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A importância do Marketing Pós Venda

O processo de venda não acaba após a venda ser concretizada. De fato, no atual mercado consumidor há uma real necessidade de se desenvolver e manter um relacionamento com o cliente no pós venda.

E é aqui que muitos profissionais pecam ao não tratar o pós-venda com tanta importância e, assim, perdem o cliente para a concorrência.

Fidelizar o cliente, por exemplo, deve ser uma das primeiras atitudes após qualquer venda, visando garantir que o cliente conheça outros produtos, passando a consumi-los e divulgá-los.

Neste caso, a loja deve não só atender bem, mas também oferecer preços mais justos e atrelados à qualidade, além de demonstrar interesse em sua satisfação, necessidades e hábitos de consumo.

O pós-venda deve ser realizado até duas semanas depois da venda.

Para isso, a empresa deve entrar em contato com o cliente visando absorver sua opinião sobre questões como atendimento, qualidade do produto ou serviço e preço cobrado.

Ao ser bem tratado o consumidor não só volta ao estabelecimento, como também o indica para amigos e familiares, criando assim uma rede de novos consumidores em potencial.

Além disso, mantenha o seu cliente bem informado ao enviar informações sobre novos produtos/serviços. Agradá-lo com brindes ou mensagens em datas comemorativas, pode gerar um aprofundamento no relacionamento.

Criar “clubes de vantagens” também pode ser uma boa sacada. Nele, clientes recebem descontos na aquisição de outros produtos e, assim, têm mais motivos para voltar ao estabelecimento.

Como fazer um pós venda

Envie Newsletters

O envio de newsletters pode ser usada para lembrar ao cliente porque ele comprou determinado produto.

Quando escrever seu informativo, insira conteúdos de diferentes fases do funil de vendas.

Lembre-se de sempre adequar o conteúdo à persona, ou seja, aos seus gostos e costumes.

Formule questionários de satisfação

Os famosos questionários de satisfação são bastante eficientes. Formule perguntas simples e objetivas para não tomar muito o tempo de seu cliente.

No final, deixe um campo em branco para que ele possa escrever sua opinião, mas coloque como preenchimento opcional.

Utilize cupons de bônus para novas compras

Analise o perfil de seu cliente e veja qual o tamanho da jornada de compra dele.

Dessa maneira, presenteie seu consumidor com um cupom de bônus para que ele possa efetuar uma nova compra. Coloque prazo de validade no cupom, de acordo com sua análise, para que você possa mensurar o sucesso de sua campanha.

Com essas estratégias de marketing pós-venda, certamente a fidelização de seus clientes aumentará, assim como a confiabilidade, a autoridade e o volume de vendas de sua marca.

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