Quando se trata de Marketing Digital, os Call-to-Action (chamadas para ação ou CTAs) são formas de aproveitar oportunidades. Se você tem um público cativo no seu site, redes sociais ou mesmo campanhas de email, instruí-los sobre o que fazer a seguir é fundamental para garantir audiência e ranqueamento, além de incentivar conversões.
Entretanto, você não pode simplesmente sair pela web criando botões coloridos com frases como “Clique Aqui” para incentivar o visitante ou Lead a ir para qualquer lugar.
Afinal, o Call-to-Action que converte não deve conter apenas uma frase como chamariz, tampouco pode ser interpretado como um mero botão colorido — perdido no conteúdo do email ou da página, sem qualquer atrativo para o Lead.
O CTA deve ser considerado um ponto culminante de sua estratégia. Deve ser entendido como parte de uma fase de ação após uma fase introdutória, ou mesmo dentro de uma campanha inteira. Isso pode incluir:
- Pedir endereço de email após leitura de um artigo em troca de uma assinatura de newsletter;
- Oferecer consultoria depois que alguém assistiu um vídeo de demonstração;
- Sugerir que um Lead compre algo depois de ver uma página de produto;
- Oferecer avaliação gratuita após uma determinada página ser visualizada.
Mas falamos mais a seguir!
O que é um Call-to-Action (CTA)?
Call-to-Action, ou CTA, é uma chamada para ação. É muito usada em sites, emails e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito. No caso, essa indicação costuma ser construída para que ele siga um próximo passo de interesse de quem fez aquele site, email ou anúncio.
Basicamente, o Call-to-Action é um próximo passo na estratégia digital, que pode ser a conversão de um eBook, a inscrição em um webinar, um clique em um botão de WhatsApp ou mesmo uma página de vendas, entre outros exemplos, como os que citamos na abertura do artigo.
Em termos visuais, a CTA pode ser um botão com texto, como existe em emails, sites e Landing Pages. Ou mesmo apenas um texto, que normalmente vem sublinhado e em negrito, indicando que, ao clicar, você será direcionado a uma outra página.
Além disso, é fundamental que o CTA seja chamativo e se destaque dos demais elementos gráficos da página. Geralmente, um Call-to-Action conta com verbos no imperativo como “acesse” e “clique”, mas hoje tem evoluído e pode ser mais interessante do que isso, como vamos mostrar ao longo deste artigo.
O Call-to-Action no processo de conversão
Antes de começar a falar sobre como fazer um Call-to-Action, é importante entender como eles colaboram no processo de conversão.
Existe, há bastante tempo, um conceito bem difundido — e ainda válido — no marketing e na publicidade chamado AIDA.
De acordo com esse princípio, desde quando abrimos uma página (ou olhamos para um anúncio) até o momento em que decidimos agir, passamos por diferentes etapas. Cada uma dessas etapas exige cuidados próprios. Portanto, seu site deve estar preparado para atingir os objetivos específicos de cada passo:
- Atenção: momento em que conquistamos a atenção exclusiva de um visitante e fazemos com que ele continue a navegação.
- Interesse: obtida a atenção, o visitante tem a primeira impressão sobre o que está olhando e toma a decisão de procurar por mais informações sobre a oferta.
- Desejo: neste momento, é feita uma análise mais detalhada da oferta, procurando seus benefícios e características para certificar-se de que ela atende às necessidades.
- Ação: por fim, com a decisão tomada, é realizada a ação da conversão.
Os Call-to-Actionns costumam auxiliar principalmente nas etapas de Atenção e Interesse (que duram poucos segundos) e na Ação, que muitas vezes é o próprio ato de clicar no CTA.
Qual é a importância de usar Call-to-Actions correto nas suas estratégias?
Usar um Call-to-Action correto nas suas estratégias de Marketing Digital é fundamental para alcançar seus objetivos e engajar seu público de maneira eficaz. Além disso, podemos falar em:
Direcionar o visitante ou Lead para o que importa
Um CTA bem elaborado orienta os visitantes sobre o que fazer a seguir, seja se inscrever em uma newsletter, baixar um material, fazer uma compra ou entrar em contato. Sem um CTA claro, os usuários podem não saber qual ação tomar, resultando em oportunidades perdidas.
Assim, imagine só um site cheio de elementos, frases e fotos, mas sem CTAs claros. Há boa chance de a pessoa entrar e sair sem interagir com nada. O CTA estratégico consegue mudar o jogo!
