O calendário de conteúdo é um documento que abrange toda a programação da sua estratégia de conteúdo. Descubra como criar um para a sua empresa.
Um calendário de conteúdo é uma estrutura de planejamento, baseada em um calendário real, para listar toda a sua estratégia de publicação de conteúdo, deixando claro o que e quando será publicado. É uma maneira de estabelecer um cronograma para acompanhar o que você precisa produzir e qual é a previsão de lançamento.
Atuar com marketing digital, especialmente com as ações de marketing de conteúdo, é uma ótima maneira de ampliar a visibilidade online da sua empresa e alcançar resultados.
Através dessa estratégia, é possível publicar conteúdo em um blog seguindo um calendário de conteúdo, visando diversos objetivos, como:
- educar o mercado;
- gerar um maior volume de Leads;
- aumentar as taxas de conversão;
- ampliar o tráfego em um site.
No entanto, não é suficiente publicar conteúdo apenas por publicar. Para obter sucesso na sua estratégia, é essencial ter um planejamento eficiente, incluindo a definição de objetivos, personas e métricas. No final das contas, todas essas informações são necessárias para construir um calendário de conteúdo eficaz.
Mas, você sabe por que a elaboração de um calendário de conteúdo impacta nos seus resultados de marketing de conteúdo? E como criar um na prática? Vamos explicar tudo isso a partir de agora!
O que é um Calendário de Conteúdo?
O calendário de conteúdo é um documento que abrange toda a programação da sua estratégia de conteúdo. Nele, ficam registradas informações como:
- data das suas publicações no blog;
- palavras-chave utilizadas nos conteúdos;
- temas e formatos de cada um dos conteúdos;
- data da promoção dos posts do blog nas redes sociais e e-mail;
- personas e etapa em que o conteúdo está na jornada do cliente.
Portanto, é uma forma de planejamento que oferece a você e à sua equipe um plano de ação para a estratégia de marketing de conteúdo da empresa. A partir dele, é possível ter uma visão geral de tudo o que está acontecendo em termos de produção de materiais, publicação no blog e promoção em redes sociais.
Qual a Importância e Vantagens de Utilizar um Calendário Editorial?
O calendário editorial é um dos elementos essenciais de uma estratégia documentada de marketing de conteúdo e, por isso, desempenha um papel crucial no sucesso de um blog.
Dessa forma, a utilização dessa ferramenta proporciona diversas vantagens, tais como:
Aprimorar a Organização e o Planejamento
O calendário editorial possibilita o planejamento antecipado dos temas dos conteúdos, bem como das datas de produção e publicação. Isso facilita o acompanhamento do status de cada material, reduzindo a incidência de atrasos.
Consequentemente, o calendário também contribui para manter uma frequência consistente de publicação, transformando a tarefa de postar no blog da empresa em um hábito. Assim, ele evita surpresas de última hora, como a falta de um conteúdo pronto para divulgação.
Outro ponto positivo dessa ferramenta é a organização das responsabilidades de cada membro da equipe de marketing, tornando-as mais claras e bem distribuídas entre os membros do time.
Monitorar a Estratégia de Conteúdo
Além de ser uma ferramenta para organizar a produção de conteúdo, o calendário editorial também funciona como uma documentação de todos os conteúdos já publicados pela empresa.
Ao analisar os conteúdos anteriores, é possível acompanhar a quantidade de materiais produzidos para cada persona e etapa do funil, ajustando essa proporção conforme necessário. Isso pode aumentar as chances de alcançar mais pessoas, especialmente quando a estratégia de conteúdo está alinhada a uma estratégia de SEO.
Outra informação útil que um calendário editorial proporciona é a relação de temas e palavras-chave já utilizadas. Antes de abordar novos temas, verifique se já existe algum material sobre o assunto para evitar repetições.
Para aqueles que estão começando ou produzem poucos conteúdos por mês, essa dica pode não fazer tanto sentido. No entanto, à medida que o blog e o volume de publicações crescem, torna-se cada vez mais desafiador manter o controle sobre todos os temas abordados.
