Oferecer ao cliente a opção de retirada na loja é uma maneira eficiente de integração, mesmo que a empresa não possua uma unidade física.
Para a entrega realizada no endereço do cliente, a princípio eram utilizados os serviços dos Correios com muita frequência. Com o aumento das vendas virtuais e da demanda, hoje o serviço é comumente executado por transportadoras.
Porém, uma inovação tem se destacado nos últimos anos: a opção de retirada na loja.
Esse sistema faz com que o produto comprado através da internet fique à disposição em lojas chamadas Pontos de Retirada. Isso aumenta a possibilidade de escolha do cliente, que poderá optar por buscar pessoalmente a mercadoria.
Segundo pesquisas, muitos dos usuários de internet abandonam o carrinho devido às opções de entrega.
Para a solução deste problema, a retirada em loja está se tornando cada vez mais popular trazendo economia.
Além disso, essa opção atrai um público bastante comum na internet: o cliente que precisa do produto rapidamente.
Com essa estratégia, o cliente pode fazer rapidamente pesquisas e selecionar a que melhor se enquadra às suas necessidades.
Vantagens da Opção de Retirada
Menor custo
Se o ponto de retirada for próximo ao cliente, este não terá que pagar um frete.
Durante a experiência de compra on-line muitos consumidores acabam desistindo devido ao elevado custo com o transporte da mercadoria.
É importante encontrar formas eficientes de reduzir esse custo final ao cliente, sem influenciar no seu lucro, para conseguir alavancar nas vendas.
Menos abandono de carrinho
Muitos consumidores abandonam o carrinho quando veem que terão que pagar uma fortuna para o frete.
Em geral o sistema de logística no Brasil é defasado, mas o sistema de Pontos de Retirada traz um conceito onde essa redução de custo se torna totalmente possível.
Através de entregas centradas em um único endereço, o custo com transporte é reduzindo entre 30% a 50% para o consumidor final.
Mais fluxo na loja física
Se o seu ponto de entrega for em loja física, estas terá mais fluxo de pessoas e, consequentemente, mais vendas.
Além do e-commerce e do consumidor final, o comércio local que serve de Ponto de Retirada também pode se beneficiar com esse serviço, através do aumento do fluxo de pessoas no estabelecimento.
Com isso, alguém que inicialmente pretendia apenas retirar um produto já adquirido, pode se tornar um cliente em potencial.
Mais rapidez na entrega
A grande vantagem apresentada por consumidores on-line é a praticidade e comodidade de realizar suas compras através da internet.
Porém os atuais sistemas de logística de distribuição exigem que o cliente esteja em casa, a fim de receber a mercadoria. E as entregas ocorrem em horário comercial, sem hora definida, dificultando a entrega.
Disponibilizar ao cliente a alternativa de retirada do produto, poderá fazer toda a diferença na garantia de uma entrega satisfatória.
Como se pode verificar, a opção de retirada pode ajudar a loja virtual a vender mais, pois torna o processo mais rápido e acessível, tanto para o empreendedor quanto para os compradores.