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Copy para Email Marketing

Escrever um e-mail de Marketing e Vendas pode parecer simples, mas exige o uso de técnicas capazes de aumentar a conversão e a eficiência do seu texto. E a IA pode ajudar nessa tarefa.

O que é Copy para Email Marketing?

Copy, ou redação persuasiva, é a arte de escrever bons conteúdos com o objetivo de motivar e influenciar o leitor a tomar a decisão desejada.

É um conjunto de técnicas muito utilizado na comunicação das empresas via Email Marketing. Isso ocorre porque pode ser empregado em todos os estágios do funil: desde a nutrição, para guiar o usuário até o momento da compra, até o pós-venda, auxiliando o cliente a ter sucesso com seu produto e incentivando a recompra.

Já pensou em tornar seu negócio mais lucrativo apenas aumentando a eficiência do seu copy para Email Marketing? É exatamente esse o objetivo que um time de Marketing e Vendas tem ao colocar em prática esse formato de escrita otimizada.

Por que devo me preocupar com o Copy para Email Marketing?

Você já deve ter recebido uma série de e-mails de diferentes empresas — e talvez ignore boa parte deles. O copy para Email Marketing é usado justamente para que a comunicação chame a atenção do destinatário e não passe despercebida em sua caixa de e-mail.

Dessa forma, é possível otimizar o texto do assunto e do conteúdo do e-mail, aumentando as chances do público abri-lo, consumir o conteúdo e, quem sabe, clicar no Call to Action.

No final das contas, pensar na forma que você escreve a mensagem pode parecer um pequeno passo. No entanto, pode fazer a diferença entre um envio que é ignorado pelos seus Leads e aquele que tem uma boa taxa de abertura e taxa de cliques.

O que escrever em um E-mail Marketing?

O que você vai escrever no seu copy para Email Marketing vai depender do objetivo dessa comunicação.

Se você quer chamar a sua base de Leads para um evento, precisa trazer as principais informações sobre ele e sobre como se inscrever. Por outro lado, se o objetivo é conseguir que as pessoas entrem em contato com o seu time de Vendas, vai ser preciso mostrar como a sua empresa pode ajudar e os próximos passos para que entrem em contato.

Portanto, o que você vai escrever está diretamente relacionado à etapa do funil e ao objetivo da mensagem. Mas, as técnicas de redação persuasiva podem ser usadas independentemente do objetivo do seu e-mail, como você verá a seguir.

Como escolher a abordagem do E-mail Marketing?

É possível construir um copy para Email Marketing de diversas formas. No entanto, existem três elementos essenciais, que irão direcionar a abordagem da sua mensagem:

  • Persona
  • Call To Action (CTA)
  • Assunto do e-mail
  • Persona do Lead

Para quem o e-mail vai ser enviado? São pessoas que se inscreveram em um evento? São pessoas que demonstraram interesse no seu serviço ou produto? Já são clientes?

Definir quem é a persona que vai receber a mensagem e como você vai segmentar esses Leads é o primeiro passo. Afinal de contas, é a partir daí que você vai saber o que e como conversar com esse público, podendo até personalizar suas comunicações.

Um ponto de atenção aqui é: não compre uma lista de e-mails. Receber uma mensagem de uma empresa que você não se relaciona, e sequer sabe como conseguiu o seu endereço de e-mail, pode prejudicar a imagem e a reputação online da marca.

Isto porque, quando uma pessoa recebe uma mensagem dessas, pode apagá-la ou mesmo denunciá-la como spam. Nos dois casos, você pode ser encarado pelos provedores de e-mail como um remetente que compartilha lixo eletrônico, e cair direto na caixa de spam dos seus contatos. E isso é tudo o que você não precisa.

CTA

O CTA é a chamada para a ação do seu e-mail, ação essa que é o objetivo principal da mensagem. É aquele texto ou botão com um link, que vai levar o destinatário para um site, Landing Page ou outra página.

Portanto, se você está divulgando um evento, o CTA é o link da página de inscrições embutido no texto “Inscreva-se agora!”, por exemplo. E esse link ou botão pode e deve estar destacado, seja por meio do negrito, de uma cor e/ou formato diferentes.

É importante notar que cada copy para Email Marketing deve ter apenas uma chamada para ação, para que o leitor não dê atenção para outros links menos importantes. É claro que toda regra tem suas exceções — mas use-as com cuidado.

Assunto do e-mail

O assunto é um dos fatores mais importantes de um copy para Email Marketing. Afinal de contas, se a sua base de Leads não se interessar pelo assunto do e-mail, e não clicar nele, não vai sequer chegar a ler seu conteúdo.

Por isso, capriche no copy do assunto, para instigar o leitor a abrir o e-mail. Aqui, é importante ser transparente com o público, evitando simular uma situação que não existe apenas para chamar a atenção.

Além disso, os provedores de e-mail podem classificar como spam ou até mesmo bloquear e-mails cujo assunto traz termos muito usados como clickbait. Confira alguns exemplos, mas não deixe de pesquisar termos específicos do seu setor:

  • Abra
  • Grátis
  • Clique
  • Crédito
  • Compre
  • Promoção
  • Renda extra
  • Liberdade financeira
  • Como ganhar dinheiro

Qual linguagem utilizar na Copy para Email Marketing?