Aumentar as conversões
CTAs eficazes incentivam os visitantes a tomar ações específicas que permitam melhorar a taxa de conversão de sua estratégia. Seja preenchendo um formulário, clicando em um link ou fazendo uma compra, um CTA bem projetado pode aumentar significativamente sua conversão.
E com toda a sinceridade do mundo, às vezes o simples faz milagre. Por exemplo, um Call-To-Action oferecendo uma newsletter em um dos seus artigos mais acessados pode trazer bons retornos.
Criar urgência
CTAs podem criar um senso de urgência, levando os usuários a agir imediatamente. Sobretudo, com frases como “Oferta até 10 de setembro” ou “Restam 3 vagas” você consegue estimular ações rápidas e aumentar a taxa de conversão.
Só tome cuidado em dosar a urgência. O excesso de senso de urgência pode fazer com que as pessoas desistam da sua oferta por simplesmente não acreditarem, ok?
Segmentar e personalizar
Você pode adaptar um Call-to-Action para diferentes segmentos do público, oferecendo mensagens personalizadas que ressoam mais com cada grupo. Isso aumenta a relevância da mensagem e melhora a eficácia da comunicação.
Por exemplo, se for mandar um email para clientes, um cupom de desconto é uma boa CTA. Se for uma mensagem para quem nunca comprou de você e está no começo da jornada, pense em CTA de eBook grátis, webinar ou outro conteúdo rico. Porém, para diferenciar o CTA, segmente bem sua base de Leads e clientes.
Melhorar a experiência do usuário
Ter um Call-to-Action claro e visível melhora a navegação e a experiência geral do usuário no seu site ou campanha. Dessa forma, ele ajuda a tornar o caminho para a conversão mais direto e menos confuso.
Medir resultados
CTAs permitem que você meça o sucesso de suas estratégias de Marketing. Portanto, ao monitorar as taxas de cliques e conversões associadas a diferentes CTAs, você pode avaliar o desempenho e ajustar suas estratégias conforme necessário.
Impulsionar o engajamento
Um CTA criativo e direto aumenta o engajamento com seu conteúdo, incentivando os usuários a interagir mais profundamente com sua marca, seja via comentários, compartilhamentos ou outras ações.
Entenda como seu público fala e busque sempre falar a mesma linguagem. Assim, você se diferencia perante a concorrência.
O que um bom CTA deve ter?
Alguns elementos-chave são superimportantes para que seus Call-to-Action realmente tenham cliques. São eles:
- Clareza, evite textos complexos e use frases simples, que prendam a atenção, como “Compre com desconto”, “Acesse o material completo” etc.
- Ser visualmente chamativo. Por exemplo, se seu site é todo em tons azulados, o CTA pode ser amarelo ou vermelho, para se destacar.
- Evite usar mais do mesmo. Antes, era comum ver CTAs com “Clique Aqui” e “Clique Agora”, hoje, eles são comuns demais. Por isso, tente trazer algum benefício extra. Em vez de “Clique Aqui”, que tal “Leia nosso artigo inédito”. Tente gerar valor ao CTA.
- Use gatilhos mentais de urgência sempre que fizer sentido. Isso causa uma pressa que facilita a conversão. Porém, cuidado com o exagero pra não ser pedante.
- Estar bem posicionado. De que adianta você seguir nossas sugestões acima e colocar o CTA no fim da página? Adianta muito pouco, viu? Então, posicione seu CTA mais de uma vez em toda a página.
Existe uma forma bastante simples de identificar se o seu Call-to-Action está chamando a atenção ou não: o teste dos 5 segundos.
Chame alguém que ainda não conheça seu site e peça para essa pessoa olhar sua página. Ao final de 5 segundos, minimize o navegador e pergunte o que havia na página e o que era possível fazer lá.
Se na resposta ela não souber dizer qual era o próximo passo que deveria ser tomado, é bem provável que o Call-to-Action não esteja funcionando tão bem quanto deveria.
Como escolher o formato ideal de um CTA
Existe uma infinidade de formas e versões que um CTA pode assumir. No entanto, todas eles partem de basicamente três, que vamos explorar neste capítulo.
Botões de CTA
Botões são um dos formatos mais encontrados em páginas iniciais de sites (normalmente visíveis antes que um visitante role a página para baixo), formulários, campanhas de email, páginas de compra de Ecommerce, dentre outros.
