Você sabia que o Brasil está entre os cinco países que tem mais usuários na internet no mundo? Pois é, os consumidores brasileiros se identificaram muito bem com as compras pelo comércio eletrônico e a cada ano vai ganhando mais força. E nesse momento de quarentena que estamos passando por conta do Covid-19, muitas lojas físicas estão expandindo ou redirecionando suas vendas para o ambiente online.
Comparado a outros países, o Brasil hoje tem variados marketplaces, e por isso tem por característica a descentralização da dominação no e-commerce. Por isso, grandes players acabam dividindo as vendas.
Os segmentos com maiores vendas são, moda, acessórios, perfumarias, eletroeletrônicos, casa e decoração, deixando claro que isso não significa ser a ordem de faturamento, até por que nessa lista que citamos, os eletroeletrônicos estão no topo da lista.
Nos últimos tempos as lojas físicas precisaram se reinventar em relação ao mundo virtual e assim muitas lojas físicas começaram suas vendas online, o que possibilitou ao cliente comprar pelo meio que ele deseja. Por conta da pandemia, o comercio teve que ser fechado e a única solução para alguns varejistas de continuar com as vendas, foi vender online… Fortalecendo ainda mais o lado do consumidor, pois ele encontrou na internet ainda mais opções para encontrar suas necessidades.
Então se você também quer vender no e-commerce, o primeiro passo é escolher um sistema de gestão online (em nuvem), nesse sistema o empreendedor vai poder trabalhar com qualquer dispositivo e de qualquer lugar. É muito importante ter integrações com os principais marketplaces, até porque são esses marketplaces que vão escalonar suas vendas rapidamente.
Vender online vai muito além de só colocar o e-commerce no ar e achar que as vendas vão começar do dia pra noite. Para isso acontecer, é necessário organizar suas estratégias de vendas, condições de pagamentos, gestão de estoque e algumas outras funções. Mas além disso tudo, você precisa garantir que sua loja virtual esteja interligada com um sistema de gestão ERP.
O cenário do e-commerce no Brasil é cada vez mais promissor para o empreendimento online e as perspectivas de crescimento vão continuar altas por bastante tempo, o retorno do investimento aparece em médio prazo, e com algumas ações diárias, as chances do seu negócio vingar se multiplicam.
Por isso, se você deseja expandir ou mudar o seu empreendimento para o e-commerce, a dica que deixamos é: Contrate um sistema que integre seu controle de vendas, seu estoque, que emita notas ficais e integre aos demais marketplaces. Existem plataformas que já vem prontas para automatizar com um sistema ERP, deixando toda sua operação no mesmo ambiente. Facilitando muito o dia a dia!
Estude o mercado, descubra quais são as estratégias dos seus concorrentes e prepare seus funcionários para trabalhar com o mundo do e-commerce. Esse processo de migração necessita de muita atenção. Se informe com quem já fez esse processo ou procure por uma empresa que possa te ajudar (que seja especializada em fornecimento de soluções e consultoria para o comercio eletrônico) de preferência.