Mais uma vez, a forma como você vai escrever o seu copy para Email Marketing vai depender do seu público-alvo e, claro, do tom de voz da sua marca.

No entanto, é importante sempre tentar manter uma linguagem clara, direta e simples. O objetivo é passar uma informação, então o ideal é que você faça isso da forma mais eficiente possível.

Ainda, nem todos os seus destinatários terão o mesmo grau de entendimento de termos e ideias específicas. Por isso, é tão importante ser simples na mensagem, garantindo que qualquer leitor entenda o que você quer dizer.

Como fazer uma Copy para Email Marketing?

A seguir, separei alguns passos importantes para que você crie um bom copy para Email Marketing que vai te possibilitar atingir o seu objetivo.

Siga essas etapas na hora de criar um novo texto para e-mail, mas também lembre-se de otimizar aqueles textos que já estão prontos, rodando no seu fluxo de Automação de Marketing.

1 – Garanta que o copy entrega o que promete

Não tem nada mais frustrante para o usuário do que dar atenção a um título bastante chamativo e depois não receber o que foi prometido.

Se você chamou a atenção do leitor pelo seu título, não o decepcione. Antes de enviar um e-mail, sempre questione: o meu conteúdo entrega o que meu título promete?

Por exemplo, se você anunciou uma oferta no título do seu e-mail, responda ao leitor qual é a oferta, quanto o produto ou serviço custava antes e qual o valor atual. Diga, também, se a promoção tem um prazo fixo ou se valerá enquanto durar o estoque.

2 – Personalize sempre que possível

Nossos olhos já estão bem treinados em ignorar mensagens que não foram feitas especificamente para nós. Quando sentimos que a comunicação não foi customizada de acordo com o nosso perfil, não damos a menor importância.

Além disso, o consumidor espera cada vez mais personalização das mensagens e ofertas. Não é à toa que a hiper personalização é uma tendência de Marketing Digital.

Por isso, quando você está escrevendo um e-mail, deve ter em mente que não está escrevendo para uma audiência genérica. Você está escrevendo para uma pessoa que já conhece e que tem uma conexão com você.

Portanto, pense no conteúdo como uma conversa com essa pessoa, chamando-a pelo nome, por exemplo, ou lembrando de uma dor ou necessidade que ela está procurando resolver. Assim, sua comunicação fica muito mais personalizada e as chances do usuário dar valor à sua mensagem são maiores.

Por exemplo, para qual chamada você daria mais atenção?

“Querido cliente”

“Olá, Bruna”

Você concorda comigo que é a opção 2, né?

3 – Use uma linguagem simples

Para o escritor e autor Tom Albrighton:

If your copy seems ridiculously simple, it’s finished (em tradução livre: se sua cópia parece ridiculamente simples, está finalizada).

Imagine o quão ruim seria se o seu leitor desistisse do seu e-mail porque não entendeu o que você quis dizer. Quando isso acontece, todo seu investimento de tempo e dinheiro na criação da campanha é desperdiçado, certo?

Por isso, para aumentar a influência da sua mensagem você precisa simplificá-la ao máximo. Seu conteúdo deve ser fácil a ponto de qualquer um entender. Assim, evite palavras complexas e, sempre que possível, use sinônimos das palavras para garantir a compreensão do usuário.

Por exemplo:

Na frase “nosso produto é disruptivo”, algumas pessoas podem não entender o significado de disruptivo.

Já na frase “nosso produto é inovador” ou “nosso produto é diferente de tudo o que você já viu”, o significado fica muito mais claro para a maioria das pessoas.

4 – Vá direto ao ponto

Quando você abre um e-mail, sempre lê todas as palavras? Provavelmente não. Mas é provável que você procure pontos-chave para avaliar se a mensagem faz sentido e, aí sim, tomar uma ação.

Palavras em excesso tendem a confundir seu usuário e diminuir as chances de sucesso da mensagem. Portanto, encontre uma maneira de resumir o que o usuário irá obter de forma convincente e insira um CTA para a página que ele deve acessar em seguida.

Por exemplo:

Na frase “Gostaria de recomendar que baixe nosso eBook sobre planejamento e conheça as vantagens dessa ação. Quem planeja vai mais longe!” a mensagem ficou longa e cheia de distrações.

Já a frase “Baixe o eBook e conheça as vantagens!” é direta e clara.

Uma dica válida aqui é você se perguntar: essa palavra ou frase agrega valor para o meu leitor ou contribui com o meu argumento? Se a resposta for não, elimine-a.

5 – Crie um senso de urgência

Você já comprou alguma vez na Black Friday? Já prestou atenção porque promoções desse tipo geram tantas vendas? Ela gera senso de urgência, já que somente durante as 24h da campanha você poderá comprar determinado produto com esse preço.