Isso também se aplica aos formatos dos conteúdos. Sempre analise o calendário editorial para avaliar quais formatos são mais utilizados pela sua empresa e procure diversificar de acordo com as tendências de consumo das personas.
Avaliar Resultados Anteriores
Como em qualquer estratégia de marketing, é crucial medir os resultados para entender o que funcionou ou não, visando melhorias no futuro. Com base nas informações presentes em um calendário editorial, é possível avaliar, por exemplo:
- melhores dias e horários para postagens no blog;
- melhores dias e horários para resultados nas redes sociais;
- temas mais procurados e acessados pelo público-alvo;
- tamanhos ideais de posts com base nos resultados;
- melhores desempenhos de CTAs (chamadas para ação);
- frequência ideal de postagem.
Todas essas informações podem contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo cada vez mais eficaz, baseada no que a audiência realmente aprecia e procura.
Se você já produziu muitos conteúdos e está sem ideias para novos temas, começar a utilizar um calendário editorial pode ser a solução.
Isso ocorre porque o planejamento prévio dos conteúdos pode, surpreendentemente, estimular a criatividade. Ter um momento dedicado à pesquisa e desenvolvimento de pautas periódicas pode proporcionar insights para conteúdos inovadores.
Além de gerar ideias para novos temas, documentar a estratégia do blog permite:
Desdobrar conteúdos: é possível transformar um conteúdo mais extenso em outros menores, seguindo a estratégia conhecida como top-down. O oposto também é válido com a estratégia bottom-up.
Otimizar conteúdos: também é possível revisar conteúdos mais antigos, atualizando informações ou aprimorando sua qualidade.
Enriquecer a jornada do cliente: artigos previamente produzidos podem ser utilizados como calls-to-action em outros materiais do blog, incentivando o leitor a explorar mais sobre um determinado tema.
Uma dica valiosa para economizar tempo e obter mais ideias é utilizar o Gerador de Pautas para Blog. Essa ferramenta gratuita de Inteligência Artificial, treinada pela RD Station, oferece uma lista de pautas de blog com base em um assunto ou texto específico.
Compreender a Estratégia de Marketing
O calendário editorial proporciona uma visão abrangente e fácil de entender da estratégia de marketing de conteúdo. Ao centralizar diversas informações, desempenha um papel crucial na melhoria da comunicação e no conhecimento da equipe sobre datas e prazos, permitindo que todos acompanhem o progresso dos processos.
Assim, alcançamos um melhor alinhamento de todos em relação aos objetivos de marketing de conteúdo. Por isso, é crucial que toda a equipe de marketing tenha acesso ao documento.
O que é um Modelo de Calendário Editorial?
Agora que você reconhece a importância de ter um blog, é hora de pensar em um modelo de calendário editorial.
Você pode criar ou encontrar diferentes modelos desse documento, mas é fundamental escolher uma versão que atenda às suas necessidades.
A maioria dos calendários editoriais incluirá os seguintes elementos:
Data: nessa seção, você especificará a data em que o conteúdo será postado. Também é possível desdobrar essa etapa em data de entrega do conteúdo e data de postagem, especialmente se o autor for um freelancer ou outro colaborador externo.
Responsável: nesta coluna, informe quem é o responsável pelo conteúdo, facilitando a organização na hora de cobrar entregas.
Palavra-chave: defina a palavra-chave que será usada em cada post do blog. Assim, você mantém um registro das palavras-chave utilizadas, possibilitando dar continuidade à estratégia de SEO.
Tema: aqui, insira o tema e/ou título do conteúdo. Você também pode adicionar um resumo direcionando o post.
Persona: seus conteúdos precisam ser relevantes para sua audiência, certo? Portanto, é interessante incluir uma coluna especificando para qual persona cada conteúdo será direcionado.
Status: crie uma coluna para registrar o status do conteúdo — se já está pronto, revisado, postado ou otimizado.
Exemplos de Calendários Editoriais
Para ajudar na definição do modelo ideal de calendário editorial para o seu blog, apresentamos alguns dos principais exemplos.
A seguir, confira um modelo de documento que utilizamos aqui na RD Station, contendo informações básicas para dar continuidade à sua estratégia de conteúdo de maneira organizada e consistente.
Outro modelo de calendário editorial se baseia no próprio formato de um calendário mensal, facilitando a visualização dos dias e semanas. Esse pode ser um bom modelo se você deseja ter uma visão geral dos conteúdos programados, como exemplificado abaixo:
Entretanto, esse modelo não fornece tantas informações sobre cada material. Portanto, uma boa opção pode ser adotar os dois exemplos apresentados aqui: uma tabela com as informações completas sobre os conteúdos e um calendário com a visão geral da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Dessa forma, é possível controlar a parte operacional da estratégia sem perder de vista como a distribuição dos conteúdos ficará durante o mês.
Como criar um Calendário Editorial?
Como mencionado, existem algumas etapas que podem ser seguidas na construção de um calendário editorial.
No entanto, as informações destacadas nele podem variar de acordo com o tipo de conteúdo produzido e com o que é importante para sua empresa acompanhar e documentar.
Mas, como saber quais informações adicionar no seu documento? Para isso, você pode seguir esses 4 passos principais:
Você pode construir um calendário editorial usando diversas ferramentas. No entanto, a escolha dependerá, principalmente, das restrições da sua própria empresa. Uma das possíveis ferramentas é o Google Planilhas, por exemplo. Contudo, nem todas as organizações têm acesso ao Google Workspace, optando por outras, como Excel ou LibreOffice.
Além do uso de planilhas, uma alternativa para quem possui uma conta Google é criar o calendário editorial no próprio Calendar. A principal vantagem é o fato de ele emitir alertas para ajudar a lembrar das tarefas, reduzindo ainda mais a chance de esquecimento.
Faça o planejamento da sua estratégia
Com uma ferramenta em mãos, comece a planejar a sua estratégia de conteúdo e documentá-la no seu calendário editorial.
Além das definições básicas, você também pode considerar outros detalhes, dependendo de como o seu planejamento será colocado em prática. Para isso, é preciso fazer uma série de definições, como:
- formatos dos conteúdos;
- etapas da jornada do cliente;
- frequência de postagem no blog;
- datas para entrega e postagem no blog;
- horários que os artigos serão publicados;
- título e palavras-chave de cada conteúdo;
- personas para qual os materiais foram feitos;
- profissionais responsáveis pela produção e postagem;
- categoria do blog em que os conteúdos se classificam;
- andamento do processo de criação, revisão e postagem.
Construa a estratégia de divulgação
Além do planejamento de conteúdo, você também pode utilizar o calendário editorial para definir a estratégia de divulgação dos materiais. Isso inclui:
Redes sociais: escolha em quais redes sociais os conteúdos serão publicados e crie modelos de chamadas para cada uma delas.
Frequência de postagem: assim como a frequência de postagem no blog, é importante definir a periodicidade da divulgação em redes sociais.
Email marketing: além das redes sociais, o calendário de Email marketing também é uma ótima maneira de promover seus materiais e manter o público engajado. Defina os dias e horários de divulgação e inclua no seu calendário editorial.
Siga o cronograma, acompanhe e meça resultados
Com um calendário editorial definido, não se esqueça de compartilhá-lo com sua equipe de marketing. Procure sempre segui-lo à risca e acompanhar os resultados para melhorar constantemente a sua estratégia de marketing de conteúdo!
Qual a importância de um Calendário Editorial nas redes sociais?
Se você chegou até aqui, deve ter percebido que publicar artigos nas redes sociais da empresa é uma boa forma de divulgar um blog.
No entanto, esse canal também precisa de um calendário editorial próprio, para organizar o conteúdo que será publicado pela empresa. Dessa forma, se o seu time ainda não tem um documento como esse, pode ser a hora de começar a se planejar melhor.
Assim como em um blog, as redes sociais da sua empresa também precisam de definições relacionadas ao tipo de conteúdo, frequência e controle das publicações. Portanto, fica muito mais fácil produzir conteúdo e organizar a rotina de postagens.
