10 Modelos de Email Marketing que realmente funcionam e vão aprimorar as campanhas de e-mail da sua empresa
Preparamos uma lista prática com modelos de Email Marketing para desenvolver as suas campanhas, com exemplos reais aplicados no RD Station. Confira já!
Antes de falar sobre modelos de email marketing, seja sincero. Você já deve ter se perguntado se vale a pena dedicar tempo para as campanhas de Email Marketing, certo? A resposta provavelmente é: sim!
Uma pesquisa da McKinsey & Company afirmou que o email é 40 vezes mais eficiente para conquistar novos clientes que o Facebook e o Twitter. Esse é apenas mais um dos dados que apontam para o Email Marketing como sendo eficaz na aquisição de clientes.
Uma campanha de email dá a chance de falar com os Leads de forma mais segmentada e personalizada e pode ser usada para oferecer produtos e ofertas, notícias, enviar newsletters e por aí vai.
No entanto, pode chegar um momento em que você não consegue mais pensar em nada de valor que possa ser enviado aos seus Leads. É aí que o nosso artigo entra pra te ajudar.
Apresentaremos aqui alguns modelos de Email Marketing que vão te ajudar a ter mais clareza sobre o que enviar aos seus Leads e como nutri-los e incentivá-los a conhecer o seu produto.
Mas, antes de partir para a parte prática e conferir exemplos de templates de email, separamos alguns dos principais erros cometidos pelos profissionais de marketing na hora de elaborar os emails para os Leads. Fique atento para não estar cometendo esses erros, combinado?
Principais erros cometidos na hora de criar campanhas de email marketing
1. Não analisar a jornada de compra do Lead na hora de enviar um email
Ao cometer esse erro o profissional de marketing está deixando de identificar maneiras de nutrir os Leads conforme as etapas do funil de vendas, ou seja, acabam enviando emails de vendas agressivos para Leads que ainda não estão prontos para realizar a compra do seu produto ou serviço.
O ideal é criar modelos de email baseados em cada etapa da Jornada de Compra do Lead:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração da solução;
- Decisão.
Um levantamento feito pela consultoria Newzoo demonstrou que o Brasil está em quinto lugar no ranking global com maior número de usuários de smartphones. Os dados demonstram que mais da metade da população brasileira realiza compras online, acessa redes sociais e faz cursos através dos smartphones. Portanto, não se preocupar com a visualização mobile na hora de construir seus emails é um grande erro.
Os modelos de email marketing que apresentaremos a seguir foram criados com o editor do RD Station Marketing e possuem aplicação automática de responsividade, facilitando assim a visualização do email em dispositivos móveis.
3. Não personalizar as campanhas de Email Marketing
Da mesma forma que é importante analisar a Jornada de Compra do Lead na hora de enviar um email, é essencial criar copys e layouts personalizados para os Leads.
Além disso, ao montar um modelo de Email Marketing no RD Station Marketing você pode fazer isso usando as diferentes variáveis disponíveis. Esse passo simples pode melhorar (e muito) a experiência dos seus Leads.
4. Realizar um planejamento de Email Marketing, mas não colocá-lo em ação
Tem um capítulo do livro Hábitos Atômicos, best-seller escrito por James Clear, que se aplica totalmente a este tópico. No capítulo, Clear apresenta a diferença entre planejamento e ação:
“Quando você está em movimento, está planejando, criando estratégias e aprendendo. São todas coisas boas, mas não produzem um resultado. A ação, por outro lado, é o tipo de comportamento que produzirá um resultado. Se eu descrever 20 ideias de artigos que quero escrever, isso é movimento. Se eu realmente me sentar e escrever um artigo, isso é ação.”
Consegue perceber a diferença? Então, antes de criar seus modelos de Email Marketing, que tal reavaliar se você está colocando em prática tudo o que planejou?
5. Não analisar as métricas dos emails enviados
Saber que modelo de email está dando mais resultado não será uma tarefa fácil se você não analisar os resultados.
Ao conferir os dados das suas campanhas de email, é possível extrair insights que podem ser aplicados na hora de construir um novo email.
No RD Station Marketing é possível analisar facilmente algumas métricas que indicam o que está ou não está dando certo em suas campanhas.
10 modelos de Email Marketing para você usar nas suas campanhas
1. Email de divulgação de evento
Use o poder do Email Marketing para divulgar eventos e capturar Leads. Mas, sempre lembrando que o segredo é enviar o conteúdo certo para o momento certo que o Lead se encontra na Jornada de Compra.
Confira abaixo um exemplo de email de divulgação de um webinar sobre como criar defensores de marca nas redes sociais:
Dica: faça teste A/B do assunto
Cada marca possui públicos diversificados com comportamentos que podem variar muito, por isso é tão importante testar e testar.
Você só saberá o que atrai o seu público se realizar testes e, sabendo disso, o RD Station Marketing oferece a funcionalidade de testes A/B para os assuntos do email, grandes responsáveis pelas taxas de abertura.
Para isso, basta acessar o menu Relacionar > Email e clicar em Criar email. Em seguida aparecerá três opções:
- Email Marketing
- Modelo/Fluxo de automação
- Teste A/B para assunto de email.
Selecione Teste A/B para assunto de email e crie seu teste.
Ao final você terá criado dois assuntos para o mesmo email, onde 50% dos seus Leads receberão a versão A e os 50% restantes receberão a versão B.
Ao final da campanha de email é possível conferir o desempenho de cada versão, clicando no nome da campanha na página inicial de Email Marketing e acessando a aba de Estatísticas.
2. Newsletter
Usar as newsletters para criar um relacionamento com os Leads é uma estratégia de nutrição que pode render bons resultados.
Nesse formato de email a ideia é enviar regularmente (semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente) uma newsletter com conteúdos relevantes para a sua lista de Leads. Tente segurar a vontade de ficar falando sobre si próprio nesses emails.
Dica: utilize imagens, cores, colunas e divisores no email
Não é nenhuma novidade dizer que a atenção dos leitores na internet é dispersa. De acordo com Jakob Nielsen, cientista da computação e inventor das chamadas heurísticas de Nielsen, 80% dos visitantes de um site não vão ler letra a letra e vão avaliar primeiro os elementos visuais mais relevantes.
Ou seja, isso significa que os elementos visuais conseguem prender a atenção dos leitores mais facilmente. Portanto, usar esses elementos com eficiência pode ser a chave para que o seu email cumpra o objetivo.
Na hora de estruturar o modelo do email marketing, procure adicionar imagens, cores, colunas ou divisores. Confira abaixo onde encontrar esses elementos usando o RD Station Marketing:
Imagens, cores e divisores:
Colunas:
3. Email de divulgação de eBook
Apesar de ser um conteúdo muito comum encontrado na internet, os eBooks que possuem um conteúdo aprofundado e uma diagramação atrativa são sucesso nas estratégias de Email Marketing. Por isso, não subestime o poder desse modelo de email marketing!
Criar estratégias de Marketing de Conteúdo envolvendo a divulgação do eBook por email é uma forma de educar os Leads e incentivá-los a seguir na jornada de compra.
Dica: crie um Call-to-Action (CTA) de compartilhamento por WhatsApp
Quem nunca sentiu a necessidade de indicar para um amigo um conteúdo que gostou? Isso é um gesto natural do ser humano e está na hora de facilitar essa ação!
Adicione um CTA de compartilhamento de conteúdo em seus emails e aumente o famoso marketing boca a boca.
No exemplo a seguir, o CTA encaminha o Lead para compartilhar o eBook por WhatsApp e isso é realizado no RD Station Marketing adicionando um link na configuração do botão do email.
4. Email com cases de sucesso
Caso o seu Lead esteja na etapa do Funil de Vendas em que se encontra preparado para saber mais sobre a sua empresa/produto/serviço, construa um modelo de email marketing contando casos de sucesso com seus clientes anteriores.
Prepare um copy bem estruturado apresentando o desafio que o seu cliente enfrentou e use o Call-to-Action para mostrar como ele resolveu esse problema.
Dica: ofereça poucas opções ao Lead
O autor Barry Schwartz, em seu livro O paradoxo da escolha, aborda um tema que poucos notam a importância: o excesso de escolhas que estão à nossa disposição.
Segundo ele, diante de inúmeras opções o ser humano tende a ficar tão indeciso que paralisa, fica com medo e acaba não realizando nenhuma escolha.
Por isso, evite colocar CTA’s diversos, que abordam assuntos diferentes e tendem a levar o Lead para muitos caminhos. Se insistir nisso, seu email pode deixar o Lead tão confuso na hora de escolher em qual botão clicar que acabará fechando o email sem clicar em nada!
Caso queira saber mais sobre o autor Barry Schwartz, confira sua palestra no TED Talks.
5. Email de datas sazonais
Como profissionais de marketing, é essencial manter a atenção naquelas datas do ano que se repetem e podem ser usadas em uma estratégia de email.
Além dos eventos anuais enraizados em nossa cultura, como Ano Novo, Natal, Dia dos Namorados, etc, existem alguns acontecimentos que também podem impactar seu planejamento. Um exemplo são as Eleições de 2022 e a Copa do Mundo no final do ano. Aproveite os acontecimentos para impactar seu cliente com modelos de email marketing relacionados ao que está acontecendo no momento.
Uma ação que costumamos realizar recorrentemente é conferir as tendências no Google Trends, um recurso baseado na Pesquisa do Google que mostra com que frequência um determinado termo é procurado no buscador.
Dica: use gifs no corpo do email
Um email com gif é sempre divertido de receber! Para adicionar gifs no seu modelo de email marketing, basta acessar o RD Station Marketing, escolher o componente de imagem e adicionar um arquivo no formato .gif. Ao realizar essa ação a imagem animada será representada automaticamente.
6. Email de relacionamento com os clientes
O modelo de Email Marketing de relacionamento com o cliente é um exemplo prático da importância de unir uma ferramenta de automação, como a do RD Station Marketing, com a conexão humana com nossos clientes (e Leads também). Essa combinação de ambos é o futuro da Experiência do Cliente (CX).
No exemplo abaixo, lançamos o eBook 10 exemplos reais de endomarketing para aplicar agora na sua empresa e frisamos no copy que estávamos muito contente em compartilhar a novidade com os nossos clientes.
Dica: use banners no lugar de botões
Em meio a avalanche de emails, conseguir fazer um Lead abrir o seu email é ótimo, mas fazê-lo clicar no link é ainda melhor. Por isso, constantemente testamos substituir o botão de CTA por um banner.
O comportamento padrão das pessoas, ao abrir um email, um texto do blog, um post no Instagram, é dar uma “passada de olho” no conteúdo para entender o que realmente é mais interessante focar. Como já comentamos anteriormente, os elementos visuais ajudam a prender a atenção do leitor e facilitam o entendimento do que é mais importante.
7. Agradecimento pela participação em eventos
Todos os Leads que captamos são adicionados à fluxos de nutrição, que possuem o objetivo de aumentar o engajamento e levá-los à próxima etapa do Funil de Vendas.
Entretanto, antes de adicioná-los, enviamos um email agradecendo a participação e disponibilizando o link do evento para que o Lead possa assistir sempre que quiser.
Dica: fale mais sobre a sua empresa para os participantes de eventos e continue a conversa com eles
Mesmo que todos os nossos Leads entrem em um fluxo de nutrição (lembrando que esse fluxo é focado na nossa persona e nos objetivos da empresa), alguns emails de eventos podem conter uma breve apresentação sobre a empresa e um link que pode enviar mais rapidamente o Lead para um novo estágio do Funil de Vendas.
8. Email com foco no perfil do Lead
Usar o email como canal de comunicação com seus Leads requer personalização. E quando falamos de personalizar o email, não estamos nos referindo apenas ao layout ou aplicação de variáveis, mas também sobre a segmentação dos Leads.
O RD Station Marketing oferece opções diversas de segmentação que podem trazer muitos insights para as suas campanhas de Email Marketing. Para se aprofundar no assunto, você pode acessar nosso artigo sobre Gestão de Leads: Como gerir e se relacionar com Leads que não estão conversando com você?
O exemplo abaixo é um modelo de Email Marketing enviado para uma segmentação baseada no perfil do Lead, ou seja, escolhemos perfis que possuem boas pontuações e algumas características em comum que foram configuradas nas regras de perfil do Lead Scoring do RD Station Marketing.
Dica: use dois CTA’s chamativos no corpo do email direcionando para um mesmo objetivo
Em nossas campanhas de email, algumas vezes aplicamos dois CTA’s que levam para o mesmo objetivo. A lógica é adicionar um botão no início do email, apresentar mais informações ao longo do texto e adicionar mais um CTA no final do email.
Com isso, o seu Lead tem à disposição o botão de conversão tanto no começo do email, caso não queira ler o restante do conteúdo, quanto no final, para não precisar procurar o CTA após finalizar a leitura.
9. Email de apresentação da empresa
O modelo de email de apresentação pode ser utilizado em uma primeira abordagem com o Lead. Ao produzi-lo adicione as informações sobre o seu serviço, marca ou produto de forma introdutória. Use um copy direto, claro e informativo.
Além disso, aproveite para demonstrar interesse em ajudar o seu Lead a suprir uma necessidade.
Dica: crie cabeçalhos personalizados
Se você parar para analisar, praticamente todos os exemplos de modelo de Email Marketing que trouxemos aqui tinham um cabeçalho personalizado. Durante nossos testes, avaliamos que aplicá-los era uma forma de sermos reconhecidos pelos Leads.
Variamos entre alguns tamanhos de cabeçalhos, mas ultimamente estamos prezando por cabeçalhos menores, com dimensões de 1020×145.
O correto é sempre testar para descobrir o que mais se encaixa na sua estratégia e usar a criatividade!
10. Email repique
O último modelo de Email Marketing que apresentaremos é o repique.
Sabe aqueles Leads que não abriram, não clicaram ou não realizaram ações com aquele seu email? O repique nada mais é do que o reenvio desse email (geralmente estratégico e planejado) para um desses grupos de Leads citados. A intenção principal é incentivá-los a realizar alguma ação por meio desse repique.
Dica: adicione um depoimento do seu cliente no corpo do email
O depoimento do seu cliente reflete totalmente a experiência dele com o seu produto. O conceito Experiência do Cliente (CX) não é novo, surgiu em 1998, empregado pela primeira vez por Pine e Gilmore, mas pode ser utilizado facilmente na construção do seu Email Marketing.
Dar voz a um cliente através de um Email Marketing é mostrar aos seus Leads como o seu cliente avalia, compra, usa e recomenda o seu produto.
No exemplo abaixo adicionamos o depoimento do cliente como imagem:
Agora é com você!
Todos esses modelos de Email Marketing e dicas apresentadas não seriam possíveis sem uma excelente ferramenta de Automação de Marketing.