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Como montar um Ecommerce de moda e não fracassar?

Olá pessoal, esse post eu dedico a todos empreendedores que decidiram seguir o ramo da moda, tanto você que tem uma loja física e quer migrar para a internet quanto você que vai começar já na internet. Vou colocar os passos mais simplificados possíveis em tópicos para seguirmos a linha de evolução:

1 – Planejamento – Como em qualquer segmento você precisa de um bom planejamento antes de sair comprando plataforma ou marketing por aí, pois hoje em dia não há mais espaço para amadores. Primeiro passo é definir qual conceito de loja você quer seguir, quais recursos você vai precisar, e de que forma que você quer que seu cliente te veja. Muitas lojas de Moda “vendem estilo” ao invés de simples peças de roupa (existem vários conceitos, foi apenas um exemplo).

2 – Defina a proposta da sua loja – Um mix muito grande de produtos não costuma chamar muita atenção das pessoas, mas se você encontrar um nicho dentro da moda a sua chance de sucesso aumenta (vai por mim). Por exemplo Roupas de rock para bebês.
Definido o mix de produtos, escolha qual o conceito de loja. Você vai atrair que tipo de público? Infantil? Adulto? Vai vender looks completos? Estilos diferenciados? Uma Loja de Surf? Street? Moda Plus Size? Tudo isso vai influenciar na escolha do layout da loja e da plataforma a ser utilizada.

3 – Escolha da Plataforma – Depois de traçados os recursos técnicos que você vai precisar no site, marque reuniões com as mais diversas plataformas no mercado e analise a que necessite do menor número de customizações possíveis, pois cada customização são horas de programação que com certeza a empresa da plataforma cobrará por isso, mas adianto que não é fácil encontrar alguma que atenda 100% dos recursos sem ao menos uma customização básica que seja. Não se preocupe em iniciar com as plataformas mais conhecidas no mercado, por exemplo começar com um VTEX é um investimento alto para quem está iniciando. Procure por plataformas mais baratas, ou plataformas que acreditem no seu projeto e abram uma possibilidade de negociação maior.

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4 – Fotos – Esse tópico na minha humilde opinião é um dos principais para seu Ecommerce vender. A vitrine do seu site tem que ser perfeita, você deve pensar que o cliente tem que se imaginar dentro daquela roupa, então todo recurso e tecnologia que você puder utilizar, não economize. Mostre várias fotos de ângulos diferentes, simule uma troca de roupa, simule combinações de roupas, faça com que seu cliente perca horas “provando” as peças e se encante com elas.

5 – Relação com Fornecedores – Seus fornecedores são seus aliados, estreite o relacionamento com cada um deles, pois na internet você se depara com inúmeras situações que eles vão poder te salvar.
Abasteça seu estoque de forma inteligente, aproveitando a sazonalidade de cada coleção.
Se você já tem uma loja física, com certeza você pode utilizar o estoque dela para a loja virtual, mas com algumas ressalvas:
– Defina um estoque mínimo. Exemplo: Se você tem uma peça apenas em seu estoque, você precisa definir para qual canal deseja disponibilizar essa peça, pois se houver ruptura de estoque você perderá o cliente para sempre, ainda mais tratando-se de moda, onde o cliente se apaixona pela peça e a quer a todo custo. Nessa impossibilidade a insatisfação com a sua loja é garantida.

6 – Divulgação da sua loja – Hoje em dia o Marketing digital está ai para quem quiser ver, é uma realidade imprescindível para o sucesso do seu negócio. Costumo dizer para reservar 30% dos seus recursos para plataforma e tecnologia e 70% para o marketing digital. Diferente de outros segmentos, na moda utiliza-se muito mais a divulgação em mídias sociais do que o sucesso nos buscadores pelo simples fato de obter uma taxa de conversão muito maior.
Outro meio de divulgação, fidelização e engajamento dos seus seguidores é o desenvolvimento de um blog. Nesse canal você divulga seus produtos de forma diferente, colocando pequenas referências a eles no meio de textos de moda, tendências da atualidade, curiosidades e etc.

7 – Fidelização dos clientes – A fidelização é muito mais fácil do que a conquista de um cliente novo e é ela que vai sustentar sua empresa mantendo um ciclo de vida dos clientes.
Não entregue só serviços, entregue também um bom serviço, seguindo a linha da Zappos. Cumpra o que prometeu e ofereça um ótimo suporte de pós-venda. Já inclua a troca na sua precificação e no seu planejamento financeiro, pois hoje as lojas utilizam isso muito mais como marketing do que como um serviço de fato. O contato físico com seu cliente é na entrega do produto então capriche na embalagem e coloque bastante propaganda direcionada a uma campanha vigente, por exemplo vale-compras e etc.

Tentei simplificar alguns passos para te ajudar nessa empreitada mas é claro que é bem complexo e seu sucesso depende de detalhes que precisam ser vistos cirurgicamente e analisados passo a passo com um prazo médio. Estamos aqui para te ajudar, consulte-nos para mais detalhes, sem compromisso! Vamos bater um papo! Comente ai o que achou 😉

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