Você sabe a importância do valor do frete e do tempo de entrega dos pedidos realizados em seu e-commerce?
Esses fatores estão entre as maiores causas influenciadores de uma compra, representando um percentual alto dos carrinhos abandonados. Estudos de mercado apontam que podem influenciar entre 55% a 70% da desistência no processo de compra.
O uso do frete grátis como fator de venda e forma de aumentar o faturamento é uma velha prática que sempre rendeu bons resultados.
Porém sua utilização requer um bom conhecimento do estágio de compra em que o cliente está. Definir em quais situações devemos utilizar ou não o frete como fator de venda é que é a grande dificuldade.
Faça um estudo do ticket médio, e ofereça frete grátis a partir de um valor acima dessa média.
Dessa forma, além de estar oferecendo o desconto, estará influenciando a aumentar o valor médio dos pedidos realizados.
Frete grátis como fator de venda
Estabelecer uma política de frete é essencial para o bom desempenho de uma loja virtual. É através dela que você terá um planejamento prévio das situações que podem receber este tipo de argumento.
Uma outra situação onde o uso do frete grátis como fator de venda também funciona muito bem é quando a compra é reconhecidamente uma compra por impulso. Dentro do processo decisório do usuário, o valor do frete exerce uma função importante. Quando você elimina essa barreira com a oferta de frete, as chances de conversão aumentam bastante.
Uma outra situação onde o uso do frete grátis como fator de venda também funciona muito bem é quando a compra é reconhecidamente uma compra por impulso. Dentro do processo decisório do usuário, o valor do frete exerce uma função importante. Quando você elimina essa barreira com a oferta de frete grátis, as chances de conversão aumentam bastante.
O uso do frete grátis como fator de venda se torna mais importante quando sabemos que as pesquisas demonstram que é justamente o valor do frete que provoca o maior número de carrinhos abandonados, o grande vilão do comércio eletrônico.
Tudo gira em torno dos custos. A utilização de uma estratégia de frete grátis como fator de venda dependerá de acompanhamento dos custos de sua loja virtual.