O abandono de carrinho é um problema para quem trabalha com e-commerce, mas também é uma frustração para o cliente, afinal, ele queria comprar, mas algo fez com que ele desistisse. Nesse artigo você vai descobrir quais são os seis principais motivos que levam ao abandono de carrinho e aprender como superar esse problema.
Frete muito caro
Essa é a principal causa do abandono de carrinho. Não existe nada mais tenso que pesquisar sobre um produto, pesquisar a opinião de outros clientes, escolher qual modelo comprar, colocar no carrinho, realizar o cadastro, informar o CEP e perceber que o frete está além do esperado.
Há também os clientes que colocam produtos aleatórios no carrinho só para terem uma ideia do valor do frete. Esse problema pode ser resolvido buscando outras formas de entregar, existem diversas transportadoras no mercado. Vale a pena oferecer as opções ao cliente.
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Prazo de entrega longo
Quem não fica ansioso para receber o produto logo? Se o prezo de entrega é demorado, esse pode ser um fator de desistência. A dica é a mesma do item anterior: procurar empresas que entreguem mais rápido. Se isso não for possível mantenha o prazo, mesmo que demorado, mas nunca prometa ao cliente algo que não poderá cumprir.
Limitação da forma de pagamento
Se o cliente não encontra a forma de pagamento desejada ele pode desistir da compra. É importante analisar a possibilidade de oferecer maior variedade nas formas de pagamento, como boleto bancário, débito online, várias bandeiras de cartão, PagSeguro, Paypal, entre outros.
Burocracia para finalizar a compra
O sistema de compra precisa ser otimizado. Se der muito trabalho para concluir a compra ou não tiver informações suficientes o cliente pode desistir e procurar a concorrência. O formulário deve ser breve, não pedir informações excessivas e bastante objetivo.
Problemas técnicos
Problemas nos servidores e página não encontrada pode interromper o processo de compra. A dica é investir em melhorar o site para a melhor experiência do cliente. É importante que a loja tenha infraestrutura premium e servidor próprio, o que garante que a loja seja estável.
Distração do cliente
O cliente pode abandonar o carrinho por se distrair com outra coisa na internet ou mesmo fora dela trabalhe bem o seu UX para evitar isso. É importante ter um sistema que avise o cliente por e-mail sobre a compra, além de oferecer a opção de recuperação facilitada do carrinho.