Montar um e-commerce não é uma tarefa tão fácil como muitos pensam por ai, uma loja virtual vai muito além de ser apenas uma solução para ter uma de renda extra, requer tempo, investimento e o principal muito planejamento para que ela esteja bem ESTRUTURADA e faça aquilo que precisa ser feito, gerar leads e consecutivamente, vendas.
Se você quer ser bem sucedido, o passo a passo é o mesmo que uma loja física, e além disso outro ponto a ser observado, é o investimento, muitas vezes (já ouvimos muito isso) pensam que ter uma loja virtual é muito mais barato, e realmente é mais barato, mas nem tanto.
Antes de se jogar nesse novo ramo, você deve ter um plano de negócios em mente com as seguintes perguntas já sanadas:
- Quem somos;
- Quais são meus fornecedores;
- Qual plataforma usar;
- Como vou atrair meus clientes;
- Quais serão meus meios de pagamento;
- Como vou garantir a segurança de dados dos meus clientes;
- Como vou entregar;
- Como farei o meu pós-venda;
- E se o cliente quiser trocar o meu produto;
- Quais serão os meus custos.
Todos esses dados precisam ser bem estudados, pois muitas plataformas já dão meio caminho andado, mas será que é o caminho certo para você? São nesses detalhes que você precisará se atentar!
Sabendo disso, voltemos a falar sobre o investimento. Ele não é tão alto quanto a uma loja física, mas para abrir um e-commerce de qualidade, é preciso de um pouco de investimento sim. E nós vamos te dizer quais, vamos lá:
Identidade Visual: Em uma loja física o que chama atenção é o design do projeto, beleza, cuidado e higiene do espaço, já na loja virtual, sua reforma será uma identidade visual que atraia o seu público alvo, aliada a um bom layout responsivo;
Domínio: Um dos principais meios de segurança para gerar confiabilidade no seu cliente virtual, é ele ver que o seu domínio está registrado, como por exemplo: registrado.com.br, seu e-mail como blablabla@sualoja.com.br;
Plataforma: Existem muitas plataformas em que você faz seu site sozinho, mas será que elas atendem sua necessidade? Muitas hoje em dia te dão alguns dias grátis, então teste. E se quiser algo mais profissional, como investir em uma plataforma que seja 100% responsiva, fale com um profissional da área;
Segurança: Investir em um ambiente seguro é o ponto principal do negócio virtual. Existem muitos gateways que garantem a segurança dos dados atrelados ao seu e-commerce, não repense sobre isso, não investir neles pode se tornar um grande problema a curto prazo;
Marketing: Hoje existem muitos sites que vendem o mesmo produto que você, assim como lojas físicas também, então pense, quem será que vai chegar primeiro no cliente?! Aquele que se promove ou aquele que não?! Pode ter certeza que se você tiver um e-commerce perfeito, mas não autopromover-se, não irá se destacar e nem aparecer nos buscadores, como por exemplo, o google, e assim seu concorrente chegará primeiro no seu possível cliente.
Portanto, para abrir sua loja virtual você terá que dispor de um bom tempo para obter o sucesso desejado. Inicialmente o caminho pode até parecer (e realmente ser) mais fácil, mas tenha certeza de que se você não se doar, irá fazer parte daqueles que não conseguem lucrar com o seu negócio.