornou um dos maiores marketplaces do país.

Maiores marketplaces do Brasil Amazon

No quarto trimestre de 2023, as vendas da gigante do comércio eletrônico aumentaram 14%, atingindo US$ 170 bilhões.

A Amazon investe pesadamente em tecnologia e foco no cliente, oferecendo entrega rápida e confiável. O marketplace oferece quatro opções de logística aos vendedores.

Além disso, a Amazon oferece serviços como o streaming Amazon Prime e a plataforma de serviços em nuvem Amazon Web Services (AWS).

Shopee

Fundada em Cingapura, a Shopee chegou ao Brasil em 2019, transformando a forma de vender online.

Maiores marketplaces do Brasil Shopee

Uma das tradições orientais que a marca trouxe é a realização de mega promoções em datas iguais, como 11/11 e 05/05, com cupons de desconto que aquecem as vendas. Em 11/11 de 2023, a Shopee afirma ter alcançado US$ 1 bilhão em vendas globais.

Com promoções agressivas, gamificação da experiência de compra e forte presença nas redes sociais, a Shopee se destaca como uma plataforma em crescimento constante e um dos maiores marketplaces do Brasil.

Magazine Luiza

O Magazine Luiza é um exemplo de uma loja tradicional de varejo que se reinventou e agora é bem sucedida no e-commerce brasileiro.

Em maio de 2023, as vendas online superaram as vendas físicas. O Magazine Luiza Marketplace faturou R$ 4,4 bilhões nos primeiros três meses de 2023, enquanto a loja física alcançou R$ 4,2 bilhões no mesmo período. Esse marco consolidou o Magalu como um dos maiores marketplaces do Brasil.

O Magazine Luiza se destaca pela integração com as lojas físicas em todo o país, permitindo que os clientes comprem online e retirem os itens presencialmente.

Para atrair mais vendedores, o Magazine Luiza criou o Parceiro Magalu, uma iniciativa que vai além do marketplace, focando em vendedores independentes e microempreendedores que desejam vender com porcentagens mais baixas e contam com o apoio do Magalu para aumentar as vendas.

Dicas para escolher o marketplace ideal

Depois de conhecer os maiores marketplaces do Brasil e entender as vantagens de cada um, é hora de escolher onde começar a vender. A escolha do mercado ideal para seus produtos pode levar em conta diversos fatores. Aqui estão algumas dicas:

  1. Público-alvo: Defina seu público-alvo e avalie em qual marketplace você encontrará mais consumidores com o perfil adequado. Isso aumentou suas chances de sucesso.
  2. Comissões e taxas: Compare as taxas cobradas por cada marketplace e escolha a opção mais vantajosa para o seu negócio. -se de que não terá prejuízos.
  3. Suporte ao vendedor: Verifique se o marketplace oferece suporte aos vendedores, como conteúdo gratuito para ajudá-los a utilizar a plataforma de forma eficaz.
  4. Nicho de mercado: Se você atua em um nicho específico, analise os marketplaces e escolha aquele que oferece melhor visibilidade para o seu nicho.
  5. Integrações: Avalie as integrações disponíveis para cada marketplace com plataformas de gestão de pedidos e logística. Integrações facilitam o dia a dia das vendas, automatizam processos e podem reduzir erros.

Ao considerar esses fatores, você poderá escolher o marketplace que melhor atende às necessidades do seu negócio e aumentar suas chances de sucesso nas vendas online.

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