User Experience, ou simplesmente UX, é basicamente a forma como o usuário vai se sentir ao utilizar o seu produto ou serviço.
No e-commerce, o UX aparece em como será a experiência de navegação e compra e se o usuário conseguirá compreender com facilidade as instruções, caminhos e possíveis erros que podem aparecer durante esse processo, como o usuário vai navegar pela loja virtual e como será essa experiência para ele.
Seja para fazer uma simples pesquisa de produto ou para efetivar a compra, o objetivo é sempre facilitar a “usabilidade”, para que a navegabilidade seja a melhor possível, a experiência de compra seja memorável e o cliente retorne à sua loja virtual.
Quais são as ferramentas mais utilizadas?
Navegação simples e objetiva – Evite plataformas de e-commerce que te entreguem layouts engessados, com milhares de banners prontos. A sua loja virtual tem que ter a cara do seu negócio, levemente simples e objetiva.
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Valorize o espaço em branco – Muitas vezes o espaço em branco chama mais atenção para um botão do que várias cores e imagens ao redor dele. Lembre-se de focar no mais importante e deixar a navegação limpa e fácil para o usuário.
Não exagere em aplicativos – milhares de scripts para ter números da sua loja, sistemas iguais que dão o mesmo resultado e qualquer coisa parecida atrapalha o tempo de carregamento da sua loja e te prejudica tanto com o cliente quanto com SEO.
Teste a navegação – Entre na sua loja e faça uma compra, o que você achou? Se questione e peça para outras pessoas fazerem os mesmos testes, são pessoas iguais a eles que vão navegar pela sua loja e consumir os produtos.
Botões – utilize linguagem simples nos botões de ação, como por exemplo, “adicionar ao carrinho” “compre aqui” e “entrar”, deixar a loja cool pode deixar ela poluída.
Login com formulário já existente – O usuário está sempre em busca de facilidades, e fazer o login através da conta do Facebook ou Gmail que ele já possui pode simplificar o checkout.
Além de poupar ele do esforço de preencher um formulário enorme, acaba agilizando a finalização do pedido, fazendo com que as chances de desistência diminuam.
Lembre-se que uma boa loja é feita de acordo com a expectativa do seu público alvo, estude ele e pesquise o que deu certo e o que não deu para sempre estar um passo à frente dos seus concorrentes.