O termo DropShipping traduzido, quer dizer: deixar toda a parte da entrega e do estoque por conta de outra empresa.
Geralmente é focado para empreendedores individuais de marketplaces e e-commerces. Consiste em receber as vendas, e encaminhar para o fornecedor, que enviará o produto em nome da sua empresa.
É como um intermédio para a venda, e o lucro vem com a diferença de preços entre o que seu parceiro cobra, e o valor divulgado em sua loja.
Muitas vezes, o empreendedor quer abrir uma loja virtual, mas não pode investir em estoque ou ou local para armazenamento. O DropShipping é uma estratégia que visa minimizar os custos.
Benefícios de usar DropShipping:
A redução de custos entra como uma das principais vantagens, afinal o lojista não precisa investir em estoques e mercadorias.
A responsabilidade fica por conta do fornecedor, não sendo necessário desenvolver atividades de armazenamento, embalagem do produto e envio, internamente.
Além disso,como o estoque não depende de espaço físico, aumentar o mix de produtos oferecidos dará mais opções aos seus clientes.
Como escolher o tipo de produto e fornecedor:
Para a escolha dos produtos, é necessário observar o que tem feito sucesso nas redes, e o que está em alta.
Produtos de qualidade, em destaque para o gosto do público podem alavancar as vendas de sua empresa.
Escolha um preço que seja atrativo para o cliente, porém pois além de comprar o produto, você deve ainda pagar o frete.
É essencial que seja feita a escolha de fornecedores que tenham avaliações e comentários positivos.
Pesquise em plataformas as reclamações dos clientes, avaliações e quantidade de devoluções.
O tempo de envio também é muito importante, já que os clientes preferem as lojas com o prazo de entrega menor.