Empresas que querem se destacar da concorrência e fidelizar seu público sabem que precisam se reinventar e acompanhar as mudanças tecnológicas.
É nesse sentido que a personalização do atendimento ganhou espaço e se tornou um dos principais aliados na conquista dos clientes.
E os clientes caminham juntos nesse processo, muitas vezes, ditado por suas preferências, necessidades e o desejo de serem tratados com especial atenção.
Essa estratégia, essencial no marketing e nas vendas, deu tão certo que evoluiu para o que, agora, começaremos a ouvir mais sobre: a hiper-personalização do cliente.
A hiper personalização do cliente tem como principal objetivo fazer o consumidor ficar ainda mais satisfeito, através de dispositivos que o decodificam e que são capazes de conhecer mais das suas vontades, mais do que ele próprio.
O que é hiper personalização do cliente
Hiper-personalização do atendimento ao cliente é envolver o consumidor da melhor maneira possível, usando o que há de mais moderno nesse sentido: os dados.
Imagine que a partir do momento que você realmente conhece o seu público-alvo, é apenas uma questão de usar as ferramentas certas para elaborar um atendimento único, feito sob medida.
O objetivo é encontrar o canal preferido do cliente, usar a linguagem certa e mostrar para ele que você tem tudo para ajudá-lo.
É ir além e surpreendê-lo com boas sugestões de produtos ou serviços, conectadas com às suas necessidades.
Depois, o pós-venda é o caminho para a sua fidelização e, claro, do seu engajamento com a marca.
Os resultados tendem a potencializar o negócio, já que o cliente pode indicar para outros usuários.
Implantação
A hiper-personalização é ao mesmo tempo uma arte e uma ciência que requer o compartilhamento de informação e contexto nos canais digitais e de voz.
O primeiro passo é implantar uma plataforma de experiência do cliente criando jornadas e relacionamentos omnichannel.
Assim, é possível atender a duas demandas básicas dos consumidores que exigem uma maior personalização da experiência do cliente, segundo estudos:
A maioria dos clientes espera que os varejistas tenham a capacidade de atender as suas demandas e recompensar a sua lealdade com ofertas contextualizadas, relevantes e personalizadas, em tempo real.