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Produto Mínimo Viável

O Produto Mínimo Viável é um termo que surgiu em inglês: “Minimum Viable Product”, ou apenas, MVP — é, como o próprio nome diz, trata-se da versão mais simples de um produto, com as mínimas características para ele ser inserido no mercado. Sendo assim, o conceito do MVP é muito útil, principalmente, para o lançamento de uma empresa, pois permite que os empresários testem suas ideias de negócio e verifiquem se elas realmente fazem sentido.

Veja os passos para criar um Produto Mínimo Viável

1. Tenha um equipe multidisciplinar

Quando se tem uma equipe perfeitamente uniforme é muito provável que todos sempre concordem uns com os outros, o que pode parecer muito positivo, mas não é. É essencial que uma equipe discorde, e que tenha pontos de vistas distintos, capaz de avaliar todos os lados do produto.

Além disso, é necessário ter pelo menos:

– uma pessoa com visão de negócios (Essa pessoa vai contribuir muito com relação a viabilidade financeira do produto);

– uma pessoa que pense em como o produto será utilizado (Essa pessoa será ótima para verificar se o MVP deixará o cliente satisfeito);

– uma pessoa que pense na engenharia do produto, com conhecimento técnico para dizer se o MVP idealizado tem condições de ser produzido com facilidade e na escala necessária.

2- Defina seu produto

Com a equipe de criação montada, é o momento de determinar as primeiras características do produto.

Defina:

  • O nome do produto e a sua definição;
  • O público para o qual o produto se dirige;
  • Para que o produto serve?;
  • Como o seu produto vai se diferenciar dos semelhantes já presentes no mercado.

Faça uma lista respondendo a essas seguintes perguntas sobre o produto:

“é”, “não é”, “faz”, “não faz”, “tem”, “não tem”.

Por exemplo: “é um serviço”, “não é um aplicativo” etc.

3. Crie perfis de clientes ideais

O passo anterior ajuda a criar a primeira visão de um produto, mas os empreendedores saberão pouco sobre o público-alvo do MVP. Para contribuir com uma melhor visibilidade, elabore até três perfis de pessoas que seriam clientes em potencial, essas são as personas:

  • Escolha nome fictício
  • Defina classe social
  • Bairro onde pode morar
  • Cores preferidas
  • Restaurantes que frequenta
  • O que essa pessoa espera do produto
  • Como é o dia dessa pessoa
  • Onde ela trabalha
  • Com quem ela mora
  • O que elas faz nas horas vagas

4. Corte os excessos

Todo MVP apresenta apenas um conjunto mínimo das funcionalidades necessárias para validar uma ideia.

E se nos passos anteriores a equipe era incentivada a fazer sugestões sobre o produto, chegou o momento de cortar as propostas que não são essenciais. Colocar as funcionalidades em ordem de prioridade é uma das formas de fazer isso, as últimas listadas são as menos essenciais.

Tudo ver ser votado e muito discutido.

Mais uma vez se dá a importância de uma equipe plural!

Todos devem chegar a um consenso de quais são as funcionalidades que merecem destaque para criar um produto mínimo viável.

5. Trace metas

Após as definições das características do produto e do público, os empreendedores devem definir quais serão os resultados que espera com o MVP no mercado. Isso porque cada objetivo possui uma estratégia de produção e divulgação, tudo focado no sucesso do produto.

As chances de um MVP indicar que a ideia de negócio não é boa são altas, mas é justamente para isso que ele serve. O empreendedor deve se lembrar que este é o momento de construir, testar, errar, acertar e aprovar.

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