Copy para vendas: o que é, dicas e como usar técnicas de escrita para vender mais
Muito se fala sobre o uso de técnicas de copywriting aplicadas à área de Marketing. Porém, o que muitos não sabem é que a escrita persuasiva pode também ser valiosa para as equipes de Vendas.
Com o copy para vendas, os profissionais podem convencer potenciais clientes a fechar negócio com mais facilidade. E o melhor é que a estratégia pode ser aplicada a diversos canais, como emails, apresentações e mensagens de WhatsApp.
Confira as dicas que preparamos sobre como fazer copy para vendas da melhor maneira!
O que é copy para vendas?
O copywriting é um conjunto de estratégias aplicadas à escrita, que servem para fazer com que os consumidores realizem diversas ações, seja baixar um material ou fechar um negócio.
O copy para vendas, portanto, consiste na aplicação dessas técnicas de copywriting ao processo de vendas, com o objetivo de convencer potenciais clientes a realizarem ações que levem à compra do produto ou serviço.
Os vendedores podem aplicar o copy para vendas em diversas ações do dia a dia, como na hora de montar uma apresentação comercial, ao enviar uma proposta por email ou ao escrever uma mensagem de follow-up no WhatsApp, só para citar alguns exemplos.
Como fazer um bom copy para vendas?
Certo, agora você já conhece o conceito. Mas como fazer para colocar em prática? Não existe fórmula mágica. Para dominar o copywriting e, por consequência, o copy para vendas, o segredo é praticar e fazer testes para entender o que funciona melhor.
Trazemos, a seguir, algumas dicas que você pode utilizar:
Conheça bem seus potenciais clientes
Parece básico, mas precisamos começar pelo essencial. Para personalizar suas copys e atingir em cheio seus clientes em potencial, é necessário saber quem eles são.
Isso passa, por exemplo, por conhecer bem suas dores e objeções, o que é possível descobrir ao consultar ferramentas como CRM e plataforma de automação de marketing como a RD Station Marketing, que, se bem utilizadas pela empresa, devem trazer dados como histórico de consumo de conteúdos e de interações com a empresa.
Tenha em mente os objetivos, desafios e a maneira como pode ajudar o prospect. Tente mostrar como as características do seu produto ou serviço podem auxiliar a alcançar as metas e a superar as dificuldades.
Conte uma história
Uma maneira de se diferenciar dos concorrentes é investindo em um bom storytelling.
Conte uma história que ajude os leitores a se conectarem com seus produtos e serviços. Compartilhe aprendizados e detalhes que mostrem que os vendedores se importam com os prospects além dos números. Isso é válido mesmo para os negócios B2B.
Depoimentos e cases de sucesso são bastante úteis aqui, ainda mais se vierem de empresas do mesmo segmento do potencial cliente. Escreva uma introdução que se conecte com as dores do seu prospect ao enviar os materiais.
Use a linguagem dos seus potenciais clientes
Em vez de enviar um texto genérico, com uma linguagem distante, você pode adaptá-la ao seu público. A ideia não é forçar a barra, mas fazer pequenas adequações que aproximem o vendedor dos potenciais clientes.
Foque nas dores enfrentadas pelos prospects
Leve em consideração, também, as dores que os clientes enfrentam. Falamos sempre sobre a importância de ter uma abordagem consultiva durante a venda, mostrando real interesse em ajudar. Isso deve transparecer também nos seus copies para vendas.
Tenha atenção à estrutura do copy para vendas
Uma boa prática de copywriting é tornar o conteúdo fácil de ser lido e compreendido. Além de uma escrita clara e objetiva, você pode:
- Usar frases curtas
- Destacar trechos importantes usando negrito
- Utilizar bullet points para fazer listas, em vez de grandes blocos de texto
- Ao final das suas mensagens, inclua um Call-to-Action (ou chamada para ação) atrativo e fácil de compreender
Faça testes
Que tal escrever mais de uma versão para uma mesma mensagem e fazer testes A/B com grupos pequenos de clientes para ver qual delas trouxe mais resultados? Isso deve trazer uma ideia da efetividade de cada copy.
Crie templates
Com base em todas essas dicas, você pode criar templates de email, mensagens e outros formatos para ganhar produtividade na hora de entrar em contato com os potenciais clientes.
Isso não quer dizer que você deve enviar a mesma mensagem para todos. É interessante customizar a comunicação com cada prospect. Mas ter os templates salvos pode servir de base para facilitar o seu trabalho.
Em ferramentas como o CRM, as equipes de vendas conseguem, ainda, salvar os templates, editá-los e enviá-los facilmente.