Redes Sociais são muito mais que criar um post e fazer o anúncio, esse tema tem evoluído e foi ai que surgiu a Copywriting, visando mehorar o Storytelling e com isso aumentando a sua interação e conversão.
O que é Copywriting?
É a técnica que pode ser entendida como uma escrita persuasiva ou focada em conversão. O Copywriting usa diversas estratégias e gatilhos mentais como curiosidade, urgência, escassez e storytelling e com isso estimular e incentivar a persona a tomar uma decisão que seja ela de compra, assinatura de newsletter ou inscrição em um evento.
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Vamos listar aqui algumas dicas de como utilizar essa técnica.
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Fale a linguagem do seu público alvo
Cada empresa tem seu público, as empresas têm produtos similares, mas serviços muitas vezes diferentes cada combinação única de dados como (idade, sexo, localização, interesses, comportamentos) e isso faz você criar um público diferente com prioridades, necessidades e desejos únicos.
A maior dessas prioridades é como eles escolhem gastar seu tempo: se seus produtos são principalmente para profissionais de meia-idade, eles terão tempo ou disposição para participar de sorteios no Instagram? O tipo de campanha em si deve atender às necessidades e habilidades de seus seguidores.
Se você está tentando aumentar sua base de fãs e aumentar o seu alcance com dados demográficos do público-alvo por meio de campanhas sociais, é preciso pensar no quanto a sua mensagem pode ser sugestionável para atingi-los também.
Uma maneira importante de usar esse conhecimento é na sua escolha da linguagem. Os Millennials e a Geração Z não vão gostar de um discurso formal; os Boomers não querem ler sobre como seus produtos são. Sendo assim procure sempre falar a mesma linguagem do seu público para elevar a interação.
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Solucione Problemas
Para que serve o seu produto? Quais dores ele resolve? Isso faz toda a diferença.
Em um mercado de máquinas industriais qual a principal dor da sua persona? Provavelmente ela precisa maximizar a produção, reduzir custos, diminuir manutenção e automatizar os processos, e é ai que a Copy entra, você deve comunicar isso a ele de forma sutil dando a informação que ele quer ouvir, ativando o gatilho de necessidade.
Ou, ainda, você pode ser um varejista com muitos lançamentos de produtos ao longo do ano; seus seguidores verão você como uma empresa que lhes fornece as tendências mais recentes do mercado. Nesse caso, convém conectar suas campanhas a esses lançamentos, para dar aos participantes uma oportunidade ainda mais exclusiva de tê-los em primeiro lugar.
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Seja ativo nas escritas
Para começar, não escreva com palavras difíceis. O Copywriting focado em conversões pode ser informal, mas nunca descontraído. Não há “se” na cópia de conversão. Escrever só deve ser na primeira ou segunda pessoa (eu, nós ou você, não ele/ela). É fundamental que você não escreva em voz passiva.
A escrita ativa não deixa espaço para dúvidas. A escrita passiva retira o poder da escrita ao negar que isso seja necessário. A voz ativa é essencial para o texto da sua campanha e também para o título.
Escrever o título da campanha em voz ativa é uma ótima maneira de comunicar instantaneamente o benefício e lembrar seus seguidores de que isso é algo para eles participarem ativamente.
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Gatilho da Escassez
Seus fãs estão ocupados e facilmente distraídos com milhares de outras coisas que eles podem acessar nas redes sociais. Se você não se envolver com eles agora com suas campanhas de mídia social, eles poderão encontrar um concorrente que o faça.
Para fazer alguém agir agora, você tem que insinuar que haverá consequências se escolherem esperar. A sua campanha é a única maneira de os participantes terem a chance de comprar seu produto com um desconto? É uma oportunidade que não durará para sempre?
Nenhuma campanha de mídia social dura para sempre. Portanto, enfatizar que suas campanhas de marketing são temporárias impulsiona os visitantes a participarem enquanto podem.
Não fique muito tempo lendo blogs e fazendo diversos cursos de como começar, essas dicas vão te ajudar a ajudarão você a começar a maximizar a conversão de suas campanhas.