No Brasil, o Dia do Vendedor é celebrado em 1º de outubro desde 1937, após uma decisão dos países participantes do 1º Congresso Pan-Americano de Viajantes, Representantes e Agentes do Comércio.
À medida que a data se aproxima, muitos gestores começam a buscar maneiras de comemorar o momento com suas equipes de vendas, e existem vários recursos disponíveis na internet sobre o assunto. Eles oferecem sugestões para realizar happy hours, atividades de integração, escolha de brindes e uma variedade de mensagens e frases motivacionais.
Neste artigo, apresentaremos uma abordagem um pouco diferente para o Dia do Vendedor. Continue lendo para entender como você pode verdadeiramente celebrar esta data com sua equipe, fugindo dos clichês e proporcionando mais valor aos seus profissionais!
Por que evitar os clichês no Dia do Vendedor?
A verdade é que existem várias razões para evitar clichês nesta data, mas a principal delas é a seguinte: as comemorações tradicionais já não são eficazes para engajar o vendedor moderno.
As empresas estão cada vez mais focadas em inovação, porque o mercado exige isso. Vivemos em um cenário de mudanças rápidas, com novas tecnologias e tendências que moldam o comportamento do consumidor constantemente, e é preciso se adaptar.
Hoje em dia, vender requer muito mais do que apenas talento, como já discutimos em um post anterior sobre a profissão de vendas na era digital.
Além de ser persuasivo e habilidoso em persuadir, o vendedor que deseja se destacar no ambiente comercial moderno precisa desenvolver diversas competências. Isso inclui as chamadas soft skills, ou habilidades comportamentais, como inteligência emocional, resiliência e comunicação interpessoal, além de dominar ferramentas e técnicas de abordagem e discurso de vendas.
Cartões com mensagens de agradecimento e motivação são bem recebidos e têm um efeito positivo imediato, mas logo são esquecidos em alguma gaveta. Brindes e presentes são sempre uma boa escolha para agradar, mas é preciso ir além.
Nenhuma ação de comemoração pode substituir a falta de estrutura e recursos para que um vendedor se sinta capacitado e empoderado em sua função, satisfeito com o trabalho e capaz de alcançar as metas desejadas.
Isso não significa que você não deva investir em ações de engajamento interno e reconhecimento em datas comemorativas. No entanto, essas ações devem ser vistas como complementos, e não como o único esforço da empresa.
O que significa empoderar equipes de vendas?
O termo “empoderamento” tornou-se famoso nos últimos anos, geralmente no sentido de que uma pessoa empoderada é segura, forte, focada e assertiva. No entanto, gostaria de expandir um pouco mais esse conceito aqui.
A RD Station recentemente lançou uma metodologia de gestão de vendas chamada PEACE, que se baseia em 5 pilares: Processo, Empoderamento, Abordagem, Conversão e Evolução.
O pilar de Empoderamento apresenta uma visão diferente do conceito comum. Estamos falando de um empoderamento coletivo, que afeta o indivíduo, mas que surge e se manifesta no contexto de pertencimento, trabalho em equipe e parceria.
Equipes de vendas empoderadas são aquelas em que os vendedores não esperam passivamente que um chefe diga o que fazer ou cobre resultados apenas na última semana do mês para darem o seu melhor.
São equipes empoderadas aquelas em que os vendedores não se perdem na competição com os colegas de equipe, pois compreendem que as metas, embora individuais, também são um objetivo coletivo. Eles se ajudam mutuamente em busca do objetivo comum.
Isso só é possível com uma gestão de vendas que valoriza a ideia de ter uma equipe que trabalha em conjunto. No contexto da metodologia PEACE, a instrutora Juliana Tubino expressa bem esse conceito com a seguinte frase:
Depender de talentos individuais pode até gerar resultados positivos em momentos específicos, mas trabalhar sozinho não é suficiente para vencer a competição.
Como presentear sua equipe de vendas todos os dias, além do Dia do Vendedor?
Tendo isso em mente, nossa sugestão para comemorar o Dia do Vendedor é olhar para sua operação e se perguntar: o que minha equipe gostaria de ter todos os dias, e não apenas no dia 1º de Outubro?
Se eu pudesse criar uma lista de bons “presentes” e ações, incluiria o seguinte:
- Um playbook de vendas.
- Treinamentos regulares.
- Role plays e simulações para situações específicas, como a abordagem de clientes mais desafiadores ou a venda de novos produtos.
- Onboarding bem estruturado para novos vendedores.
- Ferramentas de qualidade para o trabalho diário.
- Rituais de gestão individual focados no desenvolvimento.
- Reconhecimento e incentivos contínuos.
Aprofundando um pouco mais em cada um desses pontos:
A verdadeira capacitação de sua equipe de vendas começa com um processo comercial bem definido, documentado, testado e validado. Se você ainda não tem um, um playbook de vendas é o melhor presente que você pode dar à sua equipe no Dia do Vendedor!
Se quiser, você pode baixar gratuitamente um modelo editável de playbook que já ajudou milhares de empresas a dar esse importante passo. Faça o download aqui!
Outra maneira excelente de deixar seus vendedores felizes e motivados é fornecer as ferramentas certas para o trabalho diário. Isso aumentará a produtividade e o alcance das metas se tornará natural!
Investir em um bom CRM de vendas facilitará o registro automático de negociações, a centralização de informações e o acompanhamento confiável dos resultados. Isso tornará mais fácil avaliar o desempenho e entender o que precisa ser feito para continuar crescendo.
Vendedores engajados e comprometidos
No entanto, processos e ferramentas são eficazes apenas se a equipe estiver engajada. Ninguém se conecta a algo que não acredita ou não considera valioso. Portanto, é essencial treinar a equipe, realizar simulações e ajustar o processo com base no feedback e na aprendizagem.
Dessa forma, você envolve sua equipe no processo e os torna parte ativa, em vez de meros executores.
Rituais de gestão são fundamentais para construir um senso de empoderamento, pertencimento e identificação dos vendedores com a cultura e os processos da empresa. Estabeleça rituais regulares para avaliar o desempenho e desenvolvimento, indo além das metas mensais, tanto individualmente quanto em grupo.
Aqui na RD Station, durante reuniões individuais, nossos líderes de vendas não se limitam a discutir metas e previsões. Eles também ajudam os vendedores a melhorar a organização do tempo e planejar as atividades, como apresentações, prospecções e estudos.
Capacite as pessoas com base no processo, acompanhando de perto o dia a dia de trabalho e a implementação e uso de ferramentas. Compartilhe dicas de produtividade para que os profissionais possam se organizar e alcançar melhores resultados.
Os feedbacks são essenciais e não devem ser apenas críticas negativas. Reconheça as boas práticas dos vendedores mais engajados, que representam a cultura da empresa e são exemplos para o restante da equipe.
Outra sugestão é permitir que profissionais mais experientes atuem como mentores para os novos contratados durante o processo de integração. Na RD Station, comprovamos que um vendedor que passa por um onboarding bem estruturado quando entra na empresa consegue gerar 30% mais resultados em um ano!
Como melhorar a rotina de seus vendedores neste Dia do Vendedor?
Se você leu até aqui, já entendeu que nossa abordagem sobre o Dia do Vendedor vai muito além de um simples happy hour ou de brindes corporativos. Se concorda com o que compartilhamos neste artigo, compartilhe com sua equipe ou nas redes sociais e marque a Publique-se Digital.