Planejamento de Marketing para vender o ano todo
No primeiro bloco da Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas, Fernanda Lima, Gerente de Marketing na RD Station, conversou com Ferrúcio Júnior, Gerente de Vendas na RD Station, e João Pedro Dalio, Coordenador de Marketing na GOAT Digital.
A seguir, confira alguns insights que foram destaque nesta conversa.
Objetivos e Metas
Entre os temas, os convidados destacaram a importância de definir objetivos para a empresa e para as áreas. Dessa forma, é possível se planejar para colocar em prática ações capazes de entregar os resultados desejados.
Principais erros
Um bom ponto de partida para iniciar um planejamento de Marketing e Vendas é olhar para o passado e entender o que pode ser melhorado no futuro. Por isso, entender quais erros já foram cometidos — e evitá-los — é um passo essencial.
Dessa forma, os especialistas também trouxeram alguns dos principais erros que já presenciaram durante a criação ou execução de um planejamento de Marketing e Vendas. Confira:
- não priorizar as ações que trazem resultados reais para o negócio;
- não acreditar no processo de planejamento e agir conforme o momento;
- pensar apenas a curto prazo e não ter uma visão a médio e longo prazo;
- mudar todo o plano, sem estruturá-lo, no primeiro sinal de resultados ruins;
- pular a fase de validação com pessoas importantes para um projeto ou ação.
Além desses temas, também foram assunto nesse bloco:
- inclusão do uso de IA no planejamento de Marketing e Vendas;
- como se planejar para depender menos de ações feitas de última hora;
- como planejar ações de Marketing para serem alavancas de Vendas durante o ano.
O poder dos dados e análises para o seu planejamento
Na sequência, o segundo bloco da Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas teve seu foco em um assunto muito discutido por times dessas áreas: análise de dados.
Isto porque, em um mercado cada vez mais competitivo, basear seu planejamento em dados confiáveis pode fazer a diferença nos resultados. Por isso, Jonatan Rodrigues, Produtor de Conteúdo na RD Station, conversou com os especialistas Gustavo Esteves, Fundador e Professor na Métricas Boss, e Milena Padilha, Gerente de Marketing de Produto na RD Station.
A seguir, confira alguns pontos importantes dessa discussão, que você pode aproveitar no seu planejamento:
Orientado por dados x informado por dados
Será que a sua empresa é realmente data-driven? Esse termo ganhou destaque nos últimos anos e seu significado tem a ver com uma cultura empresarial na qual os dados guiam o processo de decisão.
No entanto, Gustavo Esteves chamou a atenção para uma situação que acontece em boa parte dos negócios que se dizem data-driven: na verdade, são data-informed. Ou seja, utilizam dados não apenas quantitativos, mas também qualitativos, para tomar decisões.
Então, os dados, sozinhos, são a resposta ou devem ser somados ao contexto e à experiência?
Além disso, esse bloco também trouxe os seguintes temas para a discussão:
- monitoramento de métricas e KPIs;
- como manter uma rotina de análise de dados;
- como tomar decisões mais rápidas a partir dos dados;
- aproveitamento da Inteligência Artificial na análise de dados.
Planejamento estratégico de conteúdo para o ano todo
Outro tema abordado no evento Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas foi a produção de conteúdo. Afinal de contas, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia utilizada pela maioria dos times de Marketing que querem atrair um público qualificado para suas ofertas.
Nesse bloco, Luísa França, Coordenadora de Marketing na RD Station, conversou com os especialistas Camila Renaux e Vinicius Gambeta, trazendo muito insights sobre o tema. Confira a seguir.
Conteúdo e IA
Para Camila Renaux, a Inteligência Artificial chegou para aumentar a produtividade dos profissionais que criam conteúdo. No entanto, é a autenticidade, a inteligência humana e a personalização que mudam o jogo, garantindo bons resultados.
Já Vini Gambeta acredita que a IA será usada para tratar dados e melhorar a eficiência das campanhas. Por exemplo, uma Inteligência Artificial pode resumir um material, como um estudo, trazendo os insights principais e até as falhas ou inconsistências. No entanto, temos um problema quando queremos substituir todos os pontos da produção de conteúdo pela IA.
Também foram abordados mais temas relacionados a conteúdo e planejamento.
- canais essenciais para marcar presença em 2024;
- como usar canais para fortalecer a narrativa da empresa;
- dicas de planejamento de conteúdo para gerar Leads o ano todo.
Em quais tendências de Marketing e Vendas apostar
No último bloco do evento Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas, Rafael Kiso, CEO da mLabs, e Eduarda Vescovi, diretora de Vendas na RD Station, conversaram com Beatriz Brasileiro sobre as tendências que estão em alta para esses setores.
Ciclo de campanha publicitária
Para Kiso, usar a metodologia Hype Cycle, da Gartner, é uma boa forma de medir quando nasce uma tendência, qual é o seu pico e se continua sendo popular no mercado. Assim, é possível testar as tendências antes que cheguem ao pico, para adotá-las apenas quando sejam, de fato, populares.
Dessa forma, o planejamento deve contemplar a definição de tendências que estejam alinhadas ao objeto do negócio. No entanto, também é importante entender os riscos e a eficácia da adoção de uma tendência.
Se você precisa construir um planejamento de Marketing e Vendas eficiente, não pode deixar de acompanhar as novidades do mercado e os insights de especialistas no assunto. Acompanhe a Publique-se Digital e fique sempre por dentro dos assuntos mais importantes do momento!