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O comportamento do consumidor mudou durante a quarentena

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Conforme o novo vírus continua se espalhando, o comportamento do consumidor dá alguns sinais de mudança, a quarentena e essa preocupação de estar em local público, fornecem ótimas oportunidades para o comércio eletrônico e conforme o tempo passa, os consumidores optam cada vez mais por meios digitais para fazerem suas compras, afim de evitar idas até as lojas físicas, criando assim, novos hábitos de compras, que sem dúvidas vão permanecer até mesmo depois que o isolamento social acabar. As compras digitais se tornarão o novo normal para os consumidores.

E assim, as lojas físicas que não tinham lojas online, começarão a trabalhar também com o comércio eletrônico, inclusive os mercados, se modernizando. Em geral, as vendas online estão aumentando por que o consumidor está passando a maior parte do tempo dentro de casa durante a quarentena, prezando por sua saúde e garantindo maior comodidade.

É sabido que o cliente é omichannel, então as empresas precisarão ser também. O mesmo trata-se do “offline”, que é quando o cliente compra na loja física ou vai até lá apenas para experimentar o produto. É uma realidade que o varejo precisará estar preparado.

O psicólogo Paul Marsden diz que: “A compra de pânico pode ser entendida como uma resposta às nossas três necessidades fundamentais de psicologia”.

As 3 necessidades são:

Autonomia (ou a necessidade de se sentir no controle de suas ações);

relacionamento (a necessidade de sentir que estamos fazendo algo para beneficiar nossas famílias);

competência (a necessidade de se sentir como compradores inteligentes fazendo a escolha correta).

É notável que o desempenho do varejo online foi superior durante a quarentena, portanto, esperamos que o comércio online aumente, conforme se torna o foco preeminente do consumidor.

É claro que algumas categorias de vendas cresceram mais que as outras desde que foi decretado o isolamento social, como por exemplo o de alimentos e bebidas. Buscas como “entregas perto de mim” cresceram em uma margem de 200% no mês de março no Google, segundo a pesquisa da Compre&Confie.

A ABComm diz que as vendas pela internet aumentaram 30% durante as primeiras semanas do mês de abril. Inclusive, o presidente da ABComm afirmou que muitos consumidores que nunca tinham feito nenhuma compra online fizeram agora durante essa quarentena.

Sabendo disso, com o intuito de minimizar o contato humano, muitas empresas americanas começaram a experimentar algumas soluções de ponta a ponta, “sem contato”, usando drones e veículos não tripulados.

Os empreendedores, devem estar dispostos a aprender e mudar constantemente diante no novo normal, pois esse mercado online é bem dinâmico, e a única certeza que temos é a frequente mudança. É um aprendizado por toda a vida e as empresas que se adaptarem a essa realidade com mais facilidade, irão se destacar e até mesmo deixar sobreviver para viver, na medida do possível.

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