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Balanced Scorecard: o que é e como funciona

Conheça o Balanced Scorecard (BSC): Entenda seu conceito, funcionamento, aplicação, vantagens e mais! Descubra como esse modelo de gestão estratégica pode impulsionar o desempenho de sua empresa.

O Balanced Scorecard é reconhecido como um modelo de gestão estratégica que desafia a ideia de que o sucesso de um negócio depende exclusivamente de indicadores financeiros e contábeis. Ele proporciona uma abordagem mais abrangente na definição de estratégias e no planejamento.

Toda empresa tem um grande sonho. Seja revolucionar o mercado, agregar valor a um determinado meio, criar algo totalmente inovador ou, “simplesmente”, hipercrescer.

Só que geralmente, quando pensamos nesse objetivo tão almejado, imaginamos a cena acontecendo apenas daqui a 4, 7, 10 anos, não é mesmo? Parece algo tão distante que, em meio aos incêndios do dia a dia, esquecemos daquela meta e, consequentemente, a prolongamos ainda mais!

Por vezes, torna-se difícil alinhar o que a empresa está fazendo hoje com o ideal do que ela deseja ser amanhã. Na reta final do ano, por exemplo, muito se fala em planejamentos anuais e sobre como lucrar mais a cada período de 365 dias. Contudo, o seu “ultimate plan” – de prazo ainda mais longo – precisa também ser nutrido, acompanhado e, claro, modificado quando necessário.

E foi para amarrar todas essas pontas entre o passado, o presente e o futuro que o BSC ou Balanced Scorecard surgiu. Neste post, falaremos exclusivamente sobre este modelo de gestão estratégica que já impulsionou verdadeiros sucessos em muitos negócios ao redor do globo.

O que é Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard, também conhecido pela sigla BSC e traduzido como “Indicadores Balanceados de Desempenho”, é um conceito desenvolvido nos anos 90 pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School.

Este modelo de gestão estratégica foi criado para desafiar a ideia de que o sucesso de um negócio depende exclusivamente de indicadores financeiros e contábeis, e, ao mesmo tempo, para proporcionar uma abordagem mais abrangente na definição de estratégias e no planejamento.

Mas como essa ferramenta de gestão funciona na prática? É o que você descobrirá a seguir!

Como aplicar o Balanced Scorecard na sua empresa

A partir de sua ideia inicial, Kaplan e Norton pensaram em 4 perspectivas para nortearem seu método. Todas elas são multifatoriais e auxiliam você a analisar o desempenho da sua organização de forma integral. São elas, em inglês no gráfico e explicadas em português a seguir:

balanced scorecard
  1. Financeira: Refere-se aos indicadores tradicionais de desempenho financeiro, como receita, lucro e retorno sobre o investimento. É importante para avaliar a viabilidade financeira da organização e se as estratégias estão contribuindo para os resultados esperados.
  2. Clientes: Foca nos clientes e no mercado, medindo indicadores como satisfação do cliente, participação de mercado e retenção de clientes. Essa perspectiva ajuda a entender como a organização é vista pelos seus clientes e como pode melhorar seus produtos e serviços para atender às suas necessidades.
  3. Processos internos: Concentra-se nos processos internos críticos para o sucesso da organização, avaliando indicadores como qualidade, eficiência e inovação dos processos. Essa perspectiva busca identificar áreas de melhoria nos processos internos para aumentar a eficiência e a eficácia da organização como um todo.
  4. Aprendizado e crescimento: Refere-se à capacidade da organização de se adaptar e inovar, medindo indicadores como competências dos funcionários, capacidade de inovação e infraestrutura tecnológica. Essa perspectiva é fundamental para garantir que a organização esteja preparada para enfrentar os desafios futuros e continuar crescendo de forma sustentável.

Hora da ação: construindo o Mapa Estratégico do Balanced Scorecard

Assim como a análise SWOT, o Balanced Scorecard (BSC) também pode ser representado visualmente em um mapa estratégico, que é essencialmente um resumo do conceito de BSC adaptado para a sua empresa.

Para criar um formato simplificado, você só precisa de uma tabela com as quatro perspectivas do BSC (financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento) e seus respectivos elementos. Alguns modelos adicionam linhas conectando esses elementos para representar a interdependência das metas.

Em seguida, preencha cada perspectiva com objetivos, indicadores, metas e ações relevantes, considerando todos os pontos de vista possíveis.

Você pode usar diversas ferramentas para criar esse mapa, como softwares de diagramação online, o Excel, quadros físicos, post-its, cartolinas, entre outros. Escolha o método que melhor se adapta à sua equipe e à forma como vocês trabalham.

3 vantagens de utilizar o Balanced Scorecard

Ainda não está convencido(a) da eficácia do Balanced Scorecard? Abaixo estão listadas as principais vantagens desse método:

  1. Visão simplificada e intuitiva do planejamento

O BSC proporciona uma visão clara e fácil de entender dos elementos essenciais para o crescimento do seu negócio. Com ele, todos os colaboradores podem compreender facilmente as metas e objetivos principais da empresa, pois o mapa estratégico visualiza isso de forma clara e eficaz.

Além disso, o BSC unifica a visão do futuro da empresa em um quadro simples, eliminando problemas de comunicação interna e mal-entendidos.

  1. Aperfeiçoamento contínuo

O mapa do BSC pode ser atualizado conforme necessário, mantendo o processo de melhoria contínua da empresa. Conforme as metas são alcançadas, o quadro pode ser renovado, tornando-se uma ferramenta dinâmica de otimização de desempenho que nunca fica obsoleta.

Em um mercado altamente competitivo e em constante evolução, é essencial que seu método de gestão seja altamente personalizável para acompanhar as mudanças em seu segmento, no país e até mesmo globalmente.

  1. Integração de indicadores tangíveis e intangíveis 

O BSC foi um dos primeiros modelos de gestão estratégica a unir indicadores tangíveis e intangíveis em uma mesma estratégia. Graças a ele, a ideia de que apenas indicadores financeiros e contábeis eram importantes para analisar o sucesso e o crescimento da empresa tornou-se obsoleta.

Como resultado, o Balanced Scorecard continua sendo uma ferramenta atual e precisa, integrando aspectos complexos de um negócio, que vão desde a relação com o mercado e os clientes até o envolvimento dos colaboradores e o aprendizado organizacional.

Se você está interessado em implementar o Balanced Scorecard na sua empresa e não sabe por onde começar, a Publique-se Digital pode ajudar. Como especialistas em marketing digital, podemos fornecer orientações personalizadas e soluções sob medida para auxiliar na implementação e no acompanhamento do BSC, garantindo que sua empresa alcance seus objetivos estratégicos com sucesso. Entre em contato conosco e descubra como podemos impulsionar juntos o crescimento do seu negócio.

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