Além disso, a sua empresa terá um registro completo de como a estratégia para as mídias sociais foi colocada em prática. Portanto, independentemente de quem precisar saber o que foi feito, terá acesso a um histórico completo.
- Mão na massa: faça o download gratuito do Calendário de Conteúdo para Redes Sociais 2024. Use o mesmo formato usado na RD Station para planejar e documentar a estratégia nas redes sociais!
Ferramentas para criar um Calendário Editorial nas mídias sociais
Para criar um calendário editorial para as mídias sociais da sua empresa, você pode usar as mesmas ferramentas e seguir os mesmos passos que trouxemos até agora.
No entanto, é preciso considerar as especificidades desses canais no seu planejamento, como as linhas editoriais definidas para cada rede social, os formatos que cada uma comporta e as pessoas inseridas nesse processo.
Além das ferramentas do Google, você também pode usar ferramentas específicas para redes sociais, que permitem planejar as postagens e até programá-las. Um exemplo é o próprio RD Station Marketing, que oferece a funcionalidade de gerenciar os posts das suas redes sociais de forma prática, como no exemplo abaixo.
Dessa forma, você consegue ter a visão geral e fazer a gestão dos conteúdos nas redes sociais, sem precisar entrar em diversos sites e documentos diferentes. Além de deixar a sua operação mais organizada, você também estará economizando tempo.
Qual é a melhor frequência para publicar em um blog?
Uma das grandes dúvidas de toda empresa que investe em marketing de conteúdo é entender a frequência ideal de postagens que devem ser feitas no blog.
Muitas vezes, há uma confusão entre qualidade e quantidade. Quando isso acontece, vemos empresas produzindo um alto volume de conteúdo, mas com pouca qualidade.
Por isso, é importante prestar atenção nos aspectos fundamentais do marketing de conteúdo:
- Periodicidade: a periodicidade varia de blog para blog, ou seja, o que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra.
- Quantidade: a quantidade não é o segredo para um blog de sucesso. A palavra-chave é regularidade.
- Saturação: existe um ponto de saturação, aquele momento em que você atinge o número máximo de posts durante um determinado espaço de tempo.
É fundamental lembrar que o blog funciona como um veículo de mídia. Assim como um canal de televisão, uma estação de rádio ou um jornal diário, os blogs são canais de comunicação com o objetivo de atingir uma determinada audiência.
Por isso, assim como nesses outros tipos de mídias, um blog precisa ter um foco editorial, um público-alvo e uma periodicidade definidos.
Se não há foco editorial, o leitor nunca sabe o que vai encontrar. Se não há público-alvo, o blog nunca sabe que tipo de leitor fará uma visita. E se não há periodicidade, definida a partir do calendário editorial, o leitor nunca sabe quando deverá voltar para buscar novas informações – e nem se deve voltar.
Por isso, é fundamental adotar duas atitudes em seu blog: você precisa conhecer os limites do seu time e ser regular.
Qual é o tamanho de sua empresa e com quem você está competindo? Você tem uma equipe disponível para publicar a quantidade desejada de posts no seu blog?
Ao pensar em sua estratégia de marketing de conteúdo, é preciso levar em consideração as limitações do seu negócio. Há dois tipos de limitações: estrutural e editorial.
- Limitação estrutural: aqui na RD, publicamos posts escritos por profissionais de diferentes áreas, além de freelancers, como forma de dar escala para a produção de conteúdo. Portanto, saiba com quantas pessoas na sua empresa você pode contar e qual é o orçamento para a produção externa. Dessa forma, você sabe qual é a periodicidade ideal para o seu blog.
- Limitação editorial: Um dos segredos para ter um blog de sucesso é não fugir do tema central. Como já dito anteriormente, o foco editorial é de suma importância. Portanto, faça uma previsão de quantos posts por mês ou semana você pode produzir para seu blog sem torná-lo repetitivo.
Outro fator importante é manter um padrão e seguir o calendário editorial. Ser regular ajuda a ter visitantes retornando a seu site. Se você somar esses retornos a novas visitas diárias, verá que vale a pena manter essa regularidade.
Seus visitantes certamente vão estranhar se você postar duas vezes nesta semana, dez vezes na semana seguinte, uma vez na terceira semana e novamente dez vezes na próxima semana. Uma das formas de manter uma audiência fiel é justamente fazer com que ela entenda a periodicidade de posts do seu blog.
Portanto, apenas com essa regularidade seus visitantes podem saber com qual frequência deverão visitar o site. Isso elimina o risco de que alguém visite o seu blog e fique frustrado por não encontrar nada novo quando era isso que ele esperava.
Para saber com qual frequência o blog de sua empresa deve ser atualizado, vamos explorar 4 cenários diferentes:
- Mais de 1 vez por dia
Recomendado, sobretudo, para duas ocasiões: quando seu blog é focado em informações rápidas e factuais, como notícias diárias; ou quando é de um segmento bastante abrangente, em que temas se cruzam, mas não se repetem.
Confira algumas dicas para se atentar nesse caso:
Especifique ao máximo os temas dos seus posts.
Planeje com antecedência, dessa forma você não acaba por publicar de forma emergencial apenas para cumprir o prazo. Além do mais, caso nada aconteça de novo, você tem uma pauta para manter o fluxo do blog.
Da mesma forma, fique de prontidão para eventos emergenciais, como lançamentos, atualizações e notícias de última hora importantes para seu nicho.
Explore formatos diferentes: artigos, dicas, infográficos, vídeos, podcasts… Dessa forma, você mantém uma dinâmica para não torná-lo repetitivo.
- 1 vez por dia
Blogs que não têm a premissa de criar notícias de última hora ou que não são dependentes de fatores factuais já podem começar a trabalhar nessa periodicidade. Mas, para isso, é importante contar com uma estrutura que atenda essa periodicidade.
Tenha um calendário editorial e organize seus temas para não iniciar o dia sem saber o que fazer.
Escreva posts definidos para uma determinada persona ou para uma etapa da jornada de compra. Saiba mais em nosso eBook Os Segredos da Resultados Digitais: como criamos fluxos de automação, personas e jornadas de compras.
Caso um tema seja muito amplo, quebre-o em diversas partes menores e faça vários posts relacionados entre si.
- 1 ou mais vezes por semana
Se não for possível postar todos os dias, você pode trabalhar em escalas semanais. Muitos blogs que são atualizados apenas semanalmente também conseguem gerar ótimos resultados de tráfego.
Isso acontece porque com mais tempo para se dedicar a um tema específico, os posts podem ser escritos com uma maior pesquisa e profundidade.
Foque na qualidade, pois você precisa de um diferencial e de posts que realmente valham a pena para disputar com blogs que possuem maior volume de publicações.
Fale sobre assuntos do momento sem ser factual, ou seja, mantendo a sua própria linguagem.
Invista em temas que estejam ligados às dores do seu público que seus produtos ou serviços podem resolver.
- 1 a 2 vezes por mês
Manter uma periodicidade menor do que uma vez por semana pode ser pouco. Mas, é uma forma de começar a produzir conteúdo. Se sua empresa é muito pequena, pode considerar iniciar com essa frequência, mas mantendo em mente que ela pode ser aumentada.
Crie Topic Clusters, que são conteúdos centrais e informativos. Afinal, você não quer deixar seu leitor esperando um mês inteiro para ele entrar em seu blog e sair em 2 minutos.
Aprofunde-se muito no tema. Como você não tem compromisso com atualizações diárias, crie um conteúdo completo, com exemplos, imagens, instruções etc.
Seja atemporal, pois sem a obrigação de entregar informações factuais não faz sentido você postar sobre um tema que poderá morrer rapidamente. Faça um conteúdo que dure o máximo possível.
Quando falamos sobre periodicidade em um blog, um ponto sempre fica evidente: quando o blog vai aumentar a produção? Essa é a intenção de muitos editores e empreendedores: iniciar aos poucos e aumentar gradativamente o fluxo de postagens visando alcançar cada vez mais pessoas.
Realmente, um número maior de posts pode aumentar o tráfego. Porém, há um conceito que chamamos de ponto de saturação, que nada mais é do que o limite máximo de publicações que vale a pena publicar em um determinado espaço de tempo.
Em outras palavras, é quando você obtém a performance máxima de sua audiência, e aumentar o volume não vai aumentar seus resultados. É nessa hora que aparece mais uma vez a importância de uma análise constante de seu site. Sempre que você aumentar a frequência de posts, analise os dados.
Vamos levantar uma suposição: você obteve mais acessos ao passar de 1 post por semana para 1 post por dia? Se sim, experimente aumentar a produção, e faça uma nova análise futura. Aí refaça a pergunta: você obteve mais acessos ao passar de 1 para 2 posts diários? Se os acessos não aumentaram seu tráfego, é porque o ponto de saturação foi atingido!
Mas lembre-se de que qualidade é tudo! É ela que vai ditar o nível dos seus resultados.
Como descobrir o que sua audiência quer ler em seu site?
Todo blog que utiliza o marketing de conteúdo como estratégia tem uma missão em comum: entregar valor à sua audiência. Ou seja, é preciso estar ciente do que ela precisa e do que ela busca.
No entanto, é importante lembrar que nem sempre os leitores sabem o que realmente precisam. É aí que entra a criatividade e a capacidade que o profissional de marketing tem de enxergar a dor do visitante antes mesmo que ele saiba de sua existência. Dessa forma, podemos identificar o que a audiência está conscientemente buscando.
Caso você já tenha um blog ativo e com acessos, pode aproveitar os insights que seu próprio público dá para encontrar novas ideias de conteúdo. Se esse é o seu caso, acompanhe as sugestões que iremos mostrar abaixo:
Seu site tem um campo de busca interna para que seus usuários façam essa pesquisa? Caso não tenha, coloque um já! Esse é um elemento fundamental para seu site. É onde os usuários têm a oportunidade de pesquisar assuntos complementares que eles pensam que podem encontrar no blog.
Com essa caixa de busca, você pode tirar proveito em duas situações:
Reter o usuário em seu site: se o visitante gostar do site, é possível que ele utilize o campo de busca para fazer pesquisas extras e, consequentemente, passar mais tempo no site.
Ter um insight sobre o que os usuários buscam: é útil saber o que eles estão buscando e, principalmente, o que não estão encontrando. Se você identificar que há um alto volume de pesquisas sobre um determinado tema, considere escrever um post sobre isso.
Mas, como saber o que os usuários buscam na pesquisa interna? Abra o Google Analytics e, na aba “Comportamento”, na barra lateral esquerda, clique em “Pesquisa Interna”. Fazendo isso você consegue visualizar as palavras-chave que estão sendo buscadas.
Além disso, você tem acesso a outros dados como o total de pesquisas realizadas, o tempo que os visitantes ficaram no site após uma pesquisa, entre outros.
Permitir comentários em seu blog é uma maneira simples de engajar sua audiência e criar uma comunidade sobre o assunto. Isso porque, ao permitir que os leitores também participem das discussões, você dá a eles o poder de contribuição.
Há várias plataformas de comentários que podem ser incorporadas em um site, cada qual com suas particularidades.
Aqui no blog, toda pergunta que recebemos de nossos leitores traz insights poderosos. Em alguns casos, já temos um post que responda à pergunta, e nessa situação informamos o link ao leitor. Caso não exista um post sobre a dúvida, documentamos para futuramente produzir conteúdo sobre o tema.
Não é mais tão comum que os visitantes utilizem o email como canal para fazer sugestões, críticas ou elogios a um site. É bem mais frequente que isso aconteça nos comentários e nas redes sociais. Porém, ainda acontece se você deixa exposto um formulário de contato em seu site. Não precisa necessariamente colocar o formulário em todas as páginas, mas um link com um “Fale Conosco” ou “Contato” no rodapé já é suficiente.
Mesmo que esse tipo de comunicação com o leitor seja mais frequente em outros canais, ainda há pessoas que enviam emails com perguntas e sugestões. Faça proveito dessa interação para conquistá-los. Se eles estão tão interessados a ponto de enviar um email, é porque certamente vão ler o conteúdo e podem até compartilhar com alguém.
Realizar pesquisas com sua audiência pode ser um tesouro de valiosas informações e insights para você moldar e utilizar em sua estratégia de marketing de conteúdo.
Há vários canais para você pedir a opinião de seus leitores. Isso pode ser feito em um post nas redes sociais, um post no blog ou até mesmo pop ups e widgets em seu site. Também há diferentes maneiras de você fazer essas pesquisas, podendo ser tanto de forma objetiva como subjetiva. Vamos exemplificar.
Objetiva: Que tipo de conteúdo você preferiria que começássemos a criar?
- Vídeos;
- Podcasts;
- Entrevistas;
- Infográficos.
Geralmente, pesquisas de opinião costumam ter baixo engajamento. É difícil fazer com que alguém dedique seu tempo a isso, principalmente se a resposta for subjetiva.
Entretanto, a boa notícia é que as pessoas que participam estão realmente interessadas. O resultado pode se transformar em um conjunto de ideias de conteúdo sugeridas por indivíduos que não apenas lerão, mas se sentirão parte do processo.
Vamos supor que sua empresa já tenha uma presença nas redes sociais. LinkedIn, Instagram, TikTok e Pinterest são alguns exemplos de plataformas amplamente utilizadas que justificam o investimento de tempo e dinheiro na construção dessas audiências.
Expandindo a visão para todas as redes, mantenha-se atento a tudo o que está acontecendo. Comentários nos posts que você compartilha podem gerar algumas ideias, assim como mensagens privadas que os leitores costumam enviar.
Às vezes, a ideia não surge como uma sugestão, mas como uma dúvida do usuário. Responda e transforme essa dúvida em um novo post. Isso pode ajudar outras pessoas com dúvidas semelhantes.
Tipos de postagens para o seu Calendário Editorial
O calendário editorial contribui para a previsibilidade do conteúdo, mas é totalmente normal precisar criar uma postagem de última hora. Os motivos são variados: novidades no mercado, um texto previsto que não atende à qualidade necessária ou algum outro imprevisto.
Também é comum a pessoa especializada em SEO da equipe – que pode ser você, inclusive – identificar uma oportunidade ou necessidade de classificar uma palavra-chave. Nesse caso, é necessário se adaptar e produzir algo rapidamente, sem comprometer a qualidade.
A boa notícia é que você pode recorrer a diversos tipos de postagens, inclusive reutilizando conteúdo e adaptando-o para diferentes formatos. Abaixo, apresentamos 31 tipos de postagem que você pode criar para o seu blog. Certamente, ter essa lista em mente será útil para planejar seu calendário editorial e até mesmo para aquela postagem de última hora.
- Postagens educativas
- Tutoriais ou passo a passo
- Notícias
- Avaliações
- Vídeos
- Entrevistas
- Conteúdos sazonais
- Estudos de caso
- Postagens de convidados
- Citações
- Pesquisas
- Infográficos
- Experiências/Aprendizados
- Postagens baseadas em dúvidas
- Guias
- Lançamento de materiais
- Postagens institucionais
- Curadoria
- Opinião
- Checklists
- Podcasts
- Galeria de imagens
- Conteúdos interativos
- Templates
- Traduções
- Glossários
- Comparativos
- Dicas de especialistas
- Problema x solução
- Transmissões ao vivo
- Listas
O calendário editorial é fundamental para sua estratégia, embora seja construído de maneiras diferentes para cada empresa.
Se você está em dúvida sobre como se planejar e implementar uma estratégia de marketing de conteúdo, tenho uma sugestão para você. Participe da Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas 2024, que ocorrerá em 23 de janeiro, online.
Você terá a oportunidade de acompanhar especialistas discutindo temas cruciais para o sucesso do seu planejamento, como:
- Planejamento de marketing para vender o ano todo
- O poder dos dados e análises para o seu planejamento
- Planejamento estratégico de conteúdo para o ano todo
- Em quais tendências de marketing e vendas apostar