Shopping cart

Como utilizar o estoque da loja física na minha loja online?

  • Home
  • E-Commerce
  • Como utilizar o estoque da loja física na minha loja online?

O que acontece se você vende mais produtos que o previsto no e-commerce e acaba eliminando diversas unidades da loja física para cobrir o furo? Pois é bem possível que, nesse cenário, você de repente perceba que está sem produtos para entregar para o cliente que está logo ali, bem na sua frente! Nesse caso, faltou gerenciamento de estoque e você deve se perguntar: Como utilizar o estoque da loja física na minha loja online?

Esse tipo de situação é bem comum quando uma loja não integra o estoque da loja física ao do e-commerce. Assim, na urgência, nada fica registrado, os produtos saem sem que você perceba e o processo todo acaba prejudicado por pura falta de organização.Mas a boa notícia é que é possível integrar os estoques! Leia atentamente as nossas dicas nesse post.

Centralize a gestão

Antes de mais nada, é preciso considerar seu e-commerce como uma extensão da sua loja física, unificando toda a gestão. Do controle financeiro ao feedback dos clientes, tenha todas as informações centralizadas no mesmo lugar. Para isso sugiro você adquirir um sistema ERP.

Esse recurso permite a integração não só de alguns setores, mas de toda a sua operação. O pedido que sai na loja física deve ter o mesmo trâmite do pedido da loja virtual, ambos chegando ao estoque apenas com a diferença no tipo de entrega, detalhe que influenciará a separação, a embalagem e o envio. O sistema de gestão deve ser capaz de filtrar as saídas por unidade de negócio: loja física ou e-commerce? Assim você acompanha o desempenho das vendas em cada modalidade e pode planejar suas campanhas de marketing com mais precisão.

Automatize os processos

Quanto mais processos manuais você tem, maior é a probabilidade de cometer falhas por esquecimento ou desencontro na comunicação. Pense que você tem uma equipe dedicada ao e-commerce e outra exclusiva para a loja física. A equipe da loja virtual envia os pedidos assim que eles são feitos e a equipe da loja física só processa no fim do dia. Nesse contexto, já é na consolidação das informações no estoque que você pode se deparar com a falta de produtos para entrega. Melhor rever esse tipo de prática, não acha?

O melhor é automatizar os pedidos de forma que eles cheguem ao estoque por ordem de solicitação. E o controle de estoque também não pode ficar parado! Assim, cada pedido que entra deve vir acompanhando de baixa automática na quantidade de produtos disponíveis, indicando tanto para os vendedores quanto para o e-commerce qual é a disponibilidade de itens em tempo real. Mais uma vez, aqui a tecnologia também é uma grande aliada, proporcionando soluções prontas para acabar com qualquer falha processual mediante a automatização dos fluxos de informação e o controle da seu e-commerce.

Quer receber novidades e dicas de E-commerce?


Garanta seus processos

Você pode estar aí pensando que tantas facilidades devem ter um custo alto e que talvez não seja o momento de investir em profissionalizar seu controle de estoque, certo? Por mais que todo investimento realmente deva ser planejado para que você não venha a ter prejuízos, antes de focar apenas no custo da implementação de tais soluções, considere os benefícios que seu comércio pode ter ao integrar o controle de estoque da loja física e virtual! Confira e tire suas próprias conclusões sobre a relação entre custo e benefício!

Controle de estoque planejado, integrado e pronto para operar? Então agora é hora de se preocupar com as entregas: aprenda a tornar seu frete mais competitivo!

Está pensando em criar uma loja virtual? Consulte-nos.

Post Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *