Uma delas é permitir que empreendedores tenham um bom retorno do investimento. Descubra mais nesse texto. E não deixe de conferir vídeos de histórias reais de pequenas empresas que se deram bem com essa estratégia!
O Marketing Digital traz 5 vantagens essenciais para pequenos negócios, que buscam economia e resultados rápidos para crescer. São elas:
- É possível medir cada passo;
- Você pode focar em públicos específicos;
- Atrai visitas gratuitas para o site;
- Cria uma audiência engajada;
- Tem um custo-benefício excelente para negócios pequenos.
A internet mudou completamente como as empresas alcançam seus clientes. Antes, gastavam fortunas em propagandas em TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e panfletos. Era basicamente a única forma de mostrar um produto ou serviço para alguém.
Mas hoje, as pessoas têm muitas opções de mídia, produtos e informações. E, ao mesmo tempo, são cada vez melhores em ignorar anúncios intrusivos ou irrelevantes.
Quando querem comprar algo, as pessoas buscam na internet informações sobre o produto ou empresa, comparando preços, lendo opiniões de outros usuários e ouvindo recomendações de amigos nas redes sociais.
Por isso, hoje em dia, uma propaganda só é realmente eficaz quando agrega valor para o público, sendo relevante, precisa e baseada na permissão. O Marketing Digital tem características que ajudam nisso e permitem um retorno alto sobre o investimento. Vamos ver quais são essas particularidades?
Vantagens do Marketing Digital para Pequenos Negócios
Com o Marketing Digital, dá para ver em detalhes os resultados de cada campanha e saber o que está funcionando ou não. Assim, podemos continuar investindo nas ações que trazem melhores resultados.
Dá para calcular facilmente o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e usar esses dados para tomar decisões.
As métricas dão informações importantes sobre o seu negócio. O monitoramento melhora o marketing, aumenta as vendas e deixa seus clientes mais satisfeitos.
Separar os leads conforme o interesse deles e focar em ações direcionadas é o segundo diferencial do Marketing Digital. Isso é chamado de segmentação.
Com isso, nos relacionamos apenas com o público que está interessado no que temos para oferecer. Isso faz do Marketing Digital uma estratégia menos invasiva e mais certeira do que o tradicional.
Seus potenciais clientes podem estar em momentos diferentes de interesse. Para quem ainda não conhece seu tipo de serviço, uma abordagem introdutória é boa. Já quem está mais perto da compra, pode se interessar por testes ou demonstrações.
Seja por busca orgânica no Google, email, anúncios ou redes sociais, clientes em potencial são atraídos para o site da sua empresa, aumentando as chances de vendas.
E isso pode ser feito de graça. Com estratégias de Marketing de Conteúdo, você pode fazer as pessoas te encontrarem com custo muito baixo.
Produzir conteúdo relevante ajuda a construir uma base de contatos, como emails cadastrados, assinantes de blog, seguidores nas redes sociais, etc.
Com o tempo, esses contatos se tornam um ativo importante para a empresa. Mais do que clientes em um único momento, eles se tornam a audiência da sua empresa.
Isso pode fazer seu negócio se destacar no mercado, trazendo recorrência.
Custo-benefício excelente para pequenos negócios
Juntando tudo isso, o Marketing Digital traz bons resultados mesmo com orçamentos pequenos.
Unindo recursos inteligentes e boas ferramentas, o investimento na internet tem um retorno muito melhor comparado às mídias tradicionais.
Existem softwares que ajudam nisso, juntando todas essas funções em um lugar só. O RD Station Marketing é líder no mercado brasileiro, com planos a partir de 75 reais mensais nos 3 primeiros meses. No final deste texto, você pode testar a ferramenta gratuitamente!
Oportunidades para Empreendedores
Por causa dessas características, muitas empresas têm tido resultados incríveis e, por isso, investem cada vez mais no Marketing Digital.
Para micro, pequenas e médias empresas (PMEs), esses benefícios são ainda mais claros, já que geralmente têm menos recursos para promover seus produtos e serviços.
A internet é um lugar onde boas ideias (simples e diretas) e uma boa execução têm muito mais valor do que dinheiro. No entanto, vários empreendedores e responsáveis pelo marketing das empresas ainda não aproveitam esse potencial, seja por desconhecerem as técnicas e ferramentas, seja por terem medo da complexidade.
Casos de Sucesso de Pequenos Negócios no Marketing Digital
Aqui na Resultados Digitais, ajudamos a descomplicar o Marketing Digital e mostramos diariamente para empreendedores do país que a estratégia na internet pode ser simples, acessível e efetiva.
Mais de 20 mil clientes têm essa experiência. Veja alguns exemplos:
Como a Cão Cidadão cresceu 30% em meio à crise
A Cão Cidadão, rede de franquias de adestramento e comportamento animal, fundada pelo zootecnista Alexandre Rossi, oferece serviços de adestramento em domicílio e consultas de comportamento para integrar o cão na família e na sociedade.
Com o RD Station Marketing, a empresa cresceu 30% em 12 meses em um período de crise econômica no país.
Como a Impacta começou a transformar 80% das oportunidades em alunos
A Impacta é hoje o maior centro de treinamento e certificações da América Latina, com mais de 1,5 milhão de alunos. Para dar um gás na estratégia de Marketing Digital, a empresa confia no RD Station Marketing.
Os resultados são incríveis: cerca de 80% das oportunidades que eles encontram e abordam ativamente estão se tornando alunos. O faturamento do portal EAD cresceu 10 vezes em apenas um ano. E, de quebra, o custo para adquirir novos alunos caiu em 30%.
Como a SBTUR Viagens bombou o seu programa de indicações
A SBTUR é tipo um clube de viagens que ajuda a galera a juntar grana para viajar. Funciona como um plano de assinatura, onde o cliente escolhe o pacote que cabe no bolso e paga mensalmente.
Depois de se ajustar e se jogar no RD Station Marketing e no Inbound Marketing, a empresa viu resultados rapidinho.
Com conteúdo de qualidade e muitos posts, o blog da empresa virou um sucesso, pulando de 40 mil para 80 mil visitantes por mês. Agora, o número de indicações recebidas triplicou e o custo para adquirir novos clientes pelo programa de indicação caiu pra valer, uma redução de 85%.
Como o Clube do Malte detonou nas vendas usando email marketing
O Clube do Malte é um e-commerce que é expert em Cervejas Importadas e Especiais. A venda de cerveja online começou em 2011. Eles têm uma loja maneira que inclui um restaurante, um bar e um empório.
Depois de adotar o RD Station Marketing e ver as chances de fazer páginas e campanhas de email, a equipe se jogou no desafio do Inbound Marketing.
Só olhando os dados da galera que chegou via Email Marketing, a loja online teve um crescimento de mais de 120%. Se for olhar só as transações por Email Marketing, a grana gerada acompanha esse aumento e cresce mais de 155% em vendas.