Não é fácil concorrer com Via Varejo, B2W, CNova, entre outras marcas, mas se nos juntarmos a eles, quais os benefícios que podemos e também giro no estoque? Para eles, é um excelente negócio, visto que vender com estoque de terceiros é o sonho de todo varejista, assim como o tráfego deles também é o sonho dos donos de lojas virtuais. O que era tendência virou realidade e o Marketplace funciona muito bem hoje em dia.
Com isso cada vez mais em destaque, o e-commerce tem se tornado o novo Marketplace, a B2W foi umas das primeiras a aderirem a essa prática, faturando em 2017, R$ 1,1 bi somente nesse segmento um crescimento de mais de 100% do que em 2016.
Porém, para entrar nesse mercado requer planejamento, visto que você concorre com você mesmo no mundo virtual, e as comissões cobradas giram em torno de 15% a 23%, mas em compensação, você tem uma exposição muito maior do seu produto.
Para entrar nesse modo de vendas, você deve se perguntar algumas coisas como, até quantos % do faturamento o Marketplace vai ter no meu negócio? Quais produtos eu vou usar? Devo investir em mídias, levando o tráfego para o Marketplace? Meus produtos tem muita procura nesse canal?
Algumas vezes a pessoa entra não sabendo responder essas questões e acaba por achar que o modo de operação não faz sentido, por isso estratégia aliada a planejamento é fundamental.
Alguns varejistas em sua operação, mesmo na própria loja, têm níveis de rentabilidade baixas mesmo com investimento reduzido para vendas.
Isso significa que para este vendedor, o impacto de uma operação de Marketplace, faz toda diferença em seu demonstrativo de resultados, logo, entrar com todo sortimento, pode ferir sua rentabilidade total.
O ideal é avaliar se existem produtos que, vendendo mais no Marketplace, entregam uma melhor rentabilidade, o que contribuirá positivamente para a operação. Equilíbrio entre rentabilidade e volume são fundamentais para a saúde deste modelo de negócio. Olhar para os seus clientes é muito importante, já que as avaliações fazem com que você ganhe destaque na loja e alcance mais vendas.
Podemos dizer que equilíbrio é fundamental para atuar junto a um Marketplace. É preciso ter clareza com o que se espera de uma operação neste canal, além da definição de estratégia e pilares de sustentação para que o negócio seja eficaz.