Campanhas em canais como Google, resumem que para ganhar dinheiro é necessário investimento. Existem alguns investimentos que auxiliam a performance do site, alguns mais difíceis de serem sustentados ao longo do tempo, e alguns com técnicas diferenciadas.
Para o bom desempenho de um e-commerce, ferramentas como o SEO tornam-se cada vez mais utilizadas como maneira de captar tráfego.
A maioria dos e-commerces já utilizam a criação de conteúdo personalizado, configurações de meta tags e análises de volume nas buscas. Por conta disso é importante saber que o SEO vai além de palavras chave, e que alguns pontos são muito importantes e devem ser levados em conta.
Por exemplo: Uso de dados estruturados, canonicals para variações de páginas de um mesmo produto, edição de sitemap, e algumas outras funcionalidades como redirecionamentos automáticos ajudam a evitar perda de posição.
Performance do site
Mesmo com todas essas estratégias, o mais importante é uma boa performance. A experiência do usuário, e fatores relacionados tem muita importância para os critérios de ranqueamento.
Código fonte limpo, velocidade de carregamento, e uma boa arquitetura do site ganham destaque nos fatores que influenciam uma boa performance.
O papel da plataforma de e-commerce nos resultados é importante, pois proporcionam uma solução de qualidade revertendo visitas e conversões.
Os agentes que contribuem para a performance de sites
Desenvolvimento de site, redatores e gestores de conteúdos, imagens e social mídia são fatores que contribuem para a performance dos sites, cada um com suas responsabilidades e contribuições.
A equipe de desenvolvimento precisa ter uma programação otimizada e orientada para performance.
É necessário preparar a infraestrutura que comporte a expectativa do time. Além do preparo é preciso monitoramento e revisão de acordo com o crescimento e projeções.
A equipe de marketing como um todo precisa selecionar bem as ferramentas que o ajudarão a potencializar a estratégia.
Com todos esses agentes bem entrosados é garantida uma performance eficiente, que traga resultados efetivos para o negócio.
Conclui-se que as variáveis andam juntas, já que uma boa arquitetura não traz sozinha melhor ranqueamento. Porém estratégias para ranqueamento sem uma base condizente de estrutura não é suficiente.
É essencial conhecer as possibilidades e fazer bom uso delas, além de avaliar se a solução continua atualizada e competitiva.