Dessa forma, criar um senso de urgência é uma das técnicas mais poderosas da escrita persuasiva. Isto porque, quanto mais tempo damos ao usuário para tomar uma ação, menor a probabilidade dela acontecer, já que outras distrações podem aparecer e ele se esquecer de você ou da sua oferta.

Nesse sentido, na construção de um copy para Email Marketing há dois momentos fundamentais para usar essa tática. A primeira é no título, para chamar a atenção do leitor, e a segunda ao finalizar o e-mail, para estimular uma ação específica nesse momento.

Por exemplo:

Na frase “promoção de roupas femininas!” não existe urgência em aproveitar a oferta.

Já na frase “APENAS HOJE! Roupas femininas com até 50% OFF” o leitor sabe que a promoção tem duração limitada e, se não clicar agora, não vai ter acesso a ela em outro momento.

6 – Foque em um único objetivo

Seu objetivo não deve ser a meta de taxa de abertura e clique por si só. Essas são métricas intermediárias, que querem dizer apenas que o contato abriu o e-mail e clicou no CTA, mas não necessariamente realizou a ação desejada, como se inscrever em um evento.

Portanto, seu objetivo principal deve estar alinhado ao propósito real da sua mensagem. Mais uma vez, se o objetivo é divulgar um evento, foque no número de inscritos que vieram da sua campanha de Email Marketing.

Aqui na RD Station, por exemplo, nós anunciamos o lançamento de novas funcionalidades de Inteligência Artificial aos nossos clientes com maior chance de se beneficiarem delas. Nosso objetivo com essa campanha não é apenas que o usuário experimente a funcionalidade, mas que faça uso contínuo dela. É assim que sabemos que nosso objetivo foi atingido.

Portanto, antes de começar seu próximo e-mail, pergunte-se:

  • O que busco alcançar com essa mensagem?
  • Como saber se minha ação deu certo?

7 – Use uma linguagem prática no seu chamado para ação (CTA)

É fundamental deixar o objetivo claro para o leitor. Portanto, ele precisa entender em poucos segundos por que está recebendo o e-mail e o que é esperado dele. A melhor maneira de fazer isso é criar um CTA eficaz.

Utilizar uma linguagem prática, com verbos no imperativo ou infinitivo, aumenta a eficácia do seu CTA, orientando o leitor a agir.

Confira alguns exemplos de CTA abaixo:

  • Compre agora
  • Baixe o novo eBook
  • Pegue meu cupom de 30% de desconto
  • Quero receber uma ligação e melhorar minhas vendas!

Por fim, tente colocar seu CTA logo no início, sem que o usuário precise rolar para encontrá-lo. Muitas pessoas não vão ler até o final e podem não perceber a sugestão de ação.

8 – Faça as perguntas certas

Uma técnica persuasiva conhecida, mas pouco dominada, é fazer a pergunta certa ao leitor. A pergunta certa é aquela que só pode ser respondida com sim.

Depois de encontrar a pergunta certa e obter o primeiro sim, o leitor estará mais inclinado a dizer sim novamente para você.

Exemplos:

  • Você não quer ficar de fora, quer?
  • Quer aumentar seus lucros e superar seu concorrente?
  • Você concorda comigo que…?
  • Percebeu que esse é o melhor preço…?

Ao concluir um e-mail usando essa técnica, pergunte a si mesmo: o leitor está dizendo sim? Ele começou a pensar em como pode realizar algo?

9 – O foco do copywriting é o seu usuário!

Nunca se esqueça de que o foco do seu copy para Email Marketing é o usuário, não você.

Você só se destacará quando conquistar a atenção do seu público e se tornar realmente relevante para ele. Esse é o momento de falar sobre você.

Exemplos de copy para Email Marketing

Aqui estão alguns exemplos práticos de como criar diferentes versões de copy para Email Marketing usando as dicas aprendidas aqui.

Email Marketing para divulgar eventos

Um exemplo é o e-mail de divulgação de um evento, como o e-mail usado para divulgar a Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas 2024.

Email Marketing para divulgar promoções

Se o objetivo é divulgar uma promoção, é necessário ser ainda mais persuasivo. Entenda a dor da sua persona e use-a como argumento, como no e-mail usado para divulgar ofertas de Black Friday.

Use o Gerador de Copy para Email Marketing da RD Station

Se deseja ser mais eficiente na criação de copy para Email Marketing, conte com o Gerador de Copy para Email da RD Station!

Essa ferramenta de Inteligência Artificial, desenvolvida e treinada pela RD Station, gera textos que seguem as boas práticas de copy para e-mail. Isso significa resultados mais adequados para otimizar sua estratégia de Email Marketing.

Para usar, insira o objetivo do seu e-mail, o destinatário e o remetente, clique em gerar e-mail. Depois, otimize alguns detalhes com base nas dicas deste artigo, e o texto estará pronto para ser enviado!

O Gerador pode auxiliar profissionais de Marketing, Vendas e empreendedores a criar textos que chamam a atenção e convertem por e-mail. No final, você terá mais tempo para focar na estratégia e alcançar resultados cada vez melhores. Acesse agora o Gerador de Copy para Email da RD Station e aproveite a ferramenta!

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