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5 Dicas para fazer home office durante a quarentena do COVID-19

Ficar em casa, em um breve isolamento, é uma das medidas tomadas para diminuir o contágio do novo vírus COVID-19 (Coronavírus), então resolvemos ressaltar algumas dicas para vocês sobre como ser produtivo no home office nesse período.

Com o crescimento dos novos casos confirmados no Brasil, as recomendações dadas foram para que todos evitassem aglomerações, na intenção de diminuir as chances de contágio, e sendo assim, diversas empresas começaram a liberar seus colaboradores para o home office pelos próximos dias, organizando rotinas de marcação de ponto online, reuniões breves pela manhã afim de alinhar tarefas, definir metas diárias e entre outras pertinentes a cada área.

Mas o principal ponto para se ter atenção nesse processo será o da comunicação, que em alguns casos, infelizmente não fluirá naturalmente, considerando que muitas pessoas não possuem o costume de praticar home office. Então sabendo disso, confira abaixo como se adaptar para esse período de “confinamento”:

  1. Nesse primeiro momento será necessário obter uma adaptação mais rápida, sendo assim, os empregadores deverão estar atentos as estruturas tecnológicas necessárias que a empresa deverá oferecer aos funcionários, seja em equipamentos adequados ou até em acesso à internet, e então se perguntar: “Vai ser viável todos realizarem o Home Office?”, além de mapear todos os demais imprevistos, claro.
  2. Como dissemos, é importante combinar com o seu time qual será a melhor estratégia para manter comunicação da empresa, para assim evitar a dificuldade do funcionário em se adaptar a uma tecnologia desconhecida.Sobre ferramentas que podem agregar nessa questão, ressaltamos o WhaSkype, Slack, Google Hangouts, Zoom ou Trello, você decide qual é o melhor para sua área!
  1. Priorize videoconferências e videoschamadas para as reuniões, até porque sem ver a expressão das outras pessoas, muitas podem se confundir com a intenção da fala, podendo gerar desentendimentos e ruídos na comunicação.
  2. Um gestor deverá acompanhar todas as operações, mesmo que remotas, ouvindo os incômodos que possam surgir e combinando os detalhes com os envolvidos. É importante ter um cuidado especial com a cobrança e a administração do tempo: estar mais tempo online, não significa que a equipe está mais produtiva. A dica aqui é que combine entregas periódicas, seja na semana ou seja no dia, para cada time, de acordo com a necessidade de cada trabalho.
  3. Outra dica importante é que mantenham a rotina normal. Mesmo estando em casa, é importante se arrumar como se fosse para o escritório. Óbvio, que não é necessário colocar jeans e tênis ou até mesmo um terno e gravata, mas é bom estar pelo menos formal para uma possível videoconferência. Essa prática evita a preguiça e ajuda a manter a confiança em si próprio.

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