Normalmente, eles ajudam a facilitar a ação relativa a uma decisão que já foi tomada naquele momento.
Banners como CTAs
Atualmente, é um dos formatos mais utilizados em blogs, mídias sociais e anúncios em redes de display.
Trata-se de uma imagem que, por si só, provê mais contexto do que apenas um botão, que depende de outros elementos da página.
Exemplo disso é um CTA fixo que utilizamos no topo dos nossos artigos de blog, de acordo com cada categoria:
Outro exemplo de CTA é o que usamos como imagem para promover materiais e eventos nas redes sociais:
Links em textos
Este formato, apesar de muitas vezes ter um caráter de link interno, não se limita a posts no blog ou outras páginas no site. Você também pode usá-los em outros ambientes, como emails com tom mais pessoal, textos em eBooks, vídeos etc.
No exemplo abaixo, em um email de nutrição, optamos por usar CTAs em formato de texto para garantir que eles apareceriam mesmo se as imagens do email não fossem exibidas.
Como analisar os resultados de um Call to Action
A principal métrica de sucesso de um Call-to-Action é o CTR (Click-through Rate, ou Taxa de Clique).
Trata-se de responder a seguinte pergunta: de todas as pessoas que possivelmente viram o CTA, quantas clicaram?
Existem algumas formas de conseguir essa informação. Uma bastante acessível e que exige pouco (na verdade, quase nenhum) conhecimento técnico é através do próprio Google Analytics.
Você pode fazer da seguinte forma:
- Ao escolher o link para onde seu CTA irá apontar, crie também alguns parâmetros de rastreamento do URL Builder e use esse link rastreado em seu CTA.
- Deixe o CTA no ar durante um tempo e, quando for a hora de analisar os resultados, acesse o GA e veja o número de visitantes na página onde está o CTA está.
- Agora veja quantos visitantes chegaram até a página de destino do CTA através do link rastreado que você criou no passo 1 (no post que indicamos ali, você encontrará o caminho para chegar até esse número).
O CTR será a divisão entre o número do passo 3 (visitantes a partir do CTA) e o número do passo 2 (visitantes na página onde está o CTA).
Por exemplo, se 1000 pessoas visitaram a página onde está o CTA e 100 visitaram a página para a qual aponta o CTA, o CTR será 100/1000, ou seja, 10%.
Ao pegar esses dois números, fique atento ao período selecionado no Google Analytics para que seja o mesmo período de análise em ambos os levantamentos.
Ao fazer testes para mudar o CTA, meça sempre o CTR. Isso porque é a métrica que irá traduzir a performance das suas chamadas.
5 dicas para fazer seus Call to Actions serem notados
As chamadas em geral ficam misturadas no meio de todo o bolo de conteúdo da página, o que faz com que muitas vezes elas nem sejam percebidas pelos usuários. Para fazer sua chamada se destacar, separamos 5 dicas interessantes para serem usadas:
Use cores contrastantes
Todos os elementos do site, incluindo textos, imagens e logotipo, estão concorrendo diretamente com a chamada pela atenção do usuário.
Se você quer que o usuário olhe para uma chamada específica, ela deve sobressair-se aos olhos dele(a). E usar uma cor que contraste com os outros elementos da página pode ser uma boa forma de garantir atenção.
No círculo cromático, uma cor contrasta com a que fica na posição oposta. Ferramentas como o Paletton facilitam esse processo de identificação.
Escolha uma boa posição
Coloque a chamada em uma posição que favoreça a visualização.
É importante deixar uma chamada visível sem que o usuário tenha que rolar a barra. Na internet chamamos isso de deixar above the fold.
O termo, que significa “acima da dobra”, tem suas origens no jornal impresso. Isso porque as manchetes mais importantes aparecem antes do ponto em que a capa é dobrada.
Insira imagens
As imagens naturalmente chamam mais a atenção que as palavras em um primeiro olhar. Se a sua chamada contiver uma imagem, é bem provável que seja percebida.
Como exemplo, normalmente as chamadas que usamos para os eBooks da RD contêm uma imagem com a capa do eBook, como no exemplo abaixo.
Mexa com o tamanho
Obviamente, o tamanho da chamada também faz muita diferença. Use o tamanho de cada chamada de acordo com a sua importância.
