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Tendências de consumo em 2019

O interesse e comportamento dos consumidores está mudando, e surgem novas tendências de consumo. E as empresas precisam estar em constante evolução para entender os movimentos e dialogar com o público de modo eficiente.

Com os consumidores cada vez mais exigentes e autossuficientes, demandam cada vez mais autenticidade e imediatismo.

Além de experiências para expressar sua individualidade, os consumidores também buscam reavaliar seus hábitos de consumo. Questões éticas e sobre o meio-ambiente vieram pra ficar.

A valorização do tempo individual, e a facilidade de contato via plataformas digitais também são fatores muito importantes considerados pelos consumidores.

Tendências de consumo

Imediatismo

Uma tendência que pode ser grande oportunidade para o crescimento das empresas, é a tecnologia voltada ao Big Data  – tecnologia e inteligência artificial. O objetivo é ajudar os consumidores a economizar tempo e dinheiro.

A medida que eles podem contar com a eficiência desses serviços, passaram a cobrar o mesmo nível  de outras empresas. E acima de tudo, entra em questão a confiança dos usuários para manterem seus dados seguros.

Simplicidade e Status

Os consumidores estão preferindo produtos mais simples e que ofereçam qualidade. Produtos com status embutido, invés de produtos genéricos fabricados em grande escala industrial.

Os consumidores querem produtos e experiências autênticos, diferentes e que representem sua individualidade.

Consumo Consciente

É importante ser amigo dos animais, e lutar contra o aquecimento global. De acordo com estudos, preocupações sobre bem-estar animal chegarão a setores além de alimentação, beleza e moda, como cuidados domésticos, decoração, ração animal, entre outros.

O veganismo nunca esteve tão em alta quanto agora, por isso, a expressão “negócio responsável” mudou drasticamente na última década – ser responsável não é mais um diferencial, mas item obrigatório de qualquer empresa que deseje se manter no mercado.

Redução do uso de plástico

Atualmente o plástico representa 63% de todas as embalagens. E uma das tendências de consumo é a redução da utilização do plástico, devido aos impactos ambientais.

É importante a substituição do plástico por produtos biodegradáveis (ou por nenhum produto, enfim). A cada dia, marcas do mundo inteiro se engajam na missão de tornar suas embalagens reutilizáveis, recicláveis e recicladas.

Adotando o conceito da chamada economia circular, que invista no gerenciamento total da produção do plástico e na reutilização dos resíduos.

Cliente “expert”

Até consumidores mais ricos exigem bom custo-benefício quando fazem compras e costumam usar as redes sociais para apontar boas ou más experiências de consumo.

Os consumidores contam com a experiência de conhecidos para garantir que consigam o melhor, entre tantas opções. Eles verificam as resenhas antes de comprar um produto e estão mais propensos a dar sua própria opinião.

Eles também dão a si mesmos mais trabalho antes, durante e depois da compra, pois se sentem empoderados graças a seu conhecimento e querem que os outros sintam o mesmo.

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