O interesse e comportamento dos consumidores está mudando, e surgem novas tendências de consumo. E as empresas precisam estar em constante evolução para entender os movimentos e dialogar com o público de modo eficiente.
Com os consumidores cada vez mais exigentes e autossuficientes, demandam cada vez mais autenticidade e imediatismo.
Além de experiências para expressar sua individualidade, os consumidores também buscam reavaliar seus hábitos de consumo. Questões éticas e sobre o meio-ambiente vieram pra ficar.
A valorização do tempo individual, e a facilidade de contato via plataformas digitais também são fatores muito importantes considerados pelos consumidores.
Tendências de consumo
Imediatismo
Uma tendência que pode ser grande oportunidade para o crescimento das empresas, é a tecnologia voltada ao Big Data – tecnologia e inteligência artificial. O objetivo é ajudar os consumidores a economizar tempo e dinheiro.
A medida que eles podem contar com a eficiência desses serviços, passaram a cobrar o mesmo nível de outras empresas. E acima de tudo, entra em questão a confiança dos usuários para manterem seus dados seguros.
Simplicidade e Status
Os consumidores estão preferindo produtos mais simples e que ofereçam qualidade. Produtos com status embutido, invés de produtos genéricos fabricados em grande escala industrial.
Os consumidores querem produtos e experiências autênticos, diferentes e que representem sua individualidade.
Consumo Consciente
É importante ser amigo dos animais, e lutar contra o aquecimento global. De acordo com estudos, preocupações sobre bem-estar animal chegarão a setores além de alimentação, beleza e moda, como cuidados domésticos, decoração, ração animal, entre outros.
O veganismo nunca esteve tão em alta quanto agora, por isso, a expressão “negócio responsável” mudou drasticamente na última década – ser responsável não é mais um diferencial, mas item obrigatório de qualquer empresa que deseje se manter no mercado.
Redução do uso de plástico
Atualmente o plástico representa 63% de todas as embalagens. E uma das tendências de consumo é a redução da utilização do plástico, devido aos impactos ambientais.
É importante a substituição do plástico por produtos biodegradáveis (ou por nenhum produto, enfim). A cada dia, marcas do mundo inteiro se engajam na missão de tornar suas embalagens reutilizáveis, recicláveis e recicladas.
Adotando o conceito da chamada economia circular, que invista no gerenciamento total da produção do plástico e na reutilização dos resíduos.
Cliente “expert”
Até consumidores mais ricos exigem bom custo-benefício quando fazem compras e costumam usar as redes sociais para apontar boas ou más experiências de consumo.
Os consumidores contam com a experiência de conhecidos para garantir que consigam o melhor, entre tantas opções. Eles verificam as resenhas antes de comprar um produto e estão mais propensos a dar sua própria opinião.
Eles também dão a si mesmos mais trabalho antes, durante e depois da compra, pois se sentem empoderados graças a seu conhecimento e querem que os outros sintam o mesmo.