6 dicas para fazer seus CTAs serem clicados
Muitas vezes pequenos detalhes da chamada podem fazer toda a diferença. Não adianta só ser notada, é preciso torná-la interessante para ser clicada. Por isso vão aqui mais 6 dicas:
Seja específico no Call to Action
Indique para o usuário exatamente o que você quer que ele faça e como.
Use, por exemplo, “receba aqui seu eBook” ou “faça seu cadastro” em vez de um simples “clique aqui” ou “contato”.
Crie urgência
Frases como “compre agora” ou “receba hoje” mostram o quão fácil e imediata é a ação. Elas costumam funcionar muito bem em CTAs.
Use números no CTA
É interessante deixar o mais claro possível para o usuário o que ele está fazendo. Assim, uma forma de evidenciar melhor os benefícios da ação é indicar através de números. “Ganhe agora 30% de desconto” ou “Compre hoje por apenas R$15,00” são bons exemplos.
Garanta que seus CTAs sigam as convenções da web
Mantenha os links sublinhados e/ou em uma cor diferente do resto do texto. Se estiver usando um botão, é interessante usar um efeito 3D que dê a aparência de clicável.
Certifique-se que tudo que funciona como link (textos, imagens ou botões) mude o formato padrão do cursor do mouse (uma setinha) para o modo clicável (uma mão apontando).
Mexa com a emoção usando as cores no seu CTA
Além do já mencionado contraste, é importante usar as cores pela emoção que carregam.
O laranja por exemplo, costuma ser associado a sentimentos positivos. Já o verde carrega a mensagem de permissão ou de ir em frente e assim por diante.
Ofereça algo no Call to Action que realmente valha a pena ser clicado
Essa é a mais óbvia, mas frequentemente bastante esquecida.
Não espere que o usuário realize a ação só porque é isso que você quer. Ele só vai clicar se for do interesse dele. Por isso é importante que a oferta da chamada seja de fato interessante.
O que você precisa evitar ao criar seu CTA?
Sim, criar um Call-to-Action eficaz é essencial para o sucesso das suas campanhas de Marketing. Mas, nesse caso, você vai precisar evitar as seguintes atitudes:
Falta de clareza
Fuja dos CTAs vagos ou ambíguos, dessa maneira, você evita que a pessoa não compreenda sua estratégia. Use linguagem clara e direta que informe exatamente o que o usuário deve fazer, como “Baixe o eBook” ou “Inscreva-se Agora”. Deixe óbvio o que a pessoa terá depois de clicar na CTA.
Texto pouco persuasivo
Certifique-se de que o texto do seu CTA seja atraente e motivador. Frases sem apelo ou que não destacam o valor da ação podem resultar em baixas taxas de conversão. Dessa maneira, a dica é usar verbos de ação e benefícios claros, como “Descubra Como Economizar 20%” em vez de “Saiba Mais”.
Falta de destaque visual
O CTA deve ser visualmente proeminente e se destacar na página. Cores que não contrastam com o fundo do site, tamanhos inadequados ou posicionamento ruim podem fazer com que sua CTA passe despercebido.
Não alinhar com o conteúdo onde está o CTA
O Call-to-Action deve estar alinhado com o conteúdo ao redor e com o estágio da jornada do cliente. Uma CTA para uma oferta de alto valor pode não ser apropriada em um conteúdo introdutório. Certifique-se de que o CTA seja relevante para o que o usuário está lendo ou assistindo.
Não oferecer valor
Se o CTA não comunica claramente o benefício ou valor da ação para o usuário, ele deixa de ser eficaz. Explique o que o usuário ganhará ao clicar, como acesso a um recurso exclusivo ou uma oferta especial.
18 Exemplos de Call to Action que convertem
Agora, vamos aos exemplos de Call-to-Action. Listamos abaixo algumas ideias com base no tipo de ação que eles propõem, para que você tenha diversas inspirações para diferentes tipos de campanhas.
Embora sejam apresentados em uma peça específica, todos podem ser usados em Landing Pages, emails, formulários e outros pontos que permitem o uso de CTAs. Vamos conferir?
1. CTA de benefício óbvio
Quem no mundo não gostaria de fazer uma economia com compras de dia a dia? Praticamente, todos nós, concorda? Por esse lado, o CTA da Petlove é bastante feliz ao falar das vantagens de quem participa do clube e, na sequência, com o botão de Quero Economizar.
Assim, a CTA leva nota 10 porque ela também entra em um contexto divertido, com ilustração de bicho em pose engraçada e tem bastante contraste (roxo no bege-claro). Fora o texto que remete à própria pessoa, usando conjugação verbal na primeira pessoa do singular.
2. Não vai custar nada
Muitas vezes, a barreira para comprar algo novo é não termos o período de teste, tendo que já desembolsar um dinheiro logo de cara sem ter certeza se o produto faz mesmo sentido.
Por isso, o CTA de “7 dias sem custo” é bem eficiente. Você usa por sete dias para garantir que não está comprando algo sem ter certeza, que tal? Ah, e o verde no branco garante muito contraste!
3. Faça sua inscrição
Direto ao que importa! No banner da UniFECAF, a CTA de fazer a inscrição agora é bem direta e ainda mostra que os alunos da instituição têm a melhor nota do Enade, trazendo um bom contexto.
Outro ponto que precisamos destacar é que o botão de CTA é verde em uma peça toda azul, o que ajuda a destacá-la. Na prática, o botão chama o nosso olhar.
4. Mais uma opção de teste grátis
Um dos exemplos de CTA mais comuns é o de teste grátis. Em empresas de software, sobretudo, é usado para conduzir o visitante a experimentar o produto de forma gratuita, preferencialmente sem compromisso. Isso quebra uma barreira importante e ainda gera Leads bem qualificados
Assim, essa é a mensagem que nós tentamos passar logo de cara na página de entrada do RD Station Marketing. Passamos a proposta de valor da nossa ferramenta, que é facilitar a vida de todo profissional de Marketing, e chamamos a atenção para o botão de teste grátis.
Além disso, perceba que o microcopy, abaixo do espaço para inserção do email, ataca uma das resistências mais comuns: a necessidade de inserir um número de cartão de crédito para iniciar o teste. Dessa forma, deixamos claro que não pedimos isso, ou seja, é totalmente sem compromisso.
5. Simples assim
Quem não tem receio de comprar algo e depois se arrepender — ou não gostar do produto ou serviço —, antes de se comprometer com um contrato? Sobretudo, com serviços de assinatura.
O longo caminho de ter que ligar, mandar email, entrar em contato para cancelar foi resolvido de forma bem simples pela Netflix. Eles usaram uma estratégia de convencimento declarada na frase “Cancele quando quiser” acima do CTA. Arriscamos dizer que essa garantia sozinha ajuda bastante no aumento das assinaturas.
Importante notar que a cor vermelha dos CTAs principais e secundários correspondem à identidade da Netflix.
4. Material rico para download
A nutrição de uma base de Leads deve considerar a entrega de bons conteúdos, que ajudem na evolução da jornada de compra. Assim, quanto mais relevante for o conteúdo, mais o interesse pelo assunto e produto vai sendo despertado.
Oferecer materiais ricos para download, como eBooks, infográficos, planilhas, fazem todo o sentido. No exemplo abaixo, é oferecida uma planilha com um Gerador de UTM criado pela Resultados Digitais ao final de um blogpost sobre o tema:
7. Evento online grátis
A internet está cheia de opções de materiais ricos para você ampliar seu conhecimento em Marketing e Vendas, inclusive eventos digitais como é o caso do Sales Day, com foco em bater metas de vendas.
O “Participe Grátis” deixa bem claro que sua participação não envolve nenhum pagamento e pode ser um superincentivo para conquistar mais inscritos! E, sim, o botão está fazendo contraste com todos os elementos da página, o que favorece a conversão.
8. Abandono de carrinho
Fato: essa estratégia é recomendada especialmente para quem trabalha com ecommerce. Com uma boa ferramenta de Automação de Marketing configurada, um email automático pode ser disparado oferecendo um cupom para o Lead que abandonou o produto sem finalizar a compra ou mesmo com um lembrete.
Se você oferecer frete grátis, melhor! Uma pesquisa da ComScore (UPS) revelou que o frete gratuito é um dos principais fatores de divulgação boca a boca dos ecommerces e já levou mais de 63% de consumidores a adicionarem mais itens no carrinho.
Inclsuive, sabia que a RD Station tem o RD Station Marketing para Ecommerce? Com ele fica bem mais simples criar seus emails de abondono de carrinho. Dá uma olhada em uma possibilidade (mas tem muitas outras!).
9. Envolvendo mais de uma persona
Neste exemplor, a ideia é incentivar a pessoa a procurar uma seleção de seus produtos ou conteúdos com um CTA “Navegue Agora”.
O clique leva para uma galeria de conteúdo criativa que inspira os Leads a verem produtos ou categorias de interesse. Uma maneira de fazer isso é oferecer opções que atendam às diferentes personas de compradores.
O email inclui um CTA “Pesquisar na galeria” logo abaixo da captura de tela do menu da galeria.
10. CTA enquete
Um CTA nem sempre precisa ser definido por um botão ou formato de texto tradicional. Que tal uma chamada para a ação inesperada, como perguntas de uma pesquisa que pode atrair a atenção dos seus Leads?
O JustFly.com criou um email dando a chance do interessado concorrer a U$1 mil em créditos de viagem ao responder a enquete “Vote por uma chance de ganhar”. Os botões do CTA são respostas de múltipla escolha para a pergunta: “Quais são as férias dos seus sonhos?”
A campanha não apenas obriga o usuário a clicar, mas também oferece dados úteis sobre o tipo de produto que a pessoa provavelmente considerará comprar.
Para a estratégia dar certo, o CTA do tipo enquete deve oferecer um prêmio para incentivar o clique. Em seguida, você coleta dados que ajudam a personalizar a entrega de conteúdos futuros.
11. Voltando com desconto
O CTA “Come Back” incentiva os antigos clientes a se inscreverem novamente no serviço de entrega de comida fresca que tem sede na Alemanha. A intenção da campanha foi abordar Leads que foram perdendo interesse pelo produto com o passar do tempo e acabaram ficando desengajados.
O HelloFresh aplicou um desconto (somente por email) de 50% com imagens irresistíveis que deixam o Lead ansioso por sua próxima refeição.
12. Venda surpresa
Esse CTA, além de compor o email da Toms, também foi usado como pop-up na home do site. A chamada para ação sugere uma promoção imperdível usando um efeito extra. A criatividade pode ser percebida no formato e objetivo da campanha. O “psssst” faz parecer um segredo e a palavra “surpresa” provoca a sensação de expectativa.
Ainda por cima, a venda relâmpago é por tempo determinado (gatilho do senso de urgência mais uma vez bem utilizado).
É desconto de uma hora? Um ano? Dez segundos? Quem sabe? O que sabemos é que um Lead interessado agora viu que pode obter um desconto para comprar enquanto a promoção estiver ativa.
13. O preço tá camarada demais
O exemplo do CTA é de uma academia que decidiu trazer um valor bem baixo para novos alunos, R$ 9,90 no primeiro mês. O Compre Já do botão está em vermelho, fazendo contraste e, ao mesmo tempo, dentro da paleta da academia.
Dessa maneira, mesmo se uma pessoa estiver na dúvida se quer ou não malhar, por R$ 9,90 compensa fazer o teste!
14. Sentimos sua falta
Mais uma vez a abordagem dos Leads desengajados é testada. A imagem também ajuda na composição do email, que oferece um desconto.
Pense naqueles Leads que já não interagem com suas campanhas há muito tempo, que estão na base mas não compram. Incentivar essas pessoas com uma oferta e um apelo sentimental pode colocá-las no fluxo de vendas novamente.
15. Desconto na primeira compra
Mais um CTA clássico é o desconto para a primeira compra. A Sallve coloca esse banner logo que você entra no site e indica que, para ter os R$ 25 off, você só precisa colocar nome, email e data de telefone.
Este CTA é bem honesto e deixa claro que o desconto vale para compras acima de R$ 99, mesmo que em letras menores.
16. Pesquisa
O exemplo abaixo se encaixa em situações onde os Leads não estão engajando da forma esperada.
Muitos Leads perdem o interesse ou simplesmente deixam de abrir conteúdos por falta de relevância. Entender quais tipos de conteúdos podem agradar sua base, ajudam – e muito! – nas conversões.
A empresa Economizou utilizou o Dia dos Namorados para pedir aos contatos que respondam uma pesquisa. Geralmente, se usam ferramentas como Google Forms ou Type Form, que são acessadas por meio de um CTA envolvente.
17. Direto ao ponto
O Nubank sabe se relacionar com seus Leads e clientes como ninguém. Para aumentar o número de usuários de seu cartão, além das indicações de quem já é cliente, a estratégia nos primeiros anos do banco era bem objetiva e direta.
Com poucas palavras, a mensagem mostra as vantagens do produto. Ele é apresentado de maneira simples e ao mesmo tempo leva para um CTA para garantir a adesão dos interessados.
Além disso, a instituição financeira tem um outro CTA bem interessante que fala sobre ter o controle financeiro da sua própria vida. Detalhe: o CTA não tem botão e está na cor branca, causando até pouco destaque na página. É bacana porque compõe com a beleza da página — uma família sorrindo.
18. Leia o conteúdo na íntegra
Pensando em newsletters, é muito comum sugerir a leitura do artigo na íntegra, pode reparar na sua caixa de entrada. O segredo para este CTA ser certeiro é trazer um trecho bacana do artigo, que realmente desperte a vontade da pessoa em continuar lendo.
A newsletter da Eat Your Nuts fez isso neste trecho:
Assim como a gente aqui na RD Station, compartilhando um case de sucesso de cliente:
Quais são as melhores opções de CTAs para blogposts?
Os Call-to-Actions são essenciais para direcionar o leitor para o próximo passo que você deseja que ele dê após ler um blog post. Nossas sugestões são:
- Assine nossa newsletter: incentive as pessoas a se inscreverem para receber atualizações, novidades e conteúdo exclusivo. Isso ajuda a construir uma base de assinantes e manter o público engajado.
- Baixe um eBook: ofereça um recurso adicional, como um e-book ou guia, que complemente o conteúdo do blog post. Isso pode ser uma troca por informações de contato, como e-mail.
- Solicite uma demonstração ou consulta: para blogs focados em negócios ou serviços, um CTA para agendar uma demonstração ou consulta pode ser eficaz na conversão de leitores interessados em virar clientes.
- Compre Agora ou Teste Grátis: se o blogspot está relacionado a produtos ou serviços que você oferece, inclua um CTA para que os leitores possam explorar mais, fazer um teste grátis ou realizar uma compra.
- Compartilhe por WhatsApp: peça aos leitores para compartilhar o blog post via WhatsApp, isso pode ajudar a aumentar o alcance e a visibilidade do seu conteúdo.
- Acesse mais conteúdo: direcione os leitores para outros posts do blog ou para uma seção de recursos que possa ser relevante para eles, mantendo-os envolvidos com o seu site.
Crie seus call-to-action com facilidade usando nossa ferramenta
Agora, que você já entendeu como criar Call-to-Action e se inspirou em nossas ideias, que tal colocá-las em prática?
Então, se o objetivo é o clique, a chamada para a ação precisa ser envolvente e personalizada. Com o editor do RD Station Marketing, você pode criar CTAs superpersonalizados para email, Landing Pages, Pop-up e Botões de WhatsApp, sabia?
A seguir, a gente traz um gif de como é simples criar CTAs para seus emails. Nosso editor facilita muito o seu trabalho, permitindo que você foque na parte criativa para conduzir à conversão. Com ele, você conta com centenas de modelos prontos, como nos exemplos abaixo:
Além disso, o editor é totalmente visual, e você vai vendo o resultado do seu trabalho conforme vai criando o email ou Landing Page.
Isso permite ajustes fáceis de fazer, sobretudo, incluindo imagens que têm a marca da sua empresa e adequação de textos e espaçamentos de acordo com os objetivos da comunicação.
Entre esses ajustes simples está, é claro, a inserção de um Call to Action personalizável. Você pode mexer no texto, nas cores e na fonte, além de outras opções avançadas.
Veja abaixo como mostrando como é fácil inserir um botão de CTA:
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Fazer teste A/B também pode ajudar nos resultados de seus Call-to-Actions. Definitivamente, este é um recurso que não pode ser descartado. Além do assunto do email e elementos de Landing Page, que o RD Station Marketing oferece para os clientes da ferramenta, outro ponto importante para testar são as chamadas de ação que levam aos cliques.
Se você já está neste nível e precisa entender melhor sobre quais CTAs estão funcionando para suas campanhas, é hora de testar seus CTAs. Numa Landing Page, por exemplo, mude o CTA da versão original e confira qual se sai melhor.
Nesse processo, um cuidado essencial é mudar apenas o CTA. Se você muda mais elementos, pode não saber se foi apenas o CTA que garantiu melhor performance.
Deu para perceber que um Call-to-Action é essencial em toda estratégia digital e acaba guiando os leitores para a ação que eles precisam fazer, não é?
Por isso, explore possibilidades e use nossa ferramenta para facilitar seu trabalho!
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