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Turbinando o Marketing e as Vendas: 3 ferramentas para facilitar

Sabe qual é o papo de otimizar processos? É cortar o tempo perdido em tarefas chatas e repetitivas, saca? É dar aquele jeitinho pra equipe trabalhar mais espertinha, sem perder eficiência.

Ninguém quer perder tempo com coisa boba, né? Quando um negócio investe em otimização de processos, deixa esses perrengues pra trás.

Deixar os trampos mais ágeis sem perder a qualidade não é só enfiar um monte de ferramenta no meio. Tem que ter um propósito pra cada software, senão não adianta nada.

E aí, como fazer isso na área de marketing e vendas?

Fala aí, vou te dar uma força nessa: neste papo, você vai sacar como otimizar os processos e conferir uns exemplos de ferramentas que podem ajudar.

Bora lá!

Qual é a pegada da otimização de processos?

O trampo principal de otimizar processos é fazer as equipes renderem mais, gastando menos tempo e grana com coisas que não valem mais a pena pra empresa. É dar as manhas pros times mandarem bem com eficiência.

E pra rolar isso, a cultura da empresa precisa estar ligada nesse lance. A otimização de processos precisa andar de mãos dadas com a valorização da galera e com a qualidade de vida no trampo. Sacou?

Então, bora pro próximo passo? Ver como otimizar os processos de marketing e vendas.

Também vale dar uma olhada nesses aqui:

  • Automatização do Marketing: Tudo que você precisa saber
  • Quando Marketing e Vendas trabalham juntos, o crescimento é garantido
  • Planejamento de Marketing e Vendas: o que é e como mandar bem

Como otimizar os processos em Marketing e Vendas?

Agora que você já ligou a luz sobre o que é e por que otimizar processos na firma, como fazer isso nas áreas de marketing e vendas? Se liga nessas 5 sacadas pra mandar bem e ter a automação de tarefas integrada na cultura da empresa.

Mapeia os trâmites já existentes

A primeira pegada pra otimizar processos é saber quais são eles. Começa identificando todo o rolo das atividades de marketing e vendas, inclusive as que se ligam entre as áreas.

Isso engloba um monte de coisa, desde atrair visitantes até fechar as vendas e seguir o pós-venda. Quanto mais detalhado, mais fácil de ver o que pode melhorar.

Metas que dá pra medir

Tu tem as metas do seu trampo na ponta do lápis? E sabe como acompanhar elas de boa? Isso é chave pra organizar os processos em todas as áreas da empresa.

Daí dá pra colocar metas e métricas pros times de marketing e vendas que batem com os objetivos gerais. Pensa em aplicar o OKR – Objectivesand Key Result, que tal? Com isso, dá pra definir metas importantes a cada três meses, vendo o que deu certo e o que precisa melhorar pro próximo round.

Chama os softwares pra dançar

Ter ferramentas de otimização de processos é chave pra ser mais produtivo e esperto nas tarefas. É nesse rolê que rola automatizar um monte de coisa que costuma tomar tempo da equipe.

Dá pra otimizar o envio de emails, a qualificação de leads e o gerenciamento das campanhas de marketing, por exemplo.

Treina a galera

Com tantas mudanças e ferramentas novas, é essencial que a equipe esteja ligada pra não ficar boiando. Cada trampo novo exige um tempo pra aprender, aí a performance melhora legal.

Tudo junto e misturado

Por último, mas não menos importante, é a integração das ferramentas que tu vai usar. Com isso, dá pra otimizar os processos não só do marketing e vendas, mas outras áreas também.

Quer um exemplo? Se um lead muda de status no seu CRM, é bom que a informação chegue rapidinho. E integrar o CRM com outras ferramentas pode fazer isso acontecer sem você precisar mexer um dedo.

Agora, 3 ferramentas que vão te ajudar

Como a gente falou nas dicas, escolher uns softwares é fundamental pra otimizar processos. Separamos 3 que são puro ouro pra essa missão:

A Pluga é um rolê de integração de ferramentas. Dá pra conectar várias sem precisar entender de código. Com isso, dá pra automatizar tarefas que tomam tempo da galera.

O RD Station é um canhão pra otimizar processos de marketing e vendas. Tem uns produtos maneiros, um focado em vendas, outro em marketing e um terceiro no atendimento ao cliente.

A terceira dica é um sistema ERP, que organiza um monte de operações da empresa, tipo controle financeiro, estoque, emissão de notas fiscais e mais.

Pra não esquecer!

Entendeu o motivo da otimização de processos? É dar mais eficiência pro trampo, cortando o tempo que se perde com coisas que dá pra fazer de forma mais esperta.

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