O que é?
O marketing de produto é a área onde uma empresa se compromete a desenvolver e manter o desenvolvimento do seu produto no mercado. Os profissionais de marketing de produtos são responsáveis pelo posicionamento, informação, liberação, geração de demanda, inteligência competitiva e suporte ao processo de vendas.
Para aproveitar ao máximo esses resultados, as empresas brasileiras estão investindo cada vez mais nessa área! Que está no mercado internacional há 30 anos, mas que se tornou tendência por aqui nos últimos anos.
Essencialmente, os gerentes de marketing de produto atuam com uma visão estratégica em todo o ciclo de vida do produto. Suas várias responsabilidades incluem gerenciamento e execução de projetos como posicionamento, mensagens, publicação, geração de demanda, inteligência competitiva e suporte ao processo de vendas.
Essas pessoas são profissionais que podem pensar estrategicamente sobre os 4 Ps tradicionais do marketing: produtos, preços, praça e promoções. A equipe de marketing de produtos diversificada conta com profissionais com competências analíticas, inovadoras e estratégicas. Em conjunto eles desenvolvem estratégias baseadas nos diferenciais competitivos, definem o posicionamento de mercado e a sua proposta de valor.
Se o gerente de marketing de produto tem uma missão dentro da empresa, sua principal tarefa é, naturalmente, ser o porta-voz do produto para o mercado e do mercado para o produto, voltado para o foco estratégico da empresa.
Para atingir esse objetivo, um profissional do ramo trabalha principalmente na interseção de desenvolvimento/produto, marketing, sucesso do cliente e vendas! Mas sua função também envolve muitas outras áreas da empresa, como suporte e finanças.
Busque conhecer cada vez mais sobre esse assunto e seus estágios, para conseguir aplicar o conceito, otimizando suas vendas e garantindo maior sucesso na sua